JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 185 – 16 a 31 de março de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Projeto que altera CLT pode não ser votado em março

A confirmação desse quadro é importante, inclusive para aliviar a pressão que sindicatos de trabalhadores vêm sofrendo nas negociações com o patronato.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
Mulher, sociedade e trabalho

OPINIÃO

Dia 8 de março marca luta contra a discriminação sexual

REPORTAGENS
Resfriamento evaporativo revela mercado potencial
O segmento pouquíssimo explorado no Brasil apresenta oportunidades de trabalho aos engenheiros.

Instituto visa valorização da vida no trânsito
Contribuir para uma mudança de comportamento é objetivo do IHTT. Segundo seu presidente, dos acidentes com vítima fatal, 70% ocorrem por uso de álcool e drogas.

NGENHEIRO XXI

Entrevista: Unicamp oferece especialização
em engenharia ambiental

Cursos

CANTEIRO

SEESP realiza II Congresso neste mês
Nos dias 22, 23 e 24 de março, acontece em São Pedro o II Cetic (Congresso Estadual Trabalho–Integração–Compromisso). Promovido pelo SEESP, o evento visa a discussão de planos de ação do Sindicato face à atual conjuntura. Reúne seus dirigentes estaduais e regionais e outros representantes de trabalhadores.

Espera-se repetir o êxito obtido no encontro realizado em 2001, traduzido na Carta de São Pedro, que reiterou o compromisso do SEESP de contribuir à construção de um modelo de desenvolvimento alternativo para o País.

Auxílio no combate à epidemia de dengue
O delegado regional do Trabalho de São Paulo, Antônio Funari Filho, acolhendo sugestão do doutor José Carlos Palmieri Magri, determinou que os auditores fiscais do trabalho, no exercício de suas funções, deverão também  verificar se estão sendo obedecidas as recomendações das autoridades sanitárias no controle de focos do mosquito transmissor da dengue. O procedimento deve se estender às Comissões Internas de Prevenção de Acidentes das empresas. As que não possuem Cipas deverão designar um responsável pela ação. Detectando situações irregulares, as empresas serão notificadas a eliminar o risco.

Campanha preserva Rio Itararé
No dia 24 de fevereiro último, aconteceu a 2ª Procissão Fluvial em Louvor a Nossa Senhora dos Navegantes no município de Fartura. Sessenta embarcações acompanharam a balsa com a imagem da padroeira, percorrendo 18 quilômetros pelas águas da represa dos Chavantes. Milhares de fiéis e autoridades de diversos municípios participaram do evento realizado pela Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Rio Itararé), com apoio da Prefeitura local. Na ocasião, foi lançada a campanha em prol da coleta seletiva de lixo e contra o despejo de esgoto sem tratamento na represa ou nos afluentes do rio. Conforme o presidente da Apreservita e diretor do SEESP, Laerte Mathias, um dos objetivos da associação é manter a água doce totalmente despoluída. Por isso, considera fundamental a vigilância sanitária e a implementação da coleta seletiva de lixo. “É um instrumento que estrutura o ecoturismo regional.” Segundo o prefeito de Fartura, José da Costa, já há um projeto municipal para pôr isso em prática.

Justiça determina mudança no cálculo de tarifas de energia
No dia 8 de março, a Justiça Federal em São Paulo deferiu liminar à Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público Federal, determinando que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) incorpore eventuais receitas com a venda de energia excedente pelas concessionárias na fórmula de cálculo do IRT (Índice de Reajuste Tarifário). A Aneel permitia que as distribuidoras de energia se apropriassem de lucros fantásticos com a venda de excedentes de energia no MAE (Mercado Atacadista de Energia) sem que tais receitas fossem consideradas no cálculo de reajuste tarifário de energia elétrica, implicando, assim, aumentos acima dos legalmente devidos, onerando os consumidores. Segundo Carlos Augusto Ramos Kirchner, diretor do SEESP e assistente técnico do estudo realizado pelo Ministério Público Federal, o fato de o MAE estar paralisado, com perspectivas de liquidações das operações de compra e venda de energia, beneficiará os consumidores, porque as importâncias devidas às distribuidoras pela venda de energia no MAE são significativas. “É preciso que a sociedade fique atenta ao fato de que a Aneel tem defendido e privilegiado concessionárias de energia que praticam no País o chamado capitalismo sem risco”, alerta Kirchner.

Previdência Privada em breve no Sindicato
No dia 6 de março, o Sindicato e o BB Previdência (Fundo de Pensão Banco do Brasil) firmaram protocolo de intenções à implantação de fundo de previdência complementar aos associados à entidade. O diretor do SEESP, Flávio Brizida, comemorou, lembrando que tal formalização atende não apenas aos interesses da entidade em oferecer mais esse benefício aos seus filiados, mas ao País. “É um projeto-piloto em consonância com a Lei Complementar nº 109 – que estabelece a figura do instituidor de plano de Previdência Privada –, a ser regulamentada em breve.” Segundo Luiz Alberto Costa, diretor administrativo do BB Previdência, agora se iniciará a elaboração técnica do plano que melhor atenderá aos engenheiros, e a previsão é que esteja concluído no próximo semestre. Costa ressalta que a preocupação previdenciária é relativamente nova no Brasil, mais recente ainda entre as entidades de classe, e essa é uma iniciativa pioneira. “É o primeiro protocolo que assinamos com um instituidor. Parabenizo o Sindicato por esse ato de modernidade.” O presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, reforçou o papel da entidade, que “não tem a pretensão de só reivindicar salário, mas pensa também em tecnologia, crescimento, na defesa do engenheiro e do cidadão”. O objetivo de oferecer previdência complementar vai ao encontro disso.

Ferroviários continuam na berlinda
Mais uma vez, os ferroviários foram postos em segundo plano. Enquanto aguardam o retorno ao trabalho, já que a título de licença remunerada um terço deles continuam afastados das atividades profissionais, o único fato concreto é a existência do chamado Plano de Demissão Voluntária, que só causa prejuízos ao trabalhador. Em meio a tanta turbulência, foi anunciada a criação de uma nova empresa que administrará de maneira unificada as ferrovias Ferronorte, Ferroban e Novoeste. Isso deixa claro: pensaram em tudo, menos em como garantir os direitos dos ferroviários que continuam a viver um pesadelo.

Sindicato reivindica direitos profissionais em Marília
O prefeito José Abelardo Guimarães Camarinha comprometeu-se com o SEESP a formar comissão para resolver a situação dos engenheiros lotados na Prefeitura de Marília. Alguns chegavam a receber menos que o piso para a categoria, em absoluto desrespeito à Lei
nº 4.590-A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre o salário mínimo profissional. Agora, isso deve mudar. Esse foi o resultado positivo de reunião realizada no dia 25 de fevereiro último entre o chefe do Executivo local e o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro,  com a participação de outros diretores da entidade, incluindo o presidente da Delegacia Sindical em Marília, Luiz Fernando Napoleone, secretários municipais e do vereador Roberto Monteiro. Na oportunidade, foi indicado para compor a comissão, como representante do SEESP, o diretor regional  Luiz Eduardo Nardi.

SEESP tem representante na CNPL
O presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas, Rubens Patrão, agora integra a diretoria da CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais Liberais). Ele foi eleito no dia 7 de março e representa o Sindicato naquela entidade.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901