JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 163 – 16 a 31 de março de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na foto para ampliá-la 






CAPA

CAMPANHAS SALARIAIS 2001 EM PAUTA

Abrindo o processo de negociação coletiva, aconteceu em 15 de março o Seminário das Campanhas Salariais no SEESP. O evento teve a participação de profissionais de Recursos Humanos e revelou a preferência pelo diálogo.

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Réquiem para o engenheiro Mário Covas

Cesp amplia potencial de 
crescimento para São Paulo


OPINIÃO
FGTS: com ou sem acordo, a solução 
deve passar pelo Congresso


CARTAS
Mário Covas


REPORTAGEM 
Engenharia Clínica: mercado em expansão

A pós-graduação em Engenharia Biomédica permite a atuação nessa e em outras áreas ainda mais promissoras, como a Telemedicina.


ENGENHEIRO XXI
Empresas de Recursos Humanos
definem perfil profissional

Cursos

Palestras

CANTEIRO

CAMPANHAS SALARIAIS

CPTM

Os engenheiros da CPTM aprovaram a contraproposta da empresa para a assinatura do Acordo Coletivo de 2001, destacando-se mudança da data-base de 1º de janeiro para 1º de setembro; reajuste salarial de 3% a título de antecipação; manutenção até 1º de setembro deste ano dos benefícios e adicionais atualmente praticados; compatibilização do auxílio-saúde atual com o plano familiar standard do mercado, ficando a CPTM responsável por 2/3 do valor modal, hoje avaliado em R$ 123,00 em média; constituição de uma comissão mista sindicatos/empresa para implantação da PLR 2001/2002; recolhimento e emissão de ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) pela companhia, em nome de cada um dos empregados em atividade.

Ferroban

A empresa comprometeu-se a apresentar contraproposta em relação aos itens econômicos na próxima reunião de negociação, marcada para o dia 19, na sede do SEESP.

Rede Ferroviária Federal
Como não houve acordo entre a empresa e os sindicatos, em audiência de conciliação e instrução ocorrida em Brasília no dia 8 último, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) inicia os preparativos ao julgamento do dissídio, em cuja etapa o relator será o ministro Rider Nogueira de Brito.


ADEUS A COVAS
O SEESP rende homenagens ao governador Mário Covas, que morreu no dia 6 último, aos 70 anos, no Instituto do Coração, após dois anos e meio de luta contra o câncer. Nascido em Santos, o engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1955 exerceu a profissão na Prefeitura de Santos, onde ocupou o cargo de secretário de Obras. Sócio honorário do SEESP, foi presenteado com essa inscrição durante o lançamento do "Movimento Engenharia Urgente" por mais empregos em 1995 como uma homenagem ao ilustre colega. O governador participou de diversos eventos promovidos por esse Sindicato, como as comemorações do Dia do Engenheiro e debates pré-eleitorais.

Na vida pública, foi deputado federal por três mandatos (1962, 1966 e 1982), prefeito de São Paulo nomeado por Franco Montoro em 1983, senador em 1986 (o mais votado até então, eleito com o aval de 7,7 milhões de cidadãos) e governador em 1994, reeleito em 1998 pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o qual ajudou a fundar em 1988. Nos anos 60, lutou contra a ditadura, tendo seus direitos cassados em janeiro de 1969 pelo governo militar. Foi preso e exilado, retomando sua atividade político-partidária somente após dez anos.

Casado com Florinda Gomes Covas, conhecida como Lila, deixa filhos e netos. Admirado até por seus opositores, seu falecimento despertou comoção nacional.


SINDICALISTA MORRE
O presidente do Sindicato dos Ferroviários do Estado de São Paulo, José Mendes Botelho, também faleceu no dia 6 último. Conforme laudo divulgado dia 15 pelo Instituto Adolfo Lutz, teria sido envenenado por cianureto ao tomar um copo d’água em sua sala na sede da entidade que comandava desde fevereiro de 1982. Na política, foi vereador do município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, e deputado federal pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), entre 1986 e 1990, reeleito para o cargo, no qual permaneceu até 1994. Era também juiz classista do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O corpo de Botelho foi enterrado em Belo Horizonte (MG), onde ele nasceu. Casado com Diva, tinha quatro filhos.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva, Kleber Gutierrez. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br