JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP 
enviada aos seus associados

Edição JE 208 – 1º a 15 de abril de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

O desafio do primeiro emprego
Para auxiliar o jovem engenheiro nessa busca, o SEESP oferece diversos serviços, como a Bolsa de Empregos e o Programa Engenheiro Empreendedor. Escolas também dão sua contribuição, por meio de programas específicos.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
Expectativas para o setor energético


Opinião
Governo e sociedade
Participação, não mero adesismo
Muda Brasil, já


ReportageNS
Topógrafo é indispensável na construção civil
Esse profissional pode atuar em qualquer obra, desde a construção de barragens ou estradas até empreendimentos imobiliários. Apesar do vasto campo de trabalho, enfrenta a concorrência dos chamados “práticos”, que exercem a função ilegalmente.


Inflação desacelera, mas castiga engenheiro
Itens que compõem o consumo principalmente da classe média, na qual se inserem os profissionais 
da área, acumularam maior aumento em 2003. Campanhas salariais tentarão recuperar as 
perdas da categoria.

Engenheiro XXI
Humanização e racionalização do trabalho

Cursos

CANTEIRO

Encontro em Franca
No dia 4 de abril, das 8h30 às 11h30, acontece a palestra gratuita intitulada “Projetos típicos de elevatórias em esgotos”, no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp em Franca. O evento é uma realização da Delegacia Sindical do SEESP na cidade, juntamente com a Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) e a Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) locais, além da Aerf (Associação dos Arquitetos e Engenheiros – Região de Franca). O conferencista é o professor Milton Tsutiya, da Escola Politécnica da USP. Maiores informações e confirmação de presença pelo telefone (16) 3721-2079.

Eleito Comitê Estadual de Bacias
O Fórum Permanente das Entidades Ambientalistas das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi eleito titular do Comitê Estadual dessas bacias. Seus integrantes passam a fazer, automaticamente, parte também do Comitê Federal. O pleito aconteceu em 18 de março e o mandato vai até 2005. O SEESP, através de sua Delegacia Sindical em Piracicaba, é uma das entidades representadas pelo Fórum.

Evento de abertura das campanhas salariais acontece neste mês
Com o objetivo de buscar um consenso sobre como as questões trabalhistas devem ser tratadas em 2003, o SEESP promove, pelo quarto ano consecutivo, em sua sede, o Seminário “Campanhas Salariais”. Programado para 10 de abril, o evento marca a abertura do processo com vistas ao acordo coletivo. Terá a presença do delegado regional do trabalho, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, além de negociadores do SEESP, um especialista no assunto, diretores e representantes de re­cursos humanos de empresas e entidades patronais.

Aprovadas pautas de reivindicações
Os engenheiros que trabalham na Cosipa aprovaram em assembléia em 11 de março a pauta de reivindicações, formulada mediante pesquisa junto à categoria. Entregue à companhia no dia 20 último, essa inclui apenas itens econômicos, uma vez que os sociais continuam em vigor até 2004. Aguarda-se agora o agendamento pela empresa da primeira reunião de negociações com o SEESP.

Na Sabesp o processo também teve início, no dia 25, assim como no Metrô e Dersa, em 26 de março. Em assembléias, foram aprovadas as pautas de reivindicações dos engenheiros, a ser entregues às empresas. A data-base tanto na Cosipa quanto nessas companhias é 1º de maio.

Água, já chamada de “ouro azul”, é tema de debates pelo mundo
Em vários locais do globo, a semana de 16 a 23 de março foi dedicada a debates sobre a água e o risco de escassez alertado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a qual prevê que em 2025 2/3 da população mundial sofrerão com a falta do bem vital. Atualmente, 31 países já enfrentam esse mal. Enquanto ocorria o Fórum Mundial da Água em Quioto, no Japão, foram realizados Fóruns Sociais a respeito do tema em Florença, na Itália, em Nova York, nos Estados Unidos, em Nova Delhi, na Índia, e no município de Cotia, na Grande São Paulo.

As atividades paralelas, pro­movidas por ONGs (Organizações Não-Governamentais), representaram oposição ao evento oficial, já apelidado de “Davos da Água”, numa referência ao Fórum Econômico Mundial. A principal divergência diz respeito a qual deve ser o status desse recurso natural. “O maior problema agora é que grandes corporações gostariam que se resolvesse a escassez com a privatização”, resumiu a ativista canadense Janet Eaton, que veio ao Brasil para o Fórum realizado em Cotia.

Em 22 de março, Dia Internacional da Água Doce e véspera do encerramento do encontro, foi lançada a Carta Social das Águas. Entre outros pontos, essa afirma sua defesa de que água seja considerada “um direito e não mercadoria; um bem da humanidade e não apenas recurso renovável com valor econômico”, que deve estar sob controle social e comunitário. “Nesse sentido, declaramos nossa dispos