JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 159 – 16 de dezembro de 2000 a 15 de janeiro de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


 

CAPA

DIA DO ENGENHEIRO

Durante solenidade comemorativa, o SEESP entregou o tradicional prêmio Personalidade da Tecnologia aos profissionais que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2000.

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Pragmatismo no setor elétrico


OPINIÃO
Violência e violências



CARTAS

A voz do dono
Engenheiros ampliam sua força


REPORTAGEM

Continua luta contra venda da Cesp


O SEESP mantém articulação contrária à privatização da geradora. Estudo comprova que a dívida da companhia, apresentada como justificativa para a venda, está praticamente equacionada.


ENGENHEIRO XXI
Entrevista
Cursos
CANTEIRO


Seminário Ferroviário
O Plano de Suplementação de Aposentadoria da Fundação Refer dos ferroviários da Rede Ferroviária Federal foi o tema do "Seminário Ferroviário" realizado no SEESP, em 11 de dezembro. A apresentação foi feita por Aloysio Sérgio F. de Azevedo e Almir Gaspar, respectivamente diretor-superintendente e diretor de seguridade da Fundação. Segundo Marcos Wanderley Ferreira, diretor da Delegacia Sindical do SEESP em Bauru, antes das alterações desse plano, o benefício era definido em função da idade e do valor do teto do INSS, "agora, por decorrência do saldo individual de cada um, será menor". Contudo, ele salientou que os aposentados não terão prejuízos, pois as alterações só serão aplicadas aos novos beneficiários. O evento contou com a presença de Giuseppe D’Agostino, presidente da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Santos - Jundiaí, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, presidente do SEESP, e João Paulo Dutra, diretor do Sindicato.


Benefício aos aposentados das estatais

Os empregados das estatais que estavam aposentados em dezembro de 1997 e tiveram que suspender o benefício junto ao INSS para permanecer trabalhando podem requerer o pagamento referente ao período de maio a dezembro de 1998. Isso foi determinado pela Ordem de Serviço número 20, artigo 214, do INSS. Em ordem anterior do mesmo órgão, havia sido fixado pagamento dos benefícios a partir do mês de dezembro de 1998, o que atendia decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de maio de1998, publicada em dezembro daquele ano.


TRT sentencia a Cetesb

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) julgou, em 11 de dezembro, o dissídio dos funcionários da Cetesb, em greve entre os dias 5 e 12, pelo cumprimento da sentença proferida em setembro último. A Justiça determinou que essa, referente à data-base de maio último, seja acatada imediatamente. Ficou estipulado 6% de reajuste salarial e manutenção dos benefícios. Caso contrário, o TRT sentenciou aplicação de multa diária de 5%, por funcionário, a partir da data do último julgamento, e 5% ao mês pelo não-cumprimento do estabelecido há três meses. A greve foi julgada não-abusiva, o que garante pagamento dos dias parados, e ficou assegurada estabilidade por 60 dias.


Avanços na Telefônica

A contraproposta do SEESP referente ao Banco de Horas foi aceita durante mesa de negociação com a direção da Telefônica em 13 de dezembro. Assim, a concessão de folgas ou redução de jornada serão previamente acertadas com o empregado. O acordo vale por um ano.


Consolidada parceria SEESP-Elektro

Em 12 de dezembro, 50 engenheiros participaram do seminário "Desenvolvimento Profissional", realizado na sede do SEESP, numa parceria entre a entidade e a Elektro. A atividade teve como objetivo o aprimoramento da categoria, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho. Segundo Fernando Palmezan Neto, diretor do SEESP e organizador do evento, a iniciativa inédita possibilitou a atualização dos engenheiros, referente ao novo modelo do setor elétrico brasileiro.


Guia da Contribuição Sindical

O SEESP enviará a Guia de Contribuição Sindical em forma de boleto a todos engenheiros cadastrados no Sindicato, permitindo que o pagamento seja feito com as facilidades oferecidas pela rede bancária. Atenção, o engenheiro que não recebeu a Guia 2000 deve cadastrar-se até o dia 5 de janeiro nesta página (www.seesp.org.br) ou pelo telefone (11) 3113-2620 ou fax (11) 232-2368, informando nome, endereço, telefone e número de registro no Crea-SP e do CPF. Para o ano 2001, o valor da contribuição é de R$ 47,00.


Nova direção no TRT de Campinas
A nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas, tomou posse em 7 de dezembro. O juiz Carlos Alberto Moreira Xavier assumiu a Presidência do Tribunal, substituindo Eurico Cruz Neto. A juíza Irene Araium Luz é a vice-presidente e o juiz Ernesto da Luz Pinto Dória é o corregedor regional.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva, Kleber Gutierrez. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br