JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 183 – 16 a 28 de fevereiro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Clique na imagem para ampliá-la

CAPA

Novas regras ao setor elétrico perpetuam erros

Ao avaliarem as medidas anunciadas pelo Governo, durante evento no SEESP, técnicos concluíram que essas mantêm os grandes equívocos e defeitos do modelo, o qual precisa ser revisto.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL

Escalada da violência vitima o engenheiro Celso Daniel

OPINIÃO

O parafuso frouxo do apagão

REPORTAGENS

Engenharia florestal ajuda a preservar ambiente

Segundo Alessandro Oliveira, muitas áreas que poderiam estar sendo degradadas são protegidas com a atuação de profissionais com tal formação, como é o seu caso. Há diversas oportunidades de trabalho a esses, inclusive no Ibama.

Sindicalistas do mundo reúnem-se em Porto Alegre

Provenientes de toda parte do globo, em sua participação no Fórum Social Mundial, eles chegaram a um consenso: é preciso unidade para lutar contra a globalização neoliberal que massacra o trabalho e os cidadãos.

ENGENHEIRO XXI

Embraer abre 500 vagas para engenheiros

CANTEIRO

Acontece o Primeiro Simpósio de Segurança contra Incêndio de Bauru
No dia 11 de dezembro de 2001,  Dia do Engenheiro, aconteceu o 1º Simpósio de Segurança contra Incêndio de Bauru, com o objetivo de discutir diversos sistemas de proteção, combate e controle em situações de emergência. Realizado pela Delegacia Sindical do SEESP em Bauru, na Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos), o evento contou com a presença de autoridades como Nilson Costa, prefeito municipal da cidade; José Humberto Santana, vereador local; Ralph Ribeiro Pinheiro Jr., diretor adjunto do Sinduscon (Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de São Paulo); os tenentes-coronéis Wagner Ferrari, comandante do Corpo de Bombeiros, Orlando R. de Camargo Filho e Lauro Silas Voge; Marcos Wanderley Ferreira e Paulo Eduardo de Grava, respectivamente presi­dentes da Assenag e da Delegacia Sindical do SEESP em Bauru.

Rita parte e deixa saudades
O SEESP lamenta o falecimento da engenheira Rita de Cássia Pinheiro Ceccaroni, no dia 4 de fevereiro. Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Itatiba, tinha especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e atuava profissionalmente no Dersa. Rita integrava a diretoria do SEESP desde 1989, nessa gestão como conselheira fiscal. Ela participou de momentos decisivos no Sindicato, tendo ocupado papel de importância na sua construção. Mais que uma dirigente atuante, era uma guerreira que lutou incansavelmente pela vida até o fim, característica que lhe era peculiar e ficou patente em todas as causas que abraçou. Fica para todos a lembrança e o exemplo a seguir de um ser humano que enfrentou todos os desafios.

Clima nebuloso na Ferroban
O SEESP solicitou, em correspondência enviada em 7 de fevereiro, reunião com a Ferroban para que a empresa esclareça as medidas tomadas sem qualquer justificativa.  Até agora, aproximadamente 500 ferroviários, entre eles 20 engenheiros, receberam uma carta da companhia, informando-lhes que deveriam permanecer em licença remunerada por um mês. A primeira comunicação foi feita em 11 de janeiro. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a orientação foi enviada novamente ao primeiro grupo e estendida a outros trabalhadores.

Essa é mais uma atitude condenável da empresa, que há três anos não concede reajuste salarial, retirou benefícios da categoria, como gratificações de freqüência e de férias, anuênio, complementação de auxílio-doença, e  não paga o plano médico e o seguro de vida.

A atitude da companhia  gera um clima de tensão e incertezas quanto ao futuro dos  funcionários, agravado pela ata da reunião do Conselho de Administração da Ferroban. Realizada em 23 de janeiro, essa informa ter sido aprovada a reestruturação de pessoal, conforme previsto no plano de negócios da companhia. Para completar, há boatos de que a Ferroban adotará Plano de Demissão Voluntária, o que fere os direitos dos empregados que têm assegurada indenização no caso de desligamento, de acordo com a cláusula 4.49, já incorporada no Contrato Individual de Trabalho.

O SEESP está atento e tomará todas as medidas cabíveis para garantir os interesses dos seus representados. Os engenheiros que receberam a carta determinando afastamento devem entrar em contato com os dirigentes Maxwell, (19) 9709-7089, ou Lessa, (15) 231-0505.

Assembléia rejeita proposta
Engenheiros, reunidos em assembléias nos dias 28 e 29 de janeiro,  rejeitaram por unanimidade a proposta da Ferroban e deliberaram por futuras negociações em separado. Também ficou definido ingresso no Tribunal Regional do Trabalho com dissídio coletivo, visando a data-base de 1º de janeiro de 2002.

CURSOS

CAMPINAS
Unicamp
www.fem.unicamp.br
Tels.: (19) 3788-3221/3159
Automação IndustrialRobótica, CNC e Controladores Lógicos Pro­gramáveis. Matrículas até 22 de fevereiro. Acon­tece entre os dias 12 de março e 18 de junho, com aulas às terças-feiras, das 19h às 22h.

Sistemas Produtivos e Adminis­tração da Produção – Matrículas até 1º de março. Aulas às quartas-feiras, das 19h às 22h, de 13 de março a 26 de junho.

Produtividade e Tecnologia de Grupo nos Sistemas da Manufatura – Matrículas até 22 de fevereiro. Aulas às quintas-feiras, das 19h às 22h, entre os dias 7 de março e 9 de maio.

Otimização de Sistemas de Geração de Vapor e de Potência – Matrículas até 22 de fevereiro, aulas às segundas-feiras, das 19h às 22h, entre os dias 4 de março e 6 de maio.

Programação e Utilização de Ro­bôs Industriais – Matrículas até 22 de fevereiro. Aulas às segundas-feiras, das 19h às 22h, entre os dias 4 de março e 6 de maio.

PIRACICABA
Esalq/USP
Tels.: (19) 3422-9197/3429-4145/
3429-4147 (Depto. Engenharia Rural)
E-mails: sapsabad@esalq.usp.br/ dadcolle@esalq.usp.br (Eng. Rural)
Dois doutorados com inscrições a partir de 1º de março: em Física do Ambiente Agrícola, duração de 48 meses, e Irrigação e Drenagem, duração 42 meses, no Departamento de Engenharia Rural.

SÃO PAULO
Fasp
www.fasp.br
MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.
Módulo I com 336 horas/aula, destinado à formação executiva em Administração, Finanças e Negócios. Preço: 12 parcelas de R$ 800,00.
Módulo II com 164 horas/aula, concentrado em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação. Custo: seis parcelas de R$ 800,00.

TAUBATÉ
Unitau
www.unitau.br
Telefones: (12) 225-4151/4218/4143
E-mail: secpos@prppg.unitau.br
Pós-graduações em Automação e Controle Industrial (Mecatrônica) e Telecomunicações. Aulas aos sábados, das 8h às 14h. Preços: 15 parcelas de R$ 234,00 e 13 de R$ 369,00, respectivamente. Inscrições até 6 de março.
Mestrado em Engenharia Mecânica, com aulas aos sábados, das 8h às 16h, em 12 vezes de R$ 350,00. Inscrições até 16 de março.

VIRTUAIS
www.parlo.com
Línguas estrangeiras. O inglês executivo, em três meses, custa US$ 69.

www.estudegratis.com.br
Cursos de sistemas operacionais, softwares gráficos, linguagens de programação e marketing grátis.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901