ENGENHEIRO XXI

ENTREVISTA: EDUARDO PELLEGRINA

A norte-americana Motorola chegou ao Brasil em 1992 e veio para ficar. Em Jaguariúna/SP, está instalada uma das três fábricas que existem nas Américas, responsável pelo abastecimento de todos os sul-americanos. Seu faturamento previsto para 2000 é da ordem de R$ 1,8 bilhão. A manufatura abriga 2,4 mil funcionários, entre eles mais de 300 engenheiros. Outros 500 dividem-se em funções como vendas e marketing e escritórios regionais em dez importantes centros comerciais brasileiros. Para saber mais sobre a empresa e o perfil de seus profissionais, o JE entrevistou Eduardo Pellegrina, diretor de Recursos Humanos da Motorola do Brasil.

Quais os planos da Motorola?
Pretendemos triplicar nossa participação no mercado em termos de investimento, faturamento e número de funcionários. Isso consolidaria ainda mais o Brasil como pólo distribuidor de nossos produtos para toda a América do Sul.

E qual a atuação dos engenheiros nesse cenário?
Têm importantíssimo papel na corporação. Eles são responsáveis pela administração de milhões de reais investidos em tecnologia, além de atuarem no desenvolvimento de novos processos. Por isso, estão entre os mais bem-remunerados da Motorola.

Como é o processo seletivo, qual o perfil buscado e a remuneração entre os distintos níveis de engenheiros da Motorola?
A empresa possui um departamento de Relações Universitárias que garimpa estagiários entre as diferentes faculdades, propiciando debates, palestras, encontros ou até bolsas para os estudantes, preferencialmente entre os do quarto ano. Em se realizando a contratação, eles chegam como estagiários com remuneração de R$ 900,00. Após um ano e meio eles são promovidos a trainees com salário de R$ 2,1 mil. Outros 18 meses os conduzem à efetivação com proventos mensais de R$ 4 mil. Quanto ao preparo interno, nós temos instituída a Motorola University, que cuida da parte educacional, composta por sete cursos básicos, como qualidade e gerenciamento, além de outros definidos pelo próprio funcionário. No que se refere ao perfil, é imprescindível que o candidato, mesmo aquele que busca recolocação, tenha uma língua fluente e outra pelo menos mediana, muita integridade, respeito pelo indivíduo, necessidade de contínuo aprendizado e consciência de que participa de uma corporação detentora de uma dinâmica muito forte, constantemente envolvida em processos de mudança.

CURSOS

SÃO PAULO
USP – ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

Página: www.poli.usp.br
A entidade oferece pós-graduações ou especializações em 15 diferentes áreas da Engenharia, entre elas: Hidráulica e Sanitária; Naval e Oceânica; Química; Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, além de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos na Construção Civil.
As datas de inscrição variam, bem como a realização ou não de exames de qualificação, de acordo com a área de interesse. Mas as matrículas serão feitas apenas nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2001. Os cursos são todos gratuitos e com duração variável.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
UNIVAP
Tels.: (12) 347-1005 e 347-1006
Página: www.univap.br
Especialização em Engenharia Aeroespacial – duração: dois anos divididos em 16 disciplinas, com custo de R$ 250,00 cada. Inscrições a partir de 10 de janeiro de 2001.
Mestrado em Engenharia da Produção – duração: dois anos em 24 parcelas de R$ 560,00. Inscrições a partir de 10 de janeiro de 2001.

CAMPINAS
UNICAMP

Tel.: (19) 3289-1969
Página: www.fem.unicamp.br/~extensao
Especialização em Engenharia Automobilística. Duração de um ano, com custo de R$ 5.760,00 em quatro parcelas. Inscrições já abertas para duas aulas semanais às sextas-feiras e aos sábados.

SÃO CARLOS
UFSCar

Tels.: (16) 260-8245 e 260-8258
Página: www.ppgcem.ufscar.br
Mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais para atuações com Cerâmica, Metalurgia e Polímeros. Duração de três e cinco anos, respectivamente. Aulas diárias, em período integral. Cursos gratuitos, com inscrições até 19 de janeiro e exame seletivo em 26 de janeiro de 2001.

BARRETOS
FEB – Centro de Pós-Graduação

E-mail: cpg@si.feb.br
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Duração de 18 meses ou 690 horas/aula às quintas e sextas-feiras e aos sábados. Taxa de inscrição de R$ 25,00 e pagamento em 18 parcelas de R$ 250,00. Inscrições até 28 de fevereiro de 2001.

Volta