Escalada da violência vitima o engenheiro Celso Daniel

Seqüestrado e assassinado recentemente em situação não-esclarecida, o engenheiro civil Celso Augusto Daniel, prefeito de Santo André, era associado ao SEESP desde 29 de março de 1982. Natural daquele município na Grande São Paulo, tinha 50 anos. Criado no ABC, região nos arredores da capital paulista, acompanhou desde criança a militância de seu pai, vereador e líder político que alcançou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Santo André. O jovem Celso, engenheiro forma­do pela Escola de Engenharia Mauá em 1973, optou por continuar atuando na vida acadêmica até completar seu mestrado na disciplina de Administração de Empresas. Projetou-se como professor universitário, lecionando nas cadeiras de Administração e Economia em faculdades como PUC e FGV de São Paulo. Sua trajetória política junto ao Partido dos Trabalhadores, e paralela às suas atividades universitárias, foi marcada pelo sucesso, justificado por seu perfil.

Líder, intelectual, engenheiro e professor, era querido e admirado pelos amigos e pela população de Santo André. Independentemente de partidos e ideologias, Celso Daniel era uma figura simpática e respeitada por todos. Nos ambientes públicos, suas mensagens eram ouvidas com rara atenção e soavam como a voz da experiência de um político equilibrado preocupado com os problemas sociais da população e com o respeito à ordem democrática.

Falhas

A fragilidade e a incompetência da segurança pública em São Paulo e a indiferença da justiça brasileira com o avanço da delinqüência permitiram que a contravenção, o delito e o crime organizado passassem a ser solução de controvérsias em lugar da justiça ou uma lucrativa “profissão” que dispensa diplomas.  A Diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, preocupada com a ineficácia das instituições de segurança pública no País, reitera ao ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, e ao Governo Federal decisões políticas corajosas, pragmáticas e definitivas que reorganizem e dêem credibilidade às nossas instituições. Em nome de todos os engenheiros que o SEESP representa, lamentamos consternados a perda de um dos nossos ilustres associados.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Volta