JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 186 – 1º a 15 de abril de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Ferroviários querem dignidade e justiça
Nova cisão da Ferroban, afastamento de funcionários e um Plano de Demissão Voluntária que contraria direitos estão entre as arbitrariedades cometidas pela empresa, denunciadas pelo SEESP e os profissionais do setor.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

“Tio Sam”, dois pesos e duas medidas

A farsa do negociado

Reportagens

Seguro antiapagão apresenta irregularidades
Mais um ônus ao consumidor, o encargo é ilegal, tem indícios de improbidade na aquisição de energia e superfaturamento.

Engenharia nacional, dos primórdios aos dias atuais
O professor Milton Vargas relata a história da profissão no País, desde o início, quando as obras eram feitas a partir de aprendizado prático, até o desenvolvimento que se observa hoje.

CANTEIRO

Política nacional de resíduos sólidos em pauta
O SEESP promoveu em sua sede, no dia 18 de março último, o seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O tema foi apresentado pelo deputado federal e relator da Comissão Especial de Resíduos Sólidos na Câmara dos Deputados, engenheiro Emerson Kapaz. Ele acredita que seja possível votar naquela casa projeto de lei que institui política para solucionar os graves problemas relativos ao lixo até maio próximo. “Se conseguirmos isso, dá tempo ainda neste semestre de ter votação no Senado.”

A proposta para a Política Nacional de Resíduos Sólidos consta em relatório preliminar no site do deputado (www.kapaz.com.br). Segundo o trabalho, o lixo deve ser tratado de forma global e não apenas pontualmente, atuando-se em coleta ou reciclagem ou na questão dos aterros sanitários.

Os diretores do SEESP entregaram ao deputado documento que denuncia a situação dos trabalhadores na Ferroban e ele se comprometeu a encaminhar carta à empresa solicitando explicações. O presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro, lembrou a atuação do Sindicato em todas essas questões.

Sindicato discutirá segurança no trabalho junto ao setor energético
Nos dias 10 e 11 de abril, o SEESP estará representado no II Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Energético do Estado de São Paulo. O evento é promovido pelo GTTE (Grupo Técnico Tripartite de Energia). “O objetivo do seminário é traçar métodos unificados para a redução de acidentes de trabalho no setor energético no Estado de São Paulo”, informa José Manoel Teixeira, diretor do SEESP e seu representante no GTTE. Além desse Sindicato, participam do evento CUT e CGT, todas as empresas energéticas neste Estado, profissionais da área de segurança, saúde e meio ambiente e representantes do Governo.

SEESP participa de seminário sobre inspeção veicular
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o evento aconteceu no dia 20 de março último, na sede do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). No ensejo, foram discutidos os aspectos necessários à implantação dos programas de inspeção veicular. Entre as personalidades presentes encontrava-se o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jorge Guilherme Francisconi. O coordenador do Comitê de Inspeção Técnica Veicular no Conselho Tecnológico do SEESP e diretor da Delegacia do Sindicato no Grande ABC, Jurij Solski, levou a contribuição e propostas da entidade ao seminário.

Início das campanhas salariais
No dia 19 de março, iniciaram-se as negociações entre o SEESP e as entidades patronais Fiesp e Sinaenco, sendo garantida a data-base da categoria em 1º de maio. E em assembléias nos dias 25 e 26 de março, os engenheiros da Cetesb aprovaram a pauta de reivindicações, bem como os da Comgás (dia 26), Dersa (27) e Metrô (2/4).

No dia 16 de abril, acontece no SEESP o seminário “Campanhas Salariais-2002”, com a participação dos representantes das empresas e entidades patronais com que o Sindicato negocia.

Unitau oferece especialização em parceria com o SEESP
A Universidade de Taubaté coloca à disposição dos profissionais da categoria o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, em parceria com o SEESP. Com duração de 674 horas/aula, pode ser pago em 18 parcelas de R$ 282,00. Inscrições devem ser feitas nesta primeira quinzena de abril. Detalhes pelos telefones (12) 225-4151 / 4218 / 4143.