JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição nº 171 – 16 a 31 de Julho de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na imagem para ampliá-la 


CAPA

Luta contra a poluição

Signatário da convenção que prevê a eliminação de poluentes como os produzidos pela Shell em Paulínia, o Brasil está longe de atingir essa meta, alerta o Greenpeace. Faltam medidas de controle e inventário das fontes tóxicas.

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL

Argentina e Mercosul: o curto e o longo prazo


OPINIÃO

Fizemos a nossa parte; queremos ser mais ouvidos


CARTAS

Falta fiscalização


ENGENHEIRO XXI

Preservação em pauta

Cursos


REPORTAGENS

Campanha salarial 2001: prevalece diálogo
Contrariando as expectativas de confronto com as empresas estatais, os engenheiros asseguraram seus direitos à mesa de negociação. Em todo o Estado, 150 mil profissionais serão beneficiados pelas convenções e acordos firmados.


Mercado de trabalho
Tradicionalmente voltado à indústria, o engenheiro mecânico tem oportunidades de trabalho na área de serviços. É o caso de Cecília Yoshida Mituuti, que atua em concessionárias de veículos.

CANTEIRO

Regionalização do Porto de Santos
Em 5 de julho, José Antônio Marques Almeida (Jama), vereador pelo PSDB e presidente da Câmara Municipal de Santos, reuniu-se com diretores do SEESP, para falar sobre a regionalização do Porto de Santos, atualmente controlado pela Codesp, empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A previsão é que o processo esteja concluído até o final deste ano. Ainda em julho, será criada uma comissão mista, responsável pela definição do processo de transferência do Porto para o Estado de São Paulo. Jama ressaltou que "o SEESP deve atuar nessa transição, principalmente devido às mudanças tecnológicas, que devem se traduzir em ganho de produtividade". Participaram do encontro Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Murilo Celso de Campos Pinheiro e Newton Guenaga, respectivamente presidente e vice-presidente do SEESP e presidente da Delegacia Sindical na Baixada Santista.


Racionamento: SEESP orienta população
Para orientar a população sobre a crise de energia, no dia 30 último, o SEESP iniciou uma campanha na Capital e nas 25 cidades do Interior do Estado de São Paulo onde possui delegacias sindicais. A ação iniciou às 10 horas, com os dirigentes distribuindo o manual "Ligue-se no Racionamento", que traz informações sobre consumo e economia de energia, além de dicas de segurança. Foram entregues ainda adesivos ilustrando várias formas para poupar eletricidade. Segundo João Paulo Dutra, diretor da entidade e coordenador da campanha, o SEESP não poderia se eximir de colaborar com a sociedade, embora venha há anos alertando os órgãos competentes sobre o risco de colapso energético.


O futuro da Sabesp e do saneamento
O Projeto de Lei 4.147, que institui diretrizes nacionais para o saneamento básico, facilita a privatização dos serviços nessa área, segundo avaliação do conselho deliberativo da Associação dos Engenheiros da Sabesp, em reunião dia 25 de abril último. A associação tem pautado sua ação em defesa da Sabesp e opõe-se a qualquer forma de privatização do setor, por entender que o saneamento é saúde pública, dever do Estado e vetor de redução das discrepâncias na atual distribuição de renda. E defende que nas regiões onde os serviços de saneamento forem de interesse comum, seja assegurada a gestão associada, com a participação dos Estados, Municípios e da sociedade civil, nos termos a serem definidos por lei estadual, obedecidos os artigos pertinentes da Constituição Federal. A entidade propugna ainda que a regulação e a fiscalização sejam atribuição do Estados e dos Municípios, em caráter obrigatório e que o detentor da titularidade fixe o caráter financeiro da concessão.


Barelli fará palestra no SEESP
"Piso Salarial Regional" é o tema da palestra a ser abordada pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Walter Barelli, no próximo dia 24, às 19 horas, no auditório do SEESP, Rua Genebra, 25, 1º andar, São Paulo/SP.


Aposentados da ex-Fepasa
No dia 3 último, os deputados estaduais Célia Leão, Aldo Demarchi, Galdini Crespo e Ary Fossen reuniram-se com a PGESP (Procuradoria Geral do Estado de São Paulo), visando acelerar o parecer sobre o repasse do abono do dissídio da RFFSA de 1999 de R$ 2.400,00 aos aposentados e pensionistas da ex-Fepasa. Na mesma data, o SEESP e demais entidades de base protocolaram documento, junto à Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda de São Paulo, com cópia anexada do Acórdão do STF, processo do Recurso Extraordinário 175.638-1, solicitando que fosse encaminhado à PGESP, visando modificação do parecer 259/2000.


MP não abrange todos empregados da Rede
A Medida Provisória 2.212, de 28 de junho, altera a Lei 10.233, de maio último, possibilitando que alguns empregados da Rede Ferroviária Federal passem à Agência Nacional de Transportes. Por não contemplar a todos, o SEESP continua mobilizado e buscando reverter essa situação.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br