Logos

GRCS

JE531

JE 531

Setembro de 2019

Editorial – História de trabalho, perseverança e conquistas

 

Opinião – O desmonte da Petrobras

 

Engenharia – Perspectivas e soluções à mobilidade urbana em debate

 

Sindical – SEESP completa 85 anos em defesa dos engenheiros e do desenvolvimento

 

Entrevista – “Mútua é braço social que precisa chegar a todos os profissionais do Sistema”

 

Oportunidades, desafios e ameaças da inteligência artificial

 

Canteiro – Sindicato participa de Semana de Tecnologia Metroferroviária

 

Maringoni


  

Editorial

História de trabalho, perseverança e conquistas

Defender os legítimos interesses dos engenheiros e a valorização do profissional, trabalhar incansavelmente para servir bem à categoria e lutar pelo crescimento econômico, com democracia, preservação ambiental e distribuição de renda. Essa tem sido a agenda do SEESP, que chega aos seus 85 anos de vida neste 21 de setembro. Uma trajetória repleta de desafios, porém marcada pelo crescimento e fortalecimento constantes. Hoje, a instituição representa mais de 200 mil profissionais em todo o Estado, negocia junto a cerca de 50 empresas e entidades patronais para firmar normas coletivas que beneficiam mais de 100 mil engenheiros e possui aproximadamente 60 mil associados.

 

Esses últimos contam com uma estrutura de atendimento que oferece, além de uma equipe qualificada, a sede na cidade de São Paulo e mais 25 Delegacias Sindicais, das quais 16 instaladas em imóveis próprios, um esforço de enraizamento do SEESP no interior. Ainda, os filiados têm acesso a um programa de benefícios e serviços em permanente aprimoramento.

 

A entidade, que representa uma categoria essencial e imprescindível ao desenvolvimento, fez a opção de somar à representação coletiva e à prestação de serviços aos associados a inserção qualificada no debate sobre o Estado de São Paulo e o País. Assim, participa ativamente das discussões pertinentes à engenharia, incluindo ciência, tecnologia e inovação, energia, telecomunicações, habitação, saneamento, meio ambiente, segurança do trabalho, entre tantas outras.

 

Essas contribuições, que são possíveis graças ao empenho dos nossos dirigentes e membros do nosso Conselho Tecnológico que emprestam seu saber à busca de melhores condições de vida à população brasileira, são também patrimônio inestimável da história do SEESP, um sindicato que há muito se define como cidadão.

 

Seguidora de uma tradição estabelecida nesse sentido, especialmente a partir do movimento de renovação dos anos 1980, a entidade, ao adentrar o século XXI, reforçou essa vocação. Engajada com grande protagonismo ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), elaborou e debateu propostas factíveis para assegurar o salto necessário ao País para que esse supere suas mazelas, ainda lamentavelmente presentes, e torne-se uma nação próspera, justa e soberana.

 

No final desta segunda década dos anos 2000, são inegáveis as dificuldades, tendo em vista uma grave crise econômica que já se arrasta há anos, afastando sempre o horizonte de dias melhores. Pois é neste momento que o SEESP reafirma seu compromisso com os engenheiros e o conjunto da sociedade brasileira de manter de forma determinada o empenho para transformar esta realidade. Nossa caminhada vitoriosa, tudo o que se construiu e se aprendeu até aqui e a disposição inabalável de trabalho nos levarão a superar este quadro.

Sigamos juntos!

 

 


Eng. Murilo Pinheiro
Presidente

VAGAS DE ESTÁGIO

agenda

art creasp