O desafio do primeiro emprego

Quem acaba de sair de uma faculdade, além da desvantagem de não ter experiência profissional, encontra um mercado com poucos postos de trabalho, em função do baixo dinamismo da economia. É o que afirma Paula Montagner, gerente de análise da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Segundo ela, nos últimos quatro anos, a taxa de crescimento máxima da economia foi de 2%, muito aquém do necessário para absorver a demanda.

Somente no Estado de São Paulo, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais relativos a 2001 mostram que formaram-se 9.585 engenheiros, nas diversas modalidades. Para Paula, enquanto não houver crescimento econômico, aumentará o número desses jovens que não vão exercer plenamente a sua profissão, sendo incorporados em outras atividades.

O Programa Primeiro Emprego propõe-se a facilitar a entrada do recém-formado no mercado. Em formulação, esse deve ser anunciado pelo Governo Federal até a primeira semana de maio. Conforme a assessoria de comunicação do Ministério do Trabalho, há possibilidade de colocar jovens engenheiros inclusive em órgãos do Governo. Contudo, a faixa etária contemplada, entre 16 e 24 anos, acaba por limitar o acesso desses ao programa.

Empreendedorismo
Essa é uma alternativa ao recém-formado. Atento a tal realidade, o SEESP coloca à disposição dos seus representados o PEE (Programa Engenheiro Empreendedor), que oferece cursos e palestras em parceria com diversos órgãos. O objetivo, segundo seu coordenador, Esdras Magalhães dos Santos Filho, é resgatar no indivíduo seu potencial criativo e desenvolver nele as características de ser empreendedor. Na sua concepção, o sucesso está em não ficar restrito à busca do trabalho com carteira assinada, mas ir atrás do próprio negócio. “A dinâmica instalada há pelo menos dez anos é da produção sem emprego”, constata.

Ciente disso, a Escola Politécnica da USP propicia aos seus alunos capacitação ao empreendedorismo, por meio de diversas atividades extracurriculares. Para Shigueharu Matai, coordenador de estágios da Epusp, esse é um dos diferenciais da instituição – que conta com o setor de estágios, catálogo de formandos com o minicurrículo de cada um, acessível às maiores empresas do País, e banco de trainees.

Ainda com a pretensão de encurtar o percurso dos recém-formados da Poli rumo ao mercado de trabalho, a AEP (Associação dos Engenheiros Politécnicos) desenvolveu um plano de mapeamento de competências, em parceria com a Alba Consultoria. Segundo Eduardo Pinheiro, coordenador do projeto Polimapcom, a iniciativa é inédita em universidades no Brasil e foi feita pela primeira vez em 2002, abrangendo um universo de 500 formandos. “A idéia foi apresentar o perfil do aluno de modo que ele pudesse reconhecer quais os seus pontos fortes e identificar as oportunidades em que pode ser bem-sucedido.”

Apoio à carreira
A FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) também auxilia seus formandos nessa busca. Conforme o responsável pelo setor de estágios e empregos, professor-doutor Alessandro La Neve, a escola tem parcerias com empresas no desenvolvimento de projetos específicos. “Assim, além do estágio curricular, o aluno tem a oportunidade de fazer outro já identificando áreas de interesse.” Aos recém-formados, a FEI abre a possibilidade de divulgarem gratuitamente, por seu intermédio, seus microcurrículos às companhias.

O SEESP faz a sua parte. Segundo seu presidente, Murilo Celso de Campos Pinheiro, através do Setor de Apoio à Carreira, a entidade oferece serviços como análise e reelaboração de currículos, informações e orientações sobre processo seletivo. Além disso, coloca à disposição dos profissionais a Bolsa de Empregos, em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho, que faz a intermediação entre o candidato e as vagas.

Entre os que conseguiram seu primeiro emprego formal na área através desse serviço está a engenheira civil Cristina Gonçalves de Campos. Graduada em 2001 pela Fesp (Faculdade de Engenharia de São Paulo), ela trabalha desde o início de março com manutenção de pronto-socorros e hospitais do Tatuapé. “Mandei vários currículos pelo jornal e não tive resposta. Já o encaminhamento da Bolsa para a entrevista foi rápido, porque me encaixei na vaga, pois havia feito estágio nesse segmento.” Seu conselho aos recém-formados é que se adequem às oportunidades que aparecerem.

Caminho das pedras
O Setor de Apoio à Carreira faz a mesma recomendação e dá outras dicas. Entre elas, descobrir os campos de atuação e especializações para a sua modalidade, fazer cursos e estágios onde possa aplicar seus conhecimentos teóricos, divulgar seu currículo, informar-se sobre programas trainee e sindicalizar-se para fortalecer sua categoria e, conseqüentemente, serviços como esse.

Enquanto batalha o primeiro emprego, o engenheiro civil Leonardo da Silva Ignacio, formado em 2002 pela Unip (Universidade Paulista), põe em prática algumas dessas sugestões. “Mando currículos todos os dias, também busco vaga pela Internet e na Bolsa de Empregos do SEESP. Além disso, estou me preparando, fazendo cursos de especialização, como o que comecei agora, de engenharia de projetos, pela USP”, confirma.

Ricardo Augusto Savoine concluiu seu curso na modalidade civil também em 2002, pela Unilins (Universidade de Lins), e é outro que disponibilizou seu currículo na Bolsa de Empregos do SEESP e tem lutado por uma vaga semanalmente.

Na visão de Kamal Mattar, presidente da AEP, as maiores oportunidades estão na área financeira. Diferentemente de quando ele se formou na Poli, há 48 anos, quando havia muito mais empregos em áreas tradicionais da engenharia, como construção civil.

Próximo texto

JE 208