12/03/2012

Centrais se reúnem com Dilma nesta quarta para discutir indústria

Representantes das centrais sindicais e a presidente da República, Dilma Rousseff, se reúnem nesta quarta-feira (14/03), às 11h, em Brasília. Entre os assuntos na pauta, a questão da proteção à indústria nacional.

Em entrevista ao Jornal dos Engenheiros (JE), o presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, cobrou do governo uma política industrial que atenda às necessidades da indústria nacional para que se criem mais postos de trabalho de qualidade.

“O Brasil precisa proteger sua indústria, como todos os países ricos fazem. Precisamos desonerar os investimentos, reduzir a carga tributária, tomar medidas de proteção comercial, aumentar e baratear o crédito ao setor, reduzir as taxas de juros e os spreads bancários, mexer no câmbio para que nossas exportações sejam mais competitivas, modernizar nossa infraestrutura, enfim, há muito o que fazer, mas precisa ser para ontem”, destaca Paulinho.

Já o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, falou ao JE que a indústria brasileira é competitiva da porta para dentro. Porém, as condições macroeconômicas adversas, como câmbio, juros, burocracia, carga tributária e infraestrutura deficiente, impedem a competição isonômica entre a produção nacional e o produto importado. “A Fiesp e o Ciesp [Centro das Indústrias do Estado de São Paulo] querem apenas isonomia no ambiente macroeconômico para poder concorrer com os importados”, observa.

Plano Brasil Maior
Ao mesmo tempo em que se discutem novas medidas para a política indústria do País, a Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) informa que os núcleos dos 19 Conselhos de Competitividade do Plano Brasil Maior (PBM) já estão todos implantados e em funcionamento desde novembro do ano passado, dedicados à tarefa de preparar diagnósticos e diretrizes gerais preliminares. “Esses diagnósticos serão apresentados já na primeira reunião de cada Conselho, a ocorrer até meados de março de 2012”, informa a secretaria por meio da Assessoria de Comunicação do MDIC.