JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 177 – 16 a 31 de outubro de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Clique na imagem para ampliá-la

CAPA

Técnicos apresentam projeto
para conter ruídos nas rodovias

O objetivo é reduzir o barulho a níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde, inicialmente para atender os chamados receptores críticos, como creches, hospitais e escolas.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL

Proposta de alteração na CLT
subestima inteligência do trabalhador

OPINIÃO

A necessidade de políticas setoriais

REPORTAGENS

Segue polêmica sobre desabamento do WTC
Há diversas versões acerca do desmoronamento dos prédios. Um detalhe revelador é que as ligações aparafusadas não resistiram ao serem submetidas ao impacto dos aviões. Com isso, os blocos da zona inferior caíram antes mesmo que fossem atingidos pelos de cima.

Posses no Interior
Saiba como foram as solenidades de posse das diretorias das Delegacias Sindicais do SEESP nas cidades de Sorocaba, Bauru, Taubaté e Pindamonhangaba, para a gestão Trabalho–Integração–Compromisso.

ENGENHEIRO XXI

Oportunidades na Cosipa

Cursos

CANTEIRO

Secretário da Habitação fala de planos para Capital e propõe convênio com SEESP
Em palestra realizada no SEESP, em 10 de outubro, o secretário municipal da Habitação, Paulo Teixeira, anunciou as medidas previstas para solucionar o déficit de moradia na Capital, estimado em 2,5 milhões de unidades. O investimento para 2002, em vários programas e de fontes diversas de financiamento, deve somar R$ 565 milhões. Além disso, ao longo dos quatro anos de Governo, serão destinados ao setor US$ 167 milhões do Banco Mundial.

Um dos projetos da Prefeitura é a assistência técnica para acabamento, reforço estrutural e medidas que garantam segurança e salubridade às residências. Nesse caso, o secretário propôs um  convênio com o SEESP para assegurar à população de baixa renda essa assessoria. “Temos muito interesse em contribuir com a melhoria da qualidade de vida na cidade e estamos inteiramente à disposição para trabalhar com a Secretaria”, afirmou o presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro. Pela proposta de Teixeira, a parceria deve ser formalizada ainda neste mês.

Outro tema de interesse da categoria abordado durante a palestra do secretário foi a criação de uma cooperativa habitacional para os engenheiros. “Essa é uma ótima alternativa, que propicia imóveis baratos e de alta qualidade. Nós topamos fazer esse trabalho com vocês e trazer a Caixa para a parceria”, assegurou Teixeira.

Metas para o Vale do Paraíba
Dirigentes das Delegacias Sindicais do SEESP em Taubaté, Pindamonhangaba, São José dos Campos,  Jacareí e Guaratingüetá, além de membros da diretoria executiva da entidade, reuniram-se em Taubaté, no dia 6 de outubro, para discutir um plano de ação para a região. Entre as várias propostas, foi definida a realização de um seminário que discuta a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, em 2002. Outras ações dizem respeito ao trabalho junto às universidades, às empresas e apoio ao profissional autônomo.

Bauru discute Estatuto da Cidade
No dia 2 de outubro, profissionais do Promore (Programa de Moradia Econômica), reunidos na Delegacia Sindical do SEESP em Bauru, discutiram as inovações introduzidas pelo Estatuto da Cidade, especialmente a assistência gratuita de engenheiros e arquitetos à comunidade. Além de iniciativas que o Poder Público Municipal deve adotar para implementar a nova lei, foram abordadas as medidas que podem ser postas em prática pela sociedade civil. Estão empenhados nesse objetivo SEESP, Unesp, OAB e Associação dos Mutuários e Moradores de Bauru.

Encerrada campanha no Metrô
Assinado em 27 de setembro, o Acordo Coletivo de Trabalho entre o SEESP e o Metrô prevê: salário normativo de R$ 1.620,00 a partir de maio último; garantia ao empregado substituto de receber o mesmo pagamento que o substituído; incentivo à educação e profissionalização. Além disso, os cargos ou funções que exijam conhecimento de engenharia deverão ser preenchidos por profissionais com essa formação e constar o registro em carteira. Serão criados uma comissão permanente para discutir pendências trabalhistas e um grupo para, no prazo de 60 dias, debater o adicional de periculosidade. A íntegra do acordo estará em breve na página www.seesp.org.br.

Aprovada proposta da Telefônica
No dia 1º de outubro, assembléia de engenheiros aprovou a proposta da Telefônica para o acordo coletivo 2001-2002. Eles terão: 5% de reajuste sobre os salários vigentes em 31 de setembro último e as parcelas de VP (vantagem pessoal). O piso será de R$ 1.690,00. Quanto ao aumento no SRE (Sistema de Resultado por Equipe),  terão no máximo 120% do salário, com pagamento no mês de julho de 2002. A PLR 2001 ficou estabelecida em 115% da remuneração, com pagamento em janeiro próximo.

Sabesp descumpre acordo
Engenheiros em assembléia, em 9 de outubro, deliberaram pelo estado de greve, entendendo que a Participação nos Lucros e Resultados é legítima e deve ser paga. A diretoria da Sabesp não foi ética, pois embora tenha acordado com os sindicatos pagar a PLR, ingressou com pedido de efeito suspensivo junto ao TST e obteve liminar para o não-cumprimento da decisão do TRT.

Ferroban em negociação no TST
Foi marcada para 17 de outubro nova audiência de conciliação e instrução, no Tribunal Superior do Trabalho, referente ao dissídio das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho 2001. Isso foi determinado pelo presidente do TST, Almir Pazzianotto, em reunião realizada no dia 4 último.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901