JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 197 – 16 a 30 de setembro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE



CAPA

Brasileiros dizem não à Alca
Realizado entre os dias 1º e 7 de setembro, o plebiscito ganhou o País e atingiu expressiva votação. Para os cidadãos, o Governo não deve assinar o tratado econômico ou entregar a Base de Alcântara aos Estados Unidos.
 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

Editorial
Hora do voto, momento de acertar

 

Opinião
Rio + 10 terminou sem resultados convincentes

 

Reportagens
Sem engenheiro, palcos e palanques podem desabar
É imprescindível a presença desse profissional, para evitar riscos. Assim, o mercado de estruturas tubulares oferece boas oportunidades a quem se qualificar para a área, que não exige especialização.

 

Crise do emprego é herança neoliberal
Reverter esse quadro não é possível sem a transformação substancial das políticas voltadas ao trabalho, afirma o economista e secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo, Márcio Pochmann.

 

Engenheiro XXI
Poli aborda estudos minerometalúrgicos

Cursos

CANTEIRO

Tuma propõe “ouvir para servir à sociedade”
O senador Romeu Tuma, que disputa a reeleição pelo PFL, participou em 13 de setembro do “Ciclo de Debates – Eleições 2002”, promovido pelo SEESP.  O candidato afirmou que sua pretensão “é ouvir as pessoas para continuar servindo à sociedade”. Entre os temas abordados durante o debate, o primeiro foi o projeto de reforma da legislação trabalhista. Segundo Tuma, a discussão a esse respeito deve partir do princípio de que “não se mexe em direitos adquiridos”.

Para a segurança pública, condenou a utilização violenta da Rota. “Ela deve estar pronta ao embate com a criminalidade, mas dentro da legalidade.” O senador comprometeu-se ainda a trabalhar por investimentos no saneamento e transporte, além de apoiar os esforços para o fim do trabalho infantil em lixões. “É preciso garantir oportunidade aos jovens ou eles serão cooptados pela criminalidade”, afirmou emocionado. Diante do pedido para que convença o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a quem está coligado, a rever o programa de privatização no Estado e a não vender a Cesp Paraná, prometeu: “Vou começar amanhã mesmo. Não digo que vou doutriná-lo, mas tentarei conscientizá-lo.”

Ao final do evento, o candidato recebeu do presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, as propostas da entidade às áreas de energia, saneamento, transporte, habitação, meio ambiente e trabalho.


SEESP questiona no MP junção de submercados de energia
No dia 11 de setembro, o Sindicato ingressou com representação junto ao Ministério Público Federal, questionando a junção dos submercados de energia. Pela medida, determinada por resolução do Conselho Nacional de Política Energética, os atuais quatro mercados (Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste) passariam a ser apenas dois a partir de 1º de janeiro de 2003.

A alteração ignora as restrições de transmissão de energia existentes entre as diferentes regiões do País, sendo, portanto, inadequada tecnicamente. Na prática, o ONS será obrigado a obter a energia no MAE (Mercado Atacadista de Energia) ou junto a uma termelétrica. O custo dessa operação será classificado como  ESS (Encargo de Serviços de Sistema), rateado entre as distribuidoras de energia e repassado aos consumidores como “custos não-gerenciáveis”.

Além de ilegal, a medida beneficia diretamente a Tradener Ltda., que tem como um de seus proprietários o consultor do Ministério de Minas e Energia, Fábio Ramos. A companhia comercializa energia da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), que vem registrando prejuízos com a venda para outros estados. A Tradener, por sua vez, deixa de lucrar com a intermediação. O problema acabaria com a junção dos submercados Sul e Sudeste/Centro-Oeste, já que o risco da operação seria transferido aos consumidores.


Aprovada proposta no Dersa
Os engenheiros que trabalham na companhia aprovaram em assembléia no dia 30 de agosto a proposta do Dersa, referente às cláusulas econômicas do acordo coletivo 2002/2003. Esse abrange reajuste salarial de 8% retroativo a 1º de maio, extensivo aos demais itens. Assim, encerrou-se na empresa a campanha salarial deste ano.


Associados podem indicar Personalidades da Tecnologia
Os filiados já podem enviar sugestões de nomes a serem agraciados com o Prêmio “Personalidade da Tecnologia”. Em sua 16ª edição, esse é tradicionalmente entregue pelo SEESP aos destaques do ano em suas respectivas áreas de atuação, como parte das comemorações do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro.

O ideal é que conste curta justificativa sobre porque determinado profissional está sendo indicado. O remetente deve ainda enviar seus dados para contato. A comissão do Conselho Tecnológico do SEESP, responsável pela congratulação, avaliará as sugestões, que serão consideradas no momento da escolha dos premiados, em seis categorias distintas, entre elas “Valorização Profissional”. As indicações podem ser feitas por intermédio do e-mail janete@seesp.org.br. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2667.


TRT-SP tem mulher na Presidência pela primeira vez
Tomaria posse em 16 de setembro, juntamente com os demais integrantes da nova direção, a presidente do TRT da 2ª Região, juíza Maria Aparecida Pellegrina. Eleita em sessão plenária no dia 7 de agosto, é a primeira mulher a presidir o maior tribunal do trabalho do País. A juíza, que comandava há dois anos a seção especializada em dissídios coletivos e individuais do TRT-SP, pretende incentivar a conciliação entre as partes antes do julgamento.


Tribuna Popular discute soluções para o transporte em São Paulo
Iniciativa do GAT (Grupo de Ação Pró-Transporte), ocorreu no dia 3 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo, a Tribuna Popular que discutiu soluções para o transporte público no município de São Paulo. Coordenada pelo vereador Nabil Bonduki, teve a participação de representantes do SEESP, Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Sasp (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo), ANTP (Associação Nacional do Transporte Público) e Instituto de Engenharia. Na oportunidade, os especialistas enfatizaram ser preciso resolver a crise de mobilidade na metrópole.

Os participantes ressaltaram a importância da integração entre os governos federal, estadual e municipal como uma das diretrizes para equacionar a questão. Lembraram, ainda, ser necessário expandir o sistema estruturador de transporte público urbano de alta capacidade (metrô), modernizar a malha ferroviária e otimizar recursos já existentes.

Laerte Mathias, diretor do SEESP, salientou que é preciso buscar a solução que considere o aspecto ambiental, em conformidade com o Plano Diretor. Ele apresentou dados da Faculdade de Saúde Pública que demonstram que a frota de ônibus do município – de 9.737 veículos, com idade média de sete anos – emite anualmente em torno de 800 toneladas de gás carbônico, afetando a atmosfera e favorecendo o aumento do efeito estufa. “Nossa proposta é que as empresas implementem uma política de renovação da frota, adotando veículos que utilizem combustíveis limpos.”


Comemoração dos 68 anos do SEESP
No dia 25 de setembro, acontece na sede do Sindicato (Rua Genebra, 25, Bela Vista, Capital/SP) a cerimônia comemorativa dos 68 anos da entidade, a partir das 18h30. O SEESP foi fundado em 21 de setembro de 1934 e teve seu crescimento acentuado a partir da década de 80, com o Movimento Renovação. Desde então, não parou mais de crescer e promover melhorias aos seus representados. Os interessados em prestigiar a data festiva devem confirmar presença até o dia 23 pelo telefone (11) 3113-2640.

JE 197

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br