Home | Contribuição Sindical Urbana Online | Webmail Fale Conosco

Fundado em 21 de setembro de 1934, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo conta já uma longa história de luta em defesa dos profissionais e da tecnologia nacional. A trajetória de décadas de crescimento e fortalecimento, realizações e representatividade de uma categoria fundamental ao desenvolvimento do País por si só diz muito a respeito da importância dessa data. A história do SEESP confunde-se muitas vezes com a de São Paulo ou do Brasil.

A entidade passou pelo Estado Novo e a era Getúlio Vargas, o golpe de 1964, a redemocratização, o avanço do neoliberalismo e finalmente a volta da mobilização por crescimento econômico. Acompanhando essa dinâmica, o sindicato participou ativamente da luta pelo restabelecimento do Estado de Direito no País, tendo militado pelas eleições diretas no início dos anos 1980, dos movimentos pela transparência na política, o combate à desnacionalização e a privatização dos serviços essenciais a partir dos anos 1990 e finalmente a batalha pela retomada do crescimento rumo ao desenvolvimento sustentável nacional.

Sob essa bandeira histórica, o SEESP se engajou ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em 2006 e atualizado desde então. Para ampliar esse debate e a participação em todo o Estado, o sindicato instituiu Conselhos Tecnológicos Regionais, com o objetivo de implementar as proposições dos engenheiros em cada município, garantindo o desenvolvimento local.

Ainda sob esse norte, desde 2016, a entidade tem se somado ao movimento “Engenharia Unida”, articulação da área tecnológica chamada pela FNE – à qual o SEESP é filiado –, na busca por soluções viáveis à grave crise que o País enfrenta. Contribuições vêm sendo asseguradas por grupos de trabalho formados junto Conselho Tecnológico do sindicato. Ademais, o sindicato participa ativamente das discussões na Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, importante iniciativa no Congresso Nacional.

Para além de sua agenda política, a entidade vem também ampliando sua atuação específica pelos engenheiros em geral e particularmente pelos associados, que já ultrapassam os 60 mil. Além da sede na Capital, esses contam com 25 Delegacias Sindicais espalhadas pelo Estado. O SEESP também se fortaleceu como representante da categoria nas negociações coletivas, que abrangem aproximadamente 100 mil profissionais em todo o território paulista. Ampliou e sofisticou o atendimento da Bolsa de Empregos, hoje Oportunidades e Desenvolvimento Profissional. No que diz respeito à prestação de serviços aos filiados, ganhou-se em qualidade e quantidade. O Plano de Saúde do Engenheiro consolida-se a cada dia como a melhor opção aos associados, que nele encontram os melhores preços e condições do mercado, além da segurança e confiabilidade que o SEESP representa. A categoria conta também o SEESPPrev, o fundo de pensão dos engenheiros, pioneiro na modalidade de instituidor. E são oferecidos ainda inúmeros convênios nas áreas de saúde, educação, lazer, turismo, entre outros.

Por tudo isso, temos motivos de sobra para comemorar e, principalmente, acreditar que o nosso sindicato continuará a crescer, vencer batalhas pelos engenheiros e contribuir para a vida de todos no Estado e no País.


Murilo Pinheiro
Presidente 

grcs home
BannerAnuncio
Agenda

Receba o SEESP Notícias

E-mail:*