20/01/2017

Unidos em defesa de direitos e do Brasil, destaca Murilo em São José

Em prosseguimento ao trabalho de reforço da ação sindical do SEESP no interior paulista, a executiva do SEESP se reuniu, na tarde do dia 19 de janeiro último, com os diretores da delegacia sindical de São José dos Campos, num encontro onde foram discutidos vários temas, desde a situação econômica e política do País ao aumento da organização sindical e de associados na regional. “O ano de 2016 foi bem difícil e complicado, 2017 não vai ser diferente”, observou, seriamente, o presidente Murilo Pinheiro. Por isso, exortou os presentes a “arregaçarem ainda mais as mangas e trabalhar muito mais”. E acrescentou: “Precisamos gritar para que as coisas ruins não aconteçam.”

Fotos: Rita Casaro/SEESP
SãoJosé 19JAN2017 2Murilo fala das ações do SEESP e do reforço que a ação sindical deverá ter em 2017.

Nesse cenário, Murilo salientou o papel fundamental das entidades sindicais na mobilização e organizações dos trabalhadores e profissionais. “Não há dúvida que todos corremos sérios riscos caso as reformas trabalhista, previdenciária e sindical sejam aprovadas conforme os projetos que estão no Congresso Nacional.” Para ajudar nesse embate, a liderança lembrou o espaço importante conquistado pela categoria com o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, cuja autoria é do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL). “É mais um espaço onde a engenharia pode se colocar de forma responsável, séria e propositiva em defesa da solução de problemas que afligem a sociedade brasileira”, asseverou.

Ainda falando sobre a conjuntura nacional, Murilo informou que o SEESP está em outra frente de embate importante juntamente com entidades nacionais ligadas a sindicatos da indústria e de representação dos profissionais, como o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). É o caso da reunião programada para o dia 23 de janeiro, na capital paulista, para tratar do desenvolvimento nacional com ênfase na indústria e da recente publicação de edital, por parte da direção da Petrobras, que exclui as empresas brasileiras do certame envolvendo uma obra no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Queremos, nesse encontro, tirar uma pauta que levaremos ao Governo Federal, como o ministro das Minas e Energia.”

Pegando fogo
O presidente do SEESP, que também está à frente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), destacou como momento  importante dos profissionais, no ano passado, a constituição do movimento “Engenharia Unida” e a realização do encontro nacional de Barra Bonita (SP), em novembro. “Alguns jornalistas me questionaram que o Brasil estava pegando fogo, enquanto a engenharia nacional apresentava uma agenda positiva e propositiva. É assim que sabemos trabalhar, assumindo e enfrentando desafios.”

Em termos estaduais, o SEESP, informou Murilo, já se mobiliza para a realização de um seminário, reunindo os mais variados segmentos sociais, com o objetivo de discutir oportunidade de trabalho. “Iniciamos essa conversa, inclusive, com membros do Governo do Estado de São Paulo, que se mostraram receptivos à ideia.”

SãoJosé 19JAN2017
Reunião contou com a participação dos diretores da delegacia sindical.

Organização local
Murilo fez questão de lembrar que a regional de São José dos Campos – que abrange as cidades de Caçapava, Paraibuna, Caraguatatuba, São Sebastião e Jambeiro – tem um histórico de luta importante, com grandes ações já realizadas em defesa do emprego do engenheiro e de sua valorização nas diversas empresas instaladas na região. “Só na Embraer [Empresa Brasileira de Aeronáutica] temos cinco mil profissionais”, destacou. “Temos um campo muito grande para crescer e atuar, porque aqui ainda concentra um bom número de universidades.” Por isso, prosseguiu o dirigente, “precisamos atrair os jovens para dentro da nossa delegacia. Eles não são apenas jovens na idade, eles também trazem ideias novas”.

Esse trabalho, incentivou Murilo, é tranquilo, porque o “nosso sindicato conquistou, ao longo do tempo, muito respeito e hoje somos conhecidos pela nossa reserva técnica e moral”. “Estamos devidamente credenciados pelas nossas ações. Por isso, discutimos com responsabilidade com as empresas, na hora das negociações salariais, e com os governos nos grandes debates nacionais. O nosso grande objetivo é lutar por um Brasil melhor.”

Visitas
A série de encontros nas delegacias sindicais começou no dia 13 de janeiro último. Já foram visitadas as regionais da Baixada Santista, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Taubaté.

Participaram do encontro em São José dos Campos o presidente da Delegacia Sindical, Odair Bucci e os diretores locais Claudio Figueira de Carvalho, Arnaldo Santos Pinto Junior, Edmilson Saes e José Yoshimi Morishita; e os vice-presidentes do SEESP João Carlos Gonçalves Bibbo, Carlos Alberto Guimarães Garcez e Celso Atienza e diretores Edilson Reis e Maria Célia Ribeiro Sapucahy.

Rosângela Ribeiro Gil
Comunicação SEESP