JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 158 – 1º a 15 de dezembro de 2000 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

MODERNIZAÇÃO EXIGE 
ENGENHEIROS NA FÁBRICA


Para se garantir no mercado, contudo, os profissionais, que já sofreram com o desemprego no setor
automotivo, devem conhecer as novas tecnologias e sistemas produtivos.

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Conquista de mercados, aqui e lá fora


OPINIÃO
Onde está o Crea?


CARTAS
Aquecedor solar


REPORTAGENS
Engenharia no Rock in Rio

Seus expectadores verão um show à parte durante os sete dias da programação. Para abrigar o festival, foi reconstruída a Cidade do Rock, cuja infra-estrutura exigiu alta tecnologia.


Planos de Demissão Incentivada

Muitos profissionais aderiram mediante pressões e ameaças e hoje têm renda inferior ao antigo salário, apesar das aplicações financeiras e novas atividades.


DATA VENIA
O efeito suspensivo
CANTEIRO

Personalidades da Tecnologia 2000
Como tradicionalmente ocorre, o SEESP entregará o prêmio Personalidade da Tecnologia aos profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação durante o ano 2000 na solenidade de comemoração do Dia do Engenheiro (11/12). Neste ano, a cerimônia acontecerá no dia 8 próximo, a partir das 19 horas, na sede do Sindicato. Os agraciados serão Ildo Luís Sauer (Energia), Liliana Aufiero (Indústria), Neusa Monteiro de Arruda Juliano (Ensino e Pesquisa), Paulo Estevão Cruvinel (Agricultura), Pedro Alvaro Szasz (Transportes) e Nivaldo Santana (Valorização Profissional). Compareça!


Eleita gestão da FNE durante o Conse

Aconteceu de 15 a 19 de novembro último o IV Conse (Congresso dos Sindicatos dos Engenheiros), em Maceió, nas Alagoas. Durante o evento, delegados sindicais elegeram a diretoria da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) para o biênio 2001-2003, a ser empossada em março próximo. A chapa vitoriosa, intitulada "Fortalecimento Sindical", obteve 77 votos. Houve 56 nulos, 4 brancos e 37 abstenções.

Diretoria da Federação para 2001-2003
Presidente: Jorge Luiz Gomes; vice-presidente: Esdras M. dos Santos Filho; tesoureiro: Marcílio Vital de Paula; secretário: Wanderlino Teixeira de Carvalho; suplentes: José Luiz Lins dos Santos, Francisco Batista Teixeira e Fermin Luis Perez Camison; diretores de região: Luiz Fernando de Paula (Norte), José Marcos Souza Bezerra (Nordeste), José de Mauro (Centro-Oeste), Luiz Carlos Martins L. da Silva (Sudeste) e José Antônio Latrônico Filho (Sul); conselho fiscal: Modesto Ferreira Santos Filho, Luiz Benedito de Lima Neto e Paulo Tromboni de Souza Nascimento (efetivos); Nelson José Belo e Mario Sergio Cardoso (suplentes); delegados representantes na Confederação: José de Miranda R. Filho e Harold S. Sadalla.


CAMPANHAS SALARIAIS


CPTM

No dia 28 de novembro último, os engenheiros aprovaram em Assembléia Geral Extraordinária a pauta de reivindicações da categoria visando o início da Campanha Salarial 2001. Ela inclui reposição salarial conforme a variação do ICV-Dieese e 4% de produtividade sobre os vencimentos já reajustados. Sua data-base é 1º de janeiro.


TELEFÔNICA

Em Assembléia no dia 28, os engenheiros discutiram e deliberaram sobre o banco de horas.


TELESP CELULAR

Visando o início das negociações com a empresa, a pauta de reivindicações dos engenheiros, aprovada em Assembléia no dia 20 de novembro, já foi enviada à diretoria da Telesp Celular. Abrange, entre outros itens, reposição salarial de acordo com a variação do ICV-Dieese, aumento real de 10% e piso da categoria de R$ 2.500,00. A data-base é 1º de dezembro.


SABESP

No dia 22 de novembro, foi firmado acordo na Sabesp referente à Participação nos Lucros e Resultados. Nele, está previsto o pagamento de uma PLR aos trabalhadores equivalente a uma folha, sendo 80% proporcionais ao salário e 20% fixos. A primeira parcela já foi paga e a segunda está prevista para março de 2001, dependendo do cumprimento das metas.


CETESB

Em Assembléia no dia 24 de novembro, os profissionais deliberaram pela greve a partir do dia 5 deste mês caso a empresa não cumprisse as determinações do Tribunal Regional do Trabalho. Não há qualquer impedimento nesse sentido, uma vez que o TRT já se manifestou acerca dos embargos declaratórios impetrados pela companhia à sentença proferida por essa instância no julgamento do dissídio coletivo.


EMBRAER
Após impasse nas negociações e até uma greve de advertência, a Embraer decidiu conceder, a título de antecipação, 10% de reajuste salarial a partir de 1º de novembro, a todos os seus empregados. O percentual será compensado em eventuais acordos futuros entre a Fiesp e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

CESP
O Acordo Coletivo de Trabalho dos engenheiros da Cesp foi assinado no dia 22 de novembro. Esse contempla reajuste de 4% retroativo à data-base (1º de junho), abonos especial e salarial, além de manutenção de itens anteriores. A vigência das cláusulas sociais vai até 31 de maio de 2003.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva, Kleber Gutierrez. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br