JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 187 – 16 a 30 de abril de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Setor de petróleo e gás busca engenheiro
A carência de profissionais no segmento precisa ser suprida urgentemente. Caso contrário, a contratação de estrangeiros nesse mercado será regra, com inúmeras conseqüências.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

Um projeto Mackenzie

Democratização da Sabesprev

CARTAS
Ferroban

Reportagens
Engenheiro de computação tem mercado amplo
As oportunidades são diversas. Segundo Vitor de Paula, profissional dessa área, vão de telecomunicações a planejamento de produção, passando por gerenciamento de redes.

Situação crítica no saneamento básico no País
Dados de pesquisa realizada pelo IBGE revelam fragilidade no setor e servem de alerta aos riscos a que a população está exposta. SEESP apresentará aos candidatos às próximas eleições proposta ao segmento.

Engenheiro XXI
Doutorado prepara profissionais para o setor petrolífero

Cursos

CANTEIRO

Entregue denúncia sobre situação na Ferroban a parlamentares
O movimento contra os desmandos na Ferroban continua. Ferroviários e seus sindicatos estiveram na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) no dia 3 de abril para apresentar queixa de assédio moral na companhia. O SEESP também se fez representar na ocasião. No mesmo dia, os trabalhadores dirigiram-se à Assembléia Legislativa de São Paulo e entregaram documento que denuncia a situação na empresa a todas as lideranças dos partidos. No plenário, ocupado por mais de 200 ferroviários, vários parlamentares manifestaram-se a favor do movimento. A tensão na Ferroban, que renovou a licença dos seus funcionários até dia 26 de abril, permanece.

Inglês a distância para associados
Por intermédio de convênio com o Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, a Delegacia do SEESP em Campinas estendeu aos filiados do Sindicato em todo o Estado de São Paulo o programa “Read in Web” e anunciará em breve a abertura de novas turmas. Trata-se de um curso de inglês a distância em que o aluno é responsável pela própria aprendizagem. O conteúdo foi concebido para estudantes com conhecimento básico do idioma. O custo total é de apenas R$ 110,00.

Programa Engenheiro Empreendedor
Para a segunda quinzena de abril, estão programados os seguintes cursos no SEESP, como parte do Programa Engenheiro Empreendedor: “A importância da criatividade”, dias 22 a 25, e “Manutenção básica de injetoras de plásticos”, dias 23 e 25. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2640.

Eleições Confea/Creas
No dia 3 de julho próximo acontecem as eleições para o Sistema Confea/Creas, à renovação dos presidentes e conselheiros federais. É o momento para exercitar sua cidadania e seu voto com seriedade.

Segurança no Trabalho no setor energético em pauta
Aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, no Hotel Hilton, na capital paulista, o II Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Energético do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Grupo Técnico Tripartite de Energia, que o SEESP integra. O presidente desse Sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, seu vice Celso Atienza e seu diretor e representante no grupo tripartite, José Teixeira, participaram do seminário.

Cide representa oportunidade de recursos ao setor de transporte
Instituída pela Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que incide sobre a importação e a comercialização de petróleo e gás natural e seus derivados, bem como de álcool etílico combustível, passou a ser arrecadada em janeiro de 2002. Conforme o parágrafo 2º do artigo 1º da Lei 10.336, durante este ano será avaliada a efetiva utilização dos recursos da Cide e a partir de 2003 os critérios e diretrizes serão previstos em lei específica.

O Estado de São Paulo contribui com cerca de 1/3 do montante dos mais de R$ 8 bilhões que devem ser arrecadados pela Cide em 2002. A adequada aplicação dessa verba, em especial para solucionar a grave crise de mobilidade na cidade de São Paulo, é preocupação do CAT (Comitê de Ação Pró-Transportes). Formado pelo SEESP, representado pelo diretor Laerte Mathias, pela Aeamesp (Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), ANTP (Associação Nacional do Transporte Público), Simefre (Sindicato de Fabricantes de Equipamentos Metroferroviários) e Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), o CAT levou, no dia 10 de abril, à subcomissão que estuda a matéria na Comissão de Viação e Transportes, presidida pelo deputado Duilio Pizaneschi, sua reivindicação de que pelo menos 50% das verbas obtidas sejam aplicadas no transporte público nas grandes cidades. Durante o encontro, estava presente, além de parlamentares, a assessora do Ministério do Desenvolvimento Urbano, Ieda Lima.

Câmara de Lins concede moção de aplauso ao SEESP
No dia 3 de dezembro de 2001, a Câmara Municipal de Lins aprovou votos de aplauso e congratulações em reconhecimento à proposta de trabalho estabelecida pelo SEESP e por sua Delegacia Sindical naquela região, bem como por suas metas e objetivos constantes na Carta de São Pedro. A moção foi requerida pela vereadora Terezinha Martins. O presidente da Câmara, vereador Olivaldo Peron, que é engenheiro, colocou à disposição a casa de leis, para ajudar a promover o avanço da Delegacia do SEESP em Lins, de modo que essa atinja suas finalidades, contribuindo significativamente para a unidade e fortalecimento da entidade.

Campanha salarial
RFFSA – Em reunião de negociação no dia 3 de abril entre os sindicatos e a empresa, foram garantidos direitos relativos ao dissídio 2000/2001 e reivindicado reajuste de 8,72%. No dia 17 de abril estava prevista nova tentativa de conciliação em reunião na Secretaria Executiva no Ministério do Trabalho. A data-base é 1º de janeiro.

Energéticas – Em abril, haverá assembléias gerais para aprovação da pauta de reivindicações da categoria nos dias 25 (na sede do SEESP, na capital paulista), 29 (em Bauru) e 30 (Ilha Solteira, Porto Primavera, Campinas e Jundiaí).

Medida aprovada em prejuízo ao consumidor
A aprovação no dia 10 de abril, na Câmara dos Deputados, da Medida Provisória nº 14, que trata da recomposição tarifária extraordinária e do encargo de capacidade emergencial, também conhecido por seguro antiapagão, é mais um golpe contra o consumidor. Além de não apresentar solução à garantia da expansão permanente da oferta de energia, transfere para a sociedade um ônus de mais de R$ 25 bilhões.

Quanto ao pagamento das supostas perdas das distribuidoras, o Governo afirma que o montante de R$ 7,3 bilhões que havia anunciado no final do ano passado não incluiu projeção relativa aos meses seguintes, até o fim do racionamento, em 28 de fevereiro, e não informa a conta final. As distribuidoras (que já obtiveram ressarcimento de uma parte) complementarão o recebimento de 90% das supostas perdas pelo BNDES nos próximos dias, enquanto a população terá mais seis anos para amortizar o empréstimo e pagar os 10%.

O gasto com energia emergencial em mais de R$ 6,7 bilhões somente para terem os 58 geradores térmicos à disposição, com capacidade até 2.153,6 MW, trata-se de um desperdício de dinheiro público. A avaliação é de Carlos Augusto Ramos Kirchner, diretor do SEESP, para quem só resta propor ações na Justiça para mudar isso.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901