ENGENHEIRO XXI:

OPORTUNIDADES NA COSIPA

Nesta edição, o JE entrevistou o superintendente de Recursos Humanos da Cosipa, José Antonio Oliveira de Rezende. Ele explica como ingressar na terceira maior empresa do mercado de siderurgia, com 350 engenheiros das diversas modalidades em seu quadro, principalmente da metalurgia, mecânica, elétrica e produção.

A companhia, que fabrica 2,7 milhões de toneladas/ano de laminados de aço planos, está investindo US$ 1 bilhão para expandir sua produção para 4,5 milhões de toneladas/ano. US$ 200 milhões vão para projetos ambientais.

Como o candidato pode concorrer à vaga?
O PGRH (Plano de Gestão de Recursos Humanos) orienta todo o processo. Os recém-formados em cursos superiores devem submeter-se a um exame estruturado como o vestibular. No último, em janeiro de 2001, 2 mil candidatos concorreram a 23 vagas. A seleção sempre acontece no início do ano e os profissionais recebem informações através dos principais jornais e da Internet. É bem democrático.  

Há um programa interno de capacitação?
Sim. Os funcionários concorrem igualmente às vagas abertas, que são comunicadas por jornal interno, e também enfrentam as provas. A empresa estimula fortemente a constante especialização em todos os níveis de ensino. O autodesenvolvimento é motivado e há convênios firmados que viabilizam acesso à graduação ou extensão universitárias, cursos de inglês e outros. Com isso, muitos funcionários voltaram a estudar.  

Existem oportunidades abertas?
Neste ano, a Cosipa já contratou 136 novos funcionários. E abrirá 26 vagas para trainees nas diversas modalidades de Engenharia em 2002. Interessados podem obter mais informações no site www.cosipa.com.br.

Volta