JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 206 – 1º a 15 de março de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

SEESP propõe intervenção na Eletropaulo
Solicitada pelo Sindicato junto ao Ministério Público, a medida, além de evitar o colapso da companhia, cuja situação financeira é calamitosa, visa livrar os cofres públicos de novos prejuízos no caso AES Elpa e impedir que mais essa conta seja paga pelo contribuinte.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
Preservar salários, afugentar a inflação

 

Opinião
Reforma da Previdência: discutir às claras

 

CARTAS
Alternativa equivocada

 

ReportageNS
Um profissional com os olhos no espaço
Responsável por atividades no Inpe voltadas ao acordo entre Brasil e Estados Unidos, o engenheiro mecânico Petrônio Noronha de Souza afirma que as realizações nacionais nessa área poderiam estar mais avançadas.


Mulher é minoria na ciência e tecnologia
Nesse campo há muito a avançar para se alcançar a igualdade de gênero. A engenharia, cuja predominância é masculina, retrata a persistência da definição social dos papéis na sociedade.

 

ENGENHEIRO XXI
Curso fornece fundamentos da agricultura biodinâmica

Cursos

CANTEIRO

Cresce participação em sindicatos no Brasil
Essa é uma das conclusões da Pesquisa Sindical 2001, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em convênio com o Codefat/Ministério do Trabalho e Emprego. Os resultados completos foram divulgados em 19 de fevereiro último e apontam que, de 1991 a 2001, o número de associados cresceu 22%. Já a quantidade de sindicatos de trabalhadores no País aumentou 49%. Conseqüentemente, reduziu-se o tamanho médio dessas entidades (de 2.104 para 1.720 filiados).

Outra constatação é que a participação da mulher em sindicatos, embora tenha crescido, ainda continua inferior à sua importância no mercado de trabalho. Entre os associados, a presença feminina é mais forte nos sindicatos de trabalhadores urbanos do que nos de empregados rurais – respectivamente 17% e 14% com mais de 60% de mulheres. As entidades de trabalhadores urbanos também superam as de rurais quanto à oferta de cursos de qualificação e reciclagem de mão-de-obra.

A pesquisa mostra ainda que a negociação direta entre patrões e empregados se fortaleceu. A participação das convenções e acordos coletivos cresceu significativamente, passando de 58%, em 1991, para 81%, em 2001. O inverso ocorreu com relação aos dissídios coletivos no período, cuja participação nas negociações caiu de 33% para 12%.

 

Energia solar na TV
Assim intitulada, estréia em 16 de março a série de 32 programas de 30 minutos de duração cada sobre o tema. Eles serão apresentados aos domingos às 8h30 pela Rede Vida de Televisão. A iniciativa, sob o patrocínio do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) e da fabricante de aquecedores solares Soletrol, visa esclarecer o público sobre o assunto e despertar seu interesse. Considerada pelo Procobre de especial interesse para engenheiros e outros profissionais da construção civil, a série mostrará os principais pontos sobre essa tecnologia de aquecimento. “Pretendemos, com isso, divulgar e difundir essa alternativa econômica, ecológica e natural, muito apropriada para o nosso País”, complementa Luís Augusto Ferrari Mazzon, diretor-presidente da Soletrol.

 

Campanha salarial na CDHU
Estava marcada para dia 27 de fevereiro último, na companhia, Assembléia Geral Extraordinária para aprovação da pauta de reivindicações da categoria para este ano, visando o início das negociações coletivas. A data-base é em 1º de maio.

 

Programa Engenheiro Empreendedor
Continuam a ser oferecidos na sede do SEESP palestras e cursos técnicos, de idiomas (inglês e espanhol) e voltados ao empreendedorismo a preços promocionais, aos sócios regulares do Sindicato e seus dependentes. A realização é do PEE (Programa Engenheiro Empreendedor), serviço instituído pela entidade com o objetivo de qualificar os profissionais para o auto-emprego, bem como propiciar-lhes reciclagem tecnológica. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2640.

 

Sindicato participa do Conselho de Desenvolvimento em Campinas
A Delegacia Sindical do SEESP em Campinas foi credenciada para participar do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Foram indicados para trabalhar no órgão diversos diretores da entidade, nas seguintes áreas: planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

 

Feira do plástico apresenta novas tecnologias
Acontece de 10 a 14 de março, no Anhembi, das 10 às 19h, a Brasilplast 2003 – Feira Internacional do Plástico. Serão mais de 1.100 expositores de 32 países, sendo 100 do segmento de transformação de plástico, 200 de resinas e matérias-primas químicas e 800 de máquinas, equipamentos, moldes e serviços. No evento, serão apresentados os avanços tecnológicos a um mercado que movimenta no Brasil cerca de US$ 15 bilhões/ano e encontra-se em franca expansão.

JE 206

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br