Logos

GRCS

JE517

JE 517

Julho de 2018

Leia:

No site

Download (PDF)

Versão Digital

Todas as edições

Editorial

A oportunidade das eleições 2018

O Brasil certamente precisa retomar o rumo do crescimento econômico sustentável, com geração de empregos de qualidade e garantia de vida digna aos seus cidadãos.  Uma chance para tanto serão as eleições gerais deste ano, quando a sociedade poderá, mais que escolher candidatos, eleger um programa que atenda aos seus interesses reais e legítimos. Para qualificar o debate nessa direção, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) lançou, em junho último, a nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” , que aborda a necessidade premente de retomada da engenharia nacional para que seja possível haver expansão econômica.

O documento será entregue aos candidatos a presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais como proposta da categoria a seus respectivos programas de governo e atuação parlamentar.

A nova publicação, que integra a iniciativa lançada em 2006, lança luz sobre o desmonte ao qual estão submetidos setores essenciais ao avanço da economia no Brasil. Entre os pontos centrais tratados está a necessidade de uma gestão que fortaleça a Petrobras em vez de reduzi-la a uma empresa sem relevância global, o caminho trilhado atualmente. Presente também a discussão sobre a adoção de um modelo de exploração das reservas de petróleo que leve o País ao incremento industrial e tecnológico, gerando riqueza para a sociedade, em contraposição à opção por ser mero exportador de óleo bruto.

Esses e outros temas tratados pelo “Cresce Brasil” têm plena convergência com a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, proposta pelas centrais sindicais e elaborada com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).  Sob o mote “democracia, soberania e desenvolvimento com justiça social”, a plataforma elenca corretamente 22 pontos a serem abraçados pelos candidatos.  Entre esses, “fortalecer a engenharia nacional e reorganizar o setor da construção para dinamizar e materializar os investimentos estratégicos em infraestrutura econômica, social, urbana e rural”, confluindo com as propostas dos engenheiros.

Trabalhando no mesmo diapasão, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) realiza em 10 de agosto, em São Paulo, o debate “A CNTU e as eleições 2018 – Democracia, desenvolvimento e trabalho” , quando colocará em pauta a discussão sobre o projeto de país que os brasileiros desejam.

O movimento sindical, assim, cumpre importante papel ao apontar caminhos para o Brasil. Cabe à sociedade participar desse debate de forma qualificada e ajudar a construir uma nação na qual todos possamos viver dignamente e da qual tenhamos orgulho.

 

 

 

 

               Eng. Murilo Pinheiro
               Presidente

vagas estagio

agenda

art creasp