JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 204 – 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Novo Código Civil: o que muda na vida dos engenheiros
Em vigor desde o dia 11 de janeiro, a lei traz alterações que afetam a todos os cidadãos brasileiros. Aos profissionais da área, as principais são a possibilidade de revisão de contratos e a responsabilidade objetiva da empresa.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
É hora de reformas

Veículos blindados: segurança extra ou perigo desconhecido?

Reportagens
Engenheiro químico tem espaço
em indústria farmacêutica
Para atuar nesse setor, seja na produção, distribuição ou embalagem, o profissional deve especializar-se, de forma a complementar a graduação, que oferece conhecimentos genéricos.

Quem é quem na área do trabalho
Além do ministro Jaques Wagner, outros nomes já foram confirmados oficialmente para a pasta do trabalho no Governo Lula. Além de promover reformas importantes, a equipe tem o desafio de gerar empregos. Saiba quem são essas autoridades.

Engenheiro XXI
Curso forma gestores de energia e meio ambiente

Cursos

CANTEIRO

Morte de Mega causa indignação
O SEESP lamenta a morte do engenheiro Edson Mega de Miranda e exige rigorosa apuração do seu assassinato. Ele faleceu no dia 2 de janeiro, depois de passar por uma cirurgia para conter uma lesão no cérebro causada por um tiro na cabeça no dia 30 de dezembro último, dentro do seu próprio carro, no bairro Cidade Salvador, em Jacareí.

Mega presidia a Delegacia Sindical do SEESP na cidade desde agosto de 2001, tendo marcado sua atuação em defesa da categoria nessa gestão e nas anteriores (1992-1995 e 1995-1998), onde ocupou o mesmo cargo. Com 51 anos, casado e pai de três filhos, o sindicalista era graduado engenheiro civil pela Unitau (Universidade de Taubaté) e presidia a Fundação Pró-Lar de Jacareí (órgão equivalente à Secretaria de Habitação do Município), era conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) e no dia de sua morte assumiria interinamente a presidência do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Redução de submercados de energia foi suspensa
No dia 5 de dezembro último, a 5ª Vara Civil da Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar à ação civil pública interposta pelo MPF (Ministério Público Federal) contra a decisão do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) de reduzir o número de submercados existentes no sistema elétrico brasileiro. Na decisão, o juiz Duciran Van Marsen Farena determinou a suspensão das ações para diminuição dos submercados até o julgamento.

No dia 11 de setembro, o Sindicato ingressou com representação junto ao MPF questionando a junção dos submercados de energia. O Ministério Público, na ação proposta, também contestou a competência do CNPE para deliberar sobre o assunto ao fixar, através da Resolução 6, de 21 de agosto de 2002, que o total de submercados no País passaria de quatro para dois, a partir de 1º de janeiro de 2003. Ou seja, Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

SEESP apóia evento no Interior do Estado
Ocorrerá nos dias 1º e 2 de fevereiro a III Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade de Fartura, Interior do Estado, sob a coordenação do engenheiro Laerte Mathias de Oliveira, diretor do SEESP. Está programado trajeto fluvial de aproximadamente 15 quilômetros, vigília a Nossa Senhora, missa campal, festa beneficente com apresentação da banda municipal e dança folclórica. A realização é da Apreservita (Associação pela Preservação do Vale do Itararé) e da Prefeitura local, com o apoio do SEESP.

TRT julgará ação da Emae
Acontecerá no dia 31 de janeiro, às 11h30, na 39ª Junta de Conciliação e Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho, a audiência de julgamento da ação que visa restabelecer o pagamento do adicional de periculosidade e das parcelas vencidas para os engenheiros da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.).

A expectativa do presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, e do diretor da entidade, Álvaro Martins, é que o juiz acate as reivindicações dos trabalhadores. Integram a ação o SEESP e o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. A perícia dos laudos técnicos foi realizada por Gley Rosa e Dalton E. Messa, ambos diretores do SEESP. O Tribunal fica na Avenida Rio Branco, 95.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901