JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP  
enviada aos seus associados

Edição JE 211 – 16 a 31 de maio de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

Cerveja, 5.500 anos de história
A primeira produção da bebida foi obra dos sumérios, na Mesopotâmia. Exímios mestres cervejeiros foram também os assírios e babilônios. Hoje, a arte milenar conta com tecnologia e profissionais especializados.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
Exclusão digital

 

Opinião
Engenheiro solidário, idéia começa a se tornar realidade

 

ReportageNS
Justiça breca ilegalidade no Crea-SP
A decisão sustou o andamento da representação ética instaurada ilegalmente contra o engenheiro Murilo Campos, presidente do SEESP e membro do Conselho. Para juiz federal, a questão diz respeito a um “insólito, írrito e inadmissível ato” de represália.


Conheça as mudanças propostas à Previdência
A única modificação prevista ao setor privado é o aumento do teto de aposentadoria. O grosso da reforma destina-se ao serviço público. Entre as mais polêmicas estão alteração no período básico de cálculo e contribuição de inativos.

CANTEIRO

SEESP e IIISis visam disseminar tecnologia revolucionária
No dia 6 de maio, foi assinado convênio entre o IIISis (Instituto Internacional de Integração de Sistemas) e o SEESP, visando ampliar o alcance e os benefícios dos serviços, da pesquisa e dos conhecimentos acumulados e organizados por ambas instituições, para influir na melhoria da qualidade de vida da comunidade em que atuam. O objeto central é o intercâmbio e apoio mútuo na realização de pesquisas, programas de educação permanente, através de congressos, cursos de extensão, estágios, organização de eventos culturais e artísticos, edição de CDs e cine-vídeos, bem como na formulação de centros e ações para divulgação científica e tecnológica, de acordo com objetivos e regulamentos das duas instituições.

O primeiro passo dessa parceria será estabelecer um grupo de trabalho para identificar, caracterizar e simular os aprimoramentos necessários à integração dos engenheiros à Rede LabP3. Segundo o consultor Ricardo Marin Matinata, essa rede é um instrumento de compartilhamento de competências, baseado no PRIMethod — uma metodologia de processos, cuja  infra-estrutura de ferramental é a tecnologia P3Tech, que utiliza o ser humano como parte integrante na solução dos problemas. Essa nova tecnologia de processos se baseia na identificação da realidade e promete revolucionar os sistemas de informação existentes. “No nível metodológico, não existe nada igual no mercado mundial”, assegura o pesquisador e seu criador Fuad Gattaz. Assim, para cada problema e seu respectivo contexto existirá uma solução personalizada. “O foco é no negócio da organização e serve a qualquer área do conhecimento humano”, garante. Foram indicados para a coordenação do convênio Marlon Silva Marciniuk, presidente do IIIISis, e Antonio Roberto Martins, diretor do SEESP.

 

Grupo reúne-se em Brasília para buscar soluções ao transporte
Juntamente com o Fórum Nacional de Secretários, o GAT (Grupo de Ação Pró-transporte) participou de uma série de reuniões em Brasília, nos dias 5 e 6 de maio, com diversas autoridades. Entre elas, o chefe da Subsecretaria de Assuntos Federativos da Casa Civil, Vicente Trevas, e o presidente da Comissão de Reforma Tributária, deputado Virgílio Guimarães. O objetivo foi abordar temas ligados à crise de mobilidade e resgatar o compromisso do Governo de destinar 25% dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) ao transporte público urbano. Os deputados Maria do Carmo Lara e Devanir Ribeiro, da Comissão de Desenvolvimento Urbano, comprometeram-se a agendar audiência pública sobre o tema para 10 de junho. Já o ministro das Cidades, Olívio Dutra, destacou a importância desse trabalho. E o senador Aloysio Mercadante prometeu lutar pela destinação de 25% dos recursos da Cide ao setor.

O GAT é formado pelo SEESP, Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos), Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários), CNTT/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Transportes da CUT), IE/SP (Instituto de Engenharia), PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e Sasp (Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo).

 

Promore em Campinas
Firmado no dia 12 de maio, convênio entre a Prefeitura da cidade e o SEESP, por intermédio de sua Delegacia em Campinas, permitirá a implantação no município do Promore (Programa de Moradia Econômica), instituído pelo Sindicato em diversas cidades. Destinado à população de baixa renda, propiciará assessoria técnica de engenheiros e arquitetos na construção de moradias com até 70m2 e reformas até 40m2. Além disso, os beneficiários do Promore terão isenção de taxas.

 

Vitória confirmada
Eleito presidente do CRE (Conselho de Representantes dos Empregados) da CPFL, Luiz Carlos de Souza, diretor adjunto do SEESP, teve sua vitória confirmada no dia 5 de maio. Ele venceu a disputa por uma diferença de 19 votos sobre o seu adversário, Paulo de Tarso Gaeta Paixão, que entrou com recurso à impugnação da chapa concorrente. Contudo, perdeu e o resultado, assegurando a posse de Souza, foi homologado pela comissão eleitoral.

 

Cursos de especialização
Estão abertas as inscrições para dois cursos de pós-graduação: engenharia de custos e gestão em construção civil, a ser realizados em Campinas. O início está previsto para 4 de junho, data sujeita à confirmação, dependendo de quórum. O custo é de 19 parcelas de R$ 380,00. A iniciativa é do Ibec (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense). Maiores informações pelo telefone (21) 2206-9662, ramal 706, ou e-mail: michele.ibec@crea-rj.org.br, com Michele Dias.

 

Data-base em 1º de maio
Tiveram início neste mês as primeiras reuniões de negociação entre o SEESP e diversas empresas, como Metrô e CDHU, e entidades patronais, como Fiesp e Sinaenco. Nas ocasiões, garantiu-se a data-base em 1º de maio.

Também houve reuniões com a Sabesp, que apresentou proposta de reajuste de 8% sobre os salários e benefícios. Outros itens importantes da pauta de reivindicações da categoria ficaram sem resposta, entre os quais garantia de emprego de 100% e participação nos lucros e resultados. Em assembléia geral extraordinária dos engenheiros realizada no dia 12 de maio, a proposta da empresa foi rejeitada por unanimidade.

 

Assembléias nas energéticas
Entre 6 e 9 de maio, os engenheiros da Cesp, CTEEP, Duke Energy e AES Tietê realizaram nas cidades de Jundiaí, Porto Primavera, São Paulo, Bauru e Ilha Solteira assembléias gerais extraordinárias à aprovação das pautas de reivindicações. Na CPFL e Elektro, foram efetuadas nos dias 12 e 13, respectivamente, na sede da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas. A data-base é em 1º de junho.

 

Administração pública estadual
Os engenheiros que trabalham nas secretarias e órgãos do Governo do Estado estão mobilizados na defesa de seus direitos e busca de conquistas. Às suas ações e centralização de informações, o SEESP disponibilizou uma sala em sua sede (Rua Genebra, 25, 2º andar, Bela Vista, São Paulo/SP). O telefone é (11) 3113-2600. Já houve uma reunião no dia 28 de abril para tratar de reposição salarial.

 

Fechado acordo pioneiro com entidade patronal do setor de telefonia
O SEESP e o Sindimest (Sindicato da Indústria de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Estado de São Paulo) assinaram no dia 13 de maio a Convenção Coletiva de Trabalho 2003/2004. Firmado pela primeira vez entre as entidades, o acordo abrange as empresas que prestam serviços de telefonia.

Entre as conquistas estão: reajuste salarial de acordo com a variação integral do ICV-Dieese, totalizando 18,4%; aumento a título de produtividade de 5%, manutenção do nível de emprego em 98%, vinculação da contratação de profissional estrangeiro à de brasileiro, na proporção de um para um, com salários e vantagens iguais, e adoção de política de reciclagem tecnológica.

JE 211

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br