FALTA FISCALIZAÇÃO

A cada dia que passa, nossos engenheiros vêem suas chances de emprego diminuírem. Neste mundo, que cada vez fica mais globalizado, a entrada de projetos gerados em outros países chega a ser dramática. Países como Índia e China utilizam-se de programas piratas de computador e mão-de-obra barata para infestar as empresas particulares com projetos que acabam sendo enviados até por Internet.

Daí perguntamos: como se dá a fiscalização do Crea nesses casos? Se tem a mesma atuação que vem apresentando em nossas cidades, onde a proliferação de construções clandestinas é patente e assustadora, é óbvio que nunca resolveremos o problema. O Crea deveria imediatamente fazer convênios com as prefeituras e passar a autuar os proprietários que executam obras sem o respectivo projeto aprovado na Prefeitura do Municipio por exercício ilegal da profissão. Dessa forma, todos seriam obrigados a recorrer a um profissional credenciado, o que geraria uma quantidade imensurável de empregos (...).

Levando-se isso para o campo de empreendimentos de porte, como é o caso de empresas que compram projetos fora por preços aviltantes, nós estaríamos procedendo a uma colocação digna dos nossos profissionais perante a sociedade e em nada ficaríamos devendo à OAB ou ao Sindicato dos Corretores de Imóveis, que lutam violentamente pela defesa de suas categorias.

José Manuel Fernandes
Por e-mail

Volta