Engenheiro XXI

Curso fornece fundamentos da agricultura biodinâmica

Com a crescente preocupação social e ambiental, além da busca por qualidade de vida, um conceito começa a ganhar força no campo: o da agricultura biodinâmica.

Nesse sistema, segundo esclarece o diretor do Instituto Elo, João Carlos Ávila, a fazenda é concebida como um organismo integrado, diversificado e auto-sustentável, em que os vários setores – agricultura, pecuária, horticultura etc. – se complementam e se apóiam mutuamente. Dessa forma, todos os insumos são gerados no próprio local, que “cumpre o papel de suprir a população com alimentos puros, sem agrotóxicos, com alto teor de força vital”.

Apresentar os princípios básicos da agricultura biodinâmica e capacitar os profissionais da área para atuar nesse segmento são os objetivos do “Curso fundamental de agricultura biológico-dinâmica”, realizado pelo Instituto Elo. Esse é dividido em quatro módulos, com duração de seis dias cada. O primeiro deles, intitulado “A Terra”, terá início em 22 de março, quando será abordada, além da história da agricultura biodinâmica, a idéia do organismo agropecuário, solo, manejo da fertilidade e compostagem. Ministradas por vários professores, as aulas acontecem na Chácara Somé, sede do Instituto Elo, em Botucatu/SP. “O curso é essencialmente técnico, porém aberto a todos os que buscam uma alternativa para os graves problemas da agropecuária atual”, afirma o diretor.

Para Ávila, tal complementação prepara o profissional para um mercado em expansão. “Antes, esse era mais elitista. Agora, o Governo quer incluir a agricultura familiar na linha orgânica e biodinâmica. O Fome Zero exigirá o plantio de 3 milhões de hectares”, constata. Ainda de acordo com ele, a demanda de orgânicos cresce 30% ao ano.

Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.elo.org.br. Inscrições por ordem de chegada, pelo telefone (14) 6821-1739, com Elisa Fumes.

Texto anterior
Próximo texto

JE 206