Engenheiro XXI

Curso forma gestores de energia e meio ambiente

A crise energética enfrentada pelo País no final da era FHC fez com que instituições e sociedade se mobilizassem na busca por soluções para esse setor fundamental à retomada do crescimento econômico nacional.

Com esse foco, o Ipen (Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear da USP) e o Instituto Paula Souza idealizaram o curso de pós-graduação lato sensu em Energia e Meio Ambiente na Indústria, Comércio e Serviços, com 360 horas de carga e 18 meses de duração, a partir de março de 2003. O coordenador geral dos cursos de pós e do programa de Energia Nuclear e Gestão Tecnológica do Ipen, Prof. Dr. Aucyone Augusto da Silva, esclarece que o objetivo é colaborar para a formação de pessoal que atue na reestruturação do mercado brasileiro de energia. O mestre salienta que qualquer empreendimento moderno deve elaborar um planejamento que contemple a análise das variáveis consumo de energia versus impacto ambiental e ofereça alternativas.

Por isso, diferentes modalidades de captação, armazenamento e distribuição de energia serão estudadas, desde as tradicionais, como hidrelétricas e termelétricas, até eólica, solar e nuclear.

Silva lembra que o Brasil apresenta grande demanda energética e que ter pessoal devidamente preparado para fazer frente a esse potencial é de suma importância estratégica. O professor entende que as dimensões territoriais brasileiras e as diferenças geográficas e culturais permitem a aplicação de alternativas localizadas, climatizadas para cada região e suas especificidades: pequenas soluções implantadas que desafoguem o sistema como um todo.

Os interessados devem consultar o site www.ipen.br, entrar em contato pelo e-mail posceeteps@terra.com.br, telefone (11) 3327-3109 ou ainda dirigir-se à Avenida Tiradentes, 615, São Paulo/SP, até o fim de fevereiro de 2003.

Texto anterior
Próximo texto

JE 204