Humanização e racionalização do trabalho

A concorrência acirrada entre as organizações ampliou a discussão sobre os processos de produção, tendo em vista que deles depende a composição do custo final.

As empresas buscam a qualidade extrema com baixo custo, sem perder o horizonte da produtividade e, tudo isso, dentro de um prazo competitivo. Mas como atingir essa fórmula, que parece milagrosa?

Muitos profissionais da engenharia de métodos acreditam que apenas a humanização e a racionalização do trabalho são capazes de oferecer a solução. Esse é o tema do curso oferecido pelo Instituto Imam (Inovação e Melhoramento na Administração Moderna), que será ministrado pelo professor Walter Sattin, administrador de empresas que foi consultor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e atuou nada menos do que 40 anos nas áreas de ensino do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Sattin esclarece que, por mais complexo que seja o trabalho, o ser humano tende a executá-lo através de oito movimentos elementares e que sua potencialização maximiza a produção.

Ele entende que, para atingir os resultados esperados, o administrador de métodos deve ter conhecimento do conjunto do trabalho operado, decompô-lo e criticá-lo para elaborar uma nova metodologia. Além de cronometrá-lo, levando em conta o tempo de fadiga do executante: esse somatório estabelece o tempo de referência.

Para chegar a isso, as empresas precisam reconhecer desde ergonomia até a saúde psicológica dos trabalhadores, arremata Sattin.

Quem quiser saber mais a respeito ou se inscrever para o curso pode visitar o site: http://www.imam.com.br/new/i3.htm ou ligar para (11) 5575-1400. A carga horária é de 24h, entre os dias 9 e 11 de abril, com custo de R$ 1.200,00. O endereço é Rua Loefgreen, 1.400 – Vila Mariana, em São Paulo, Capital.

Texto anterior
Próximo texto

JE 208