SEESP HOMENAGEIA PROFISSIONAIS 
NO DIA DO ENGENHEIRO

Realizada em grande estilo, solenidade em comemoração ao Dia do Engenheiro – 11 de Dezembro – aconteceu no dia 8 último, na sede do SEESP. Como tradicionalmente ocorre, foi entregue o prêmio Personalidade da Tecnologia àqueles que mais se destacaram em suas áreas de atuação durante o ano 2000. A novidade foi a publicação de edição especial incluindo os 13 anos da congratulação, com o objetivo de resgatar sua história. Criado em 1987, em sua 14ª versão, teve como agraciados Paulo Estevão Cruvinel (Agricultura), Ildo Luís Sauer (Energia), Neusa Monteiro de Arruda Juliano (Ensino e Pesquisa), Liliana Aufiero (Indústria), Pedro Alvaro Szasz (Transportes) e Nivaldo Santana Silva (Valorização Profissional). Os prêmios foram entregues por personalidades da tecnologia em edições anteriores e diretores das Delegacias Sindicais do SEESP. Em nome da Faculdade de Engenharia de Barretos, o presidente da subsede da entidade na cidade, Farid Carvalho Mauad, aproveitou o ensejo para homenagear Cruvinel, o qual foi aluno e docente nessa instituição. E Ildo Sauer ofereceu aos presentes exemplares de seu livro "A Privatização da Cesp – Conseqüências e Alternativas".


AMPLA PARTICIPAÇÃO

Diversas personalidades e autoridades compareceram ao evento para confraternizar-se durante coquetel e prestigiar os homenageados. Entre eles, os vereadores eleitos em São Paulo Alcides Araújo Santos, conhecido como Amazonas, e Cláudio Fonseca, além do deputado estadual Jamil Murad, todos do PCdoB; o presidente da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Cid Barbosa Lima Júnior; o diretor-secretário geral do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Washington Santos Maradona; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PPB); o gerente de Projetos do CTMSP (Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo), Silverio Crestana; o diretor de Engenharia e Obras do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ubirajara Tannuri Felix, e o assessor especial Paulo Mendonça Negrão, respectivamente representando os secretários de Estado Antônio Carlos Mendes Thame (Recursos Hídricos, Saneamento e Obras) e José Anibal (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico); a presidente do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Elisabeth Pataro Tortolano; e o professor Fuad Gattaz Sobrinho, Personalidade da Tecnologia em Informática no ano de 1999.

Em seu discurso de abertura, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, presidente do SEESP, lembrou o papel fundamental desempenhado pela categoria na economia e na qualidade de vida da sociedade brasileira. "Nada mais justo, portanto, que comemoremos o Dia do Engenheiro premiando pessoas que participam da construção da tecnologia, pensada não apenas na sua visão conceitual, mas também na sua materialização no dia-a-dia." Ainda segundo Tromboni, a premiação representa um momento de reflexão e uma oportunidade para encerrar o ano de lutas sindicais, políticas e técnicas e edificar um alicerce para o próximo. "Cada uma das personalidades premiadas, ao se manifestar, seguramente nos aponta caminhos e nos sugere como continuar a ação dessa entidade", salientou.

Vice-presidente do Sindicato e coordenador do seu Conselho Tecnológico, Sérgio Fernando Santos Gazire, afirmou ser essa "uma proposta do SEESP para o ano inicial do novo milênio: aproveitar as experiências desses luminares para que possamos, juntamente com nossos representados no Estado de São Paulo, traçar algum empreendimento concreto que vise fazer com que a engenharia sempre trabalhe no sentido de aprimorar as condições de vida da sociedade". Ressaltando a colaboração marcante dos associados, os quais enviaram sugestões de nomes a serem congratulados, ele aproveitou para agradecer a Comissão Julgadora que "tão sabiamente escolheu essas personalidades" e comprometeu-se a entrar em contato com os agraciados e os membros honorários do Conselho em 2001 para a materialização desse projeto.

Antes do encerramento da cerimônia, foi feito um minuto de silêncio em memória do engenheiro Raul Paiva dos Santos, falecido no início deste ano, inesquecível membro da diretoria da Delegacia Sindical do SEESP no Grande ABC.
PERSONALIDADES DA TECNOLOGIA 2000

PAULO ESTEVÃO CRUVINEL
AGRICULTURA

Mestre e doutor em Engenharia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), atualmente é chefe geral do CNPDIA (Centro Nacional de Pesquisas em Instrumentação Agropecuária), órgão com relevantes contribuições em biotecnologia e outras áreas. Cruvinel tem seus trabalhos reconhecidos nos Estados Unidos e na Europa, onde foi pesquisador-visitante em várias instituições, como Universidade da Califórnia, em Davis, EUA, e Abdus Salam International Center, em Trieste, Itália. Um dos pioneiros na implantação da nova tecnologia agrícola no País, foi um dos fundadores da Embrapa–CNPDIA. É personalidade destacada no cenário da Agricultura de Precisão, na Tomografia Agrícola e em uma série de outros segmentos, como o uso de Pixe (Proton Induced X-ray Fluorescence) em solos e meio ambiente. Coordena, ainda, a Comissão Nacional de Automação Agrícola e o Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP–São Carlos para Agronegócios.

ILDO LUÍS SAUER
ENERGIA

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1977, obteve o grau de mestre em Ciências em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe, em 1981, e Ph.D. em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, em 1985. Desde 1991, é professor no PIPGE/USP (Programa Interunidades de Pós-graduação em Energia da Universidade de São Paulo), lotado no Instituto de Eletrotécnica e Energia. Exerce atualmente também outras funções na docência, como as de presidente da Comissão de Pós-graduação do Programa Interunidades de Pós-graduação em Energia da USP e coordenador desse. Atua como assessor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) desde 1993. No âmbito da pesquisa, vem desenvolvendo uma série de projetos, dos quais resultaram inúmeras participações em eventos e publicações, como o livro "A Privatização da Cesp – Conseqüências e Alternativas". Tem participado ativamente dos debates acerca dos problemas setoriais da energia no Brasil.

NEUZA MONTEIRO DE A. JULIANO
ENSINO E PESQUISA

Engenheira civil formada pela Escola Politécnica da USP em 1952, é mestre e doutora em Engenharia por essa instituição, respectivamente em 1976 e 1981. Efetuou também cursos de pós-graduação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental na Poli e na Faculdade de Saúde Pública da USP. Desde 1977, é professora da Escola Politécnica da USP, na qual, a partir de 1990, passou a dedicar-se integralmente à docência e à pesquisa. Entre as obras publicadas, está o livro "Formas de Remuneração de Serviços de Água e Esgotos". Em sua vida associativa, participou da diretoria do Instituto de Engenharia/SP e da Abes/SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo), do Conselho do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária dessa última, bem como do seu Conselho Fiscal, do da Sanevale (Companhia de Saneamento do Vale do Ribeira) e, como suplente, da SBS (Companhia de Saneamento da Baixada Santista). Recebeu medalha comemorativa do centenário da criação da Poli, por relevantes serviços prestados à escola e à comunidade científica e tecnológica, e outras congratulações.

LILIANA AUFIERO
INDÚSTRIA

Engenheira civil formada pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 1967, com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas) concluída em 1970 e mestrado em Estruturas em 1977. Foi professora da Unicamp por sete anos, membro do escritório Zuccolo de Engenharia Estrutural por uma década e da Logos Engenharia por sete anos. Na Lupo desde 1986, atualmente é diretora-presidente dessa indústria têxtil nacional de meias e cuecas com 1.400 funcionários e faturamento anual de R$ 100 milhões, que conquistou o mercado norte-americano e foi premiada neste ano pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, na categoria "Novos Pólos de Exportação". Empreendedora da transformação de sua antiga sede em Shopping Center no centro de Araraquara/SP, é membro do Conselho Consultivo do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) daquela cidade.

PEDRO ÁLVARO SZASZ
TRANSPORTES

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP em 1965 e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em 1969, é especialista em transporte público, em tráfego urbano e rodoviário e em computação, no desenvolvimento de algoritmos e simuladores. Trabalhou em empresas como Metrô e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Elaborou plano de ação para a Secretaria Municipal dos Transportes em 1976, realizou estudos de viabilidade e sobre níveis de qualidade em vias de pedestres no centro de São Paulo pela CET, desenvolveu sistemas troncais de transporte público e diversos projetos em cidades no Brasil e no exterior. Desde 1988, é consultor autônomo em várias empresas e entidades governamentais, nacionais e estrangeiras.

NIVALDO SANTANA SILVA
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Deputado estadual por dois mandatos (1995-1999, com 16.215 votos, e 1999-2003, com 37.416), Nivaldo Santana é presidente da Comissão de Relações do Trabalho e membro da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo). É dirigente nacional do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e líder da bancada na Alesp. Suas prioridades no mandato são a atuação junto ao movimento sindical, a defesa de políticas públicas de emprego e valorização salarial e profissional, bem como das estatais, contra a privatização, do saneamento e meio ambiente e da população. Presidente do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) de 1988 a 1994, atualmente é diretor de base dessa entidade. Em seu currículo, constam atividades junto a centrais de trabalhadores. Desde 1978, é técnico de serviços administrativos da Sabesp.

Volta