enGENHEIRO XXI

Doutorado prepara profissionais para o setor petrolífero

Sempre que o mundo enfrenta crises energéticas surgem novas tecnologias ou evoluções de sistemas já conhecidos. Entre aqueles considerados não-renováveis, os avanços mais surpreendentes encontram-se na obtenção de petróleo e gás natural.

O Brasil não apenas encontrou soluções, também conquistou a liderança mundial, como no caso da extração desse combustível fóssil em águas profundas, e até exporta seus conhecimentos. Isso não se deve à sorte, mas ao investimento cada vez maior em pesquisa.

A área volta a ser um ótimo nicho para os profissionais de engenharia no concorrido mercado de trabalho, afirma o professor Edmilson Moutinho dos Santos, da área de Economia do Petróleo do Programa de Energia da USP. Mas quem pretende ingressar nesse segmento deve conquistar especialização.

A USP oferece doutorado e mestrado em energia com introdução à indústria petrolífera – base tecnológica; economia do petróleo e questões legais e contratuais. Ideal para quem pretende atuar em empresas que negociam ou prestam serviços para o Governo ou entidades reguladoras como a ANP (Agência Nacional do Petróleo), que, aliás, realiza convênio com diversas instituições de ensino e oferece bolsas.

Aos profissionais com interesse em atividades de campo (offshore), e que não queiram ser absorvidos pelas áreas de planejamento e estratégia de negócios, há formação específica oferecida pela Faculdade de Engenharia Naval, ressalta o professor.

O processo seletivo ocorre apenas em dezembro, os cursos são gratuitos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-2631, e-mail: energia@iee.usp.br ou no site do Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP: www.iee.usp.br.

Texto anterior
Próximo texto

JE 187