JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 192 – 1º a 15 de julho de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Eleição para o Crea-SP registra diversas irregularidades e fica sob suspeita

A votação realizada em 3 de julho, foi marcada por diversos problemas que comprometeram a sua lisura. Como conseqüência, o candidato de oposição, Murilo Campos, retirou-se da apuração e solicitou a impugnação do pleito. O caso está agora sob investigação da Polícia Federal.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

No lugar do exercício democrático, a desmoralização

O caso da WorldCom – além da fraude

Reportagem
A evolução do saneamento em São Paulo

A história do serviço em São Paulo, instrumento fundamental de saúde pública e desenvolvimento, remonta ao século XIX. Quem conta essa longa trajetória, que ainda não atingiu seu ideal, a universalização, é o engenheiro químico Armando Fonzari Pera.

CANTEIRO

Campanha salarial
CDHU
– Assinado o Acordo Coletivo de Trabalho 2002/2003 entre a companhia e os sindicatos, incluindo o SEESP. Entre as cláusulas, estão reajuste salarial de 8% a partir de 1º de maio (data-base), garantia de que não será descontado o dia parado durante a greve ocorrida no dia 26 de junho e diversos benefícios.

Sinaenco – A Convenção Coletiva de Trabalho 2002/2003 dos engenheiros da consultoria foi firmada. Essa engloba reajuste de 8,5% a partir de 1º de maio (data-base), piso salarial da categoria de R$ 1.802,00, benefícios e garantia de reciclagem tecnológica.

Cetesb – Também foi firmado o acordo coletivo com essa empresa, com vigência de dois anos, exceto às cláusulas econômicas, de um ano. Reajuste salarial de 6,43% a partir de 1º de maio (data-base), vários benefícios e manutenção do nível de emprego em 95% de seu efetivo de pessoal estão entre os itens do acordo.

Elektro – Em assembléia no dia 2 de julho, os engenheiros aprovaram a contraproposta apresentada pela empresa, com vistas ao acordo coletivo. Essa inclui reajuste de 6,6% (data-base em 1º de junho) e piso salarial dos engenheiros de R$ 1.880,00.

CTEEP e Cesp – Aconteceram assembléias gerais extraordinárias no dia 5 de julho, visando a deliberação sobre as propostas apresentadas pelas companhias, abrangendo reajuste de 7%. Na Cesp, os engenheiros aceitaram o que foi oferecido pela empresa. Já na Cteep, eles deliberaram por continuar negociando.

SEESP participa de discussões sobre Alca
No dia 21 de junho, a Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro promoveu o seminário “São Paulo e Alca”. Realizado no Sindicato Rural da cidade, o evento contou com diversos debatedores, os quais foram unânimes em afirmar a necessidade de se assegurar a defesa dos interesses nacionais. Em sua preleção, Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP, assinalou os riscos que o acordo pode trazer à região e ao desenvolvimento do País e de suas empresas.

Em Piracicaba, também foi discutida a Alca, especificamente seus aspectos jurídicos, em evento na Universidade Metodista, no dia 25. O presidente da Delegacia do SEESP na região, Walter Antonio Becari, esteve presente. O Sindicato está representado pelo vice-presidente dessa delegacia, André Elias Neto, no Comitê Municipal de Piracicaba sobre o plebiscito nacional contra a Alca, que ocorrerá entre 1º e 7 de setembro.

Pedida nulidade da cobrança do seguro-apagão
No dia 27 de junho, o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública e liminar na Justiça pedindo a nulidade dos 29 contratos firmados pela CBEE (Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial), para o aluguel dos 58 geradores térmicos. Se for acatada a solicitação, será suspensa a cobrança do chamado seguro-apagão, que aparece nas contas de luz sob o título de ECE (Encargo de Capacidade Emergencial) e está, desde final de junho, 16,3% mais caro. Além disso, o Governo ficará livre da multa rescisória. O SEESP participou do inquérito que resultou na ação civil pública como assistente litisconsorcial.

Os dados demonstram os gastos sobrevalorizados e inúteis com a locação das usinas térmicas. Isso porque, sem gerar energia, o Governo pagará pelo aluguel dos geradores, por três anos, cerca de R$ 6,7 bilhões, quando poderia adquiri-los e instalá-los por R$ 2,6 bilhões, com vida útil aproximada de 30 anos.

Mudanças na NR-10 em pauta
No dia 18 de junho, integrantes da Comissão Tripartite, composta pelas bancadas do Governo, sindical (CGT, CUT e SEESP) e das empresas para discutir as alterações da NR-10, se reuniram na sede do SEESP. Eles debateram a proposta apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, referente à segurança e saúde no trabalho com atividade envolvendo energia elétrica, enviada para consulta pública através da Portaria nº 6, de 28 de março de 2002. Na ocasião, cinco propostas foram entregues ao representante do Governo, Jorge Santos Reis, que se comprometeu a analisá-las, na tentativa de repor no texto itens importantes referentes à segurança em serviços de instalações elétricas. Por solicitação das entidades, o prazo para consulta pública foi prorrogado por mais 90 dias, até 1º de outubro. Considerando o período dilatado, o SEESP propôs que seja realizada uma convenção no Estado de São Paulo para debater as mudanças da norma, o que foi aceito por todas as bancadas, inclusive pelo ministro do Trabalho, Paulo Jobim Filho, que já confirmou presença.

Participaram do encontro Nelson Agostinho Burille, presidente da Anest (Associação Nacional de Engenheiros de Segurança do Trabalho); Celso Atienza, vice-presidente do SEESP; Vitor Creisp, presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho; o secretário geral da CGT de São Paulo, Washington Santos (Maradona); e João José Barrico de Souza, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Entidades arrecadam medicamentos às vítimas da Palestina
Diversas instituições estão participando da campanha de solidariedade às vítimas da Palestina, organizada pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo, a ONG Shalom Salam Paz e a Confederação Médica Brasileira. O objetivo é arrecadar remédios, acessórios médicos e recursos para comprar equipamentos hospitalares. Quem quiser colaborar pode efetuar depósito de qualquer valor no Banco do Brasil, agência 3324-2, conta corrente nº 52000-4, ou efetuar doações de medicamentos ou acessórios em um dos postos de arrecadação, cujos endereços constam no site www.simesp.com.br.

Haverá ainda um show gratuito pela paz no dia 13 de julho, a partir das 10 horas, com apresentação de músicas étnicas e danças, no Parque da Luz. Detalhes no Sindicato dos Médicos pelo telefone (11) 3105-9147.

Novas opções de planos de saúde no SEESP
Desde o mês de junho, os engenheiros contam com novas opções de planos de assistência médica e odontológica graças a uma parceria com a S&R Corretora. Os planos são o Notre Dame e a Interodonto, ambos do Grupo Notre Dame Intermédica. Diversificados, eles oferecem desde serviços básicos até planos executivos, com atendimento em hospitais como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Samaritano e laboratórios como o  Fleury. O Notre Dame, integrante do grupo de empresas médicas que assiste 1,3 milhão de pessoas, oferece os planos Basic, Standard, Special, Executive I e II e Select I. O Interodonto atende mais de 1,1 milhão de conveniados. Esse, além de oferecer um plano odontológico, adota medicina preventiva. Outra possibilidade para o filiado manter a saúde bucal é a Odontoprev. A adesão é individual e custa apenas R$ 18,13 mensais.

Os associados ainda podem escolher a Unimed Paulistana, que dispõe de três planos individuais (Básico, Pleno e Master). Podem aderir titular, dependentes (cônjuge e filhos com até 24 anos) e agregados (pai, mãe, sogros e filhos maiores de 24 anos). As carências de outros planos são aproveitadas, exceto para partos e doenças preexistentes.  Utilize já o Plano de Saúde do Engenheiro, a garantia de bom atendimento, qualidade e preços atraentes. Informações (11) 3113-2633.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901