JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 164 – 1º a 15 de março de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na foto para ampliá-la 





CAPA

FGTS: credor pode pagar a conta

Pela proposta apresentada pelo Governo, quem tem direito a mais de R$ 1 mil teria de abrir mão de até 15% do total a receber. Além de serem penalizados com um desconto injusto, o ressarcimento a esses ficaria para o final.
 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Água: o problema é falta de 
investimento e não São Pedro


OPINIÃO
Os acidentes e a negligência 
no setor elétrico paulista


CARTAS
Direito assegurado

Engenharia Clínica


REPORTAGENS
Profissionais empreendedores
Após a privatização da Cesp Tietê, funcionários assumiram sua metalúrgica e surgiu a Tietê Engenharia e Montagem. Até julho, deverão entregar projeto de R$ 3 milhões relativo à instalação de protetores flutuantes de pilar de ponte sob as rodovias SP 425 e SP 191.


Engenheiro faz parte da história 
da boemia paulistana

Atual proprietário do Filial, Ricardo Altman desistiu da Engenharia para administrar o Clube do Choro e o Vou Vivendo, no início dos anos 80. Casas lançaram novos talentos da MPB e ficaram famosas na noite da cidade.

DATA VENIA
Injustiça fiscal 

CANTEIRO

Estiagem não é culpada por eventual racionamento
Para justificar um possível racionamento de energia, o Governo responsabiliza a estiagem pela situação crítica atual. Contudo, segundo lembrou Carlos Augusto Ramos Kirchner, diretor do SEESP, as usinas hidrelétricas foram projetadas para conviver com períodos de seca e de chuva, tendo a maioria reservatórios com capacidade para armazenar milhões de metros cúbicos. Conforme ele, seus níveis estão abaixando devido à falta de investimentos necessários para evitar essa situação e ao seu uso inadequado durante os últimos anos. "Não temos a reserva de água porque ela já foi utilizada indevidamente, para gerar excedente de energia. Não foram feitas novas usinas hidrelétricas e a saída foi sobrecarregar os reservatórios."

Para Kirchner, a política de privatizações agrava esse quadro, uma vez que não são estabelecidas obrigações quanto à expansão do sistema. Ainda segundo ele, as críticas às hidrelétricas não procedem, pois se a matriz energética nacional fosse térmica, a necessidade de racionamento já teria se manifestado no ano passado.


Realinhamento de prédios em pauta
Como parte do PEE (Programa Engenheiro Empreendedor), o SEESP promoveu no dia 16 de março último, em sua sede, a palestra "Realinhamento de prédios – o caso do edifício Núncio Malzoni da cidade de Santos". O tema foi apresentado pelos engenheiros Carlos Eduardo Moreira Maffei e José Eduardo de Carvalho Pinto Filho, respectivamente responsáveis pelo projeto do renivelamento e pela execução da obra, além de Cláudio Atsushi Marukami, especialista em cálculo, e Paulo de Matos Pimenta, doutor em estrutura, que acompanharam todo o processo de recalques do Núncio Malzoni. Reportagem sobre o assunto foi publicada na edição 161 do Jornal do Engenheiro e despertou o interesse dos profissionais.


Aprovadas pautas de reivindicações dos engenheiros
Nos dias 27 e 28 de março último, foram realizadas assembléias gerais extraordinárias respectivamente na Capital (na sede do SEESP) e no Interior do Estado (nas 25 Delegacias Sindicais da entidade). Assim, foi deflagrada a Campanha Salarial 2001 dos engenheiros empregados nos setores da Indústria, Consultoria, Construção Pesada, Comércio e Agricultura, cuja data-base é 1º de maio. Os sindicatos e federações patronais representativos desses segmentos no Estado de São Paulo receberam a pauta de reivindicações 2001 da categoria, deliberada nas assembléias.

Com data-base também em 1º de maio, realizaram em março assembléias gerais extraordinárias de abertura da Campanha Salarial 2001 os engenheiros da CDHU, Dersa, Metrô, Cetesb, Sabesp e Cosipa. As pautas de reivindicações deliberadas foram protocoladas nas empresas.


Acidente na plataforma P-36: incógnita ou negligência?
O presidente da Petrobras, Henri Phillipe Reichstul, fica com a primeira hipótese. Em depoimentos nos plenários do Senado e da Câmara no dia 27 de março último, que duraram cerca de dez horas, ele considerou um mistério as explosões ocorridas na noite do dia 15 na plataforma P-36 que culminaram com seu afundamento cinco dias depois e a morte de 11 funcionários. E refutou as denúncias de negligência e irregularidades feitas por especialistas e sindicalistas, para os quais o aumento da terceirização de mão-de-obra (abrangendo 2/3 dos 175 trabalhadores no local), a falta de treinamento e especialização desse pessoal, aliada a eventuais erros no projeto seriam a principal causa do acidente. Ele informou a contratação da empresa norueguesa Det Norske Veritas para acompanhar a investigação, cuja conclusão pela comissão de sindicância está prevista para 20 de abril. Após essa data, haverá nova audiência no Senado.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br