JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 182 – 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Clique na imagem para ampliá-la

CAPA

SEESP no Fórum Social Mundial 2002

Representando os engenheiros de São Paulo no evento, que acontece em Porto Alegre entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, a entidade proporá alternativas a problemas cruciais da atualidade.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL

O peso da moeda

OPINIÃO

Sindicato forte, delegacias fortes

REPORTAGENS

Profissional migra da engenharia à educação

Com formação em humanas e exatas, o diretor técnico da Fundação Victor Civita e editor executivo da revista “Nova Escola”, Geraldo Suzigan, garante que suas múltiplas aptidões estão presentes em seu dia-a-dia.

Sindicato oferece vagas a engenheiros pela Internet

Para participar de seleção, basta acessar a Bolsa e Balcão de Empregos do SEESP. Existente desde 1998, o serviço é resultado de uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego e tem crescido continuamente.

CANTEIRO

Reforma do setor elétrico: acertos, indefinições e distorções
A Câmara de Gestão da Crise de Energia anunciou em 9 de janeiro um total de 18 medidas para a revitalização do setor elétrico. Porém, várias delas carecem de detalhamento, o que deve ser feito até dia 25. Parte ficou de ser implantada imediatamente e as demais serão submetidas a consulta pública. Entre as primeiras, está a referente à extinção do MAE (Mercado Atacadista de Energia), na verdade apenas substituindo-o pelo MBE (Mercado Brasileiro de Energia), pois mantém o caráter especulativo do modelo; e a que diferencia a chamada energia velha (de usinas antigas, cujos custos de depreciação e amortização já foram pagos pelos consumidores) da proveniente de novos empreendimentos. Essa medida é discriminatória em relação às estatais, e acaba por privilegiar geradoras que foram privatizadas, como Cesp Paranapanema, Cesp Tietê e Gerasul, e se tornaram produtores independentes. Assim, usinas hidrelétricas construídas há mais de 30 anos, como Bariri (agora pertencente à Cesp Tietê), terão sua energia produzida considerada como “nova”, podendo seu preço de venda ser negociado pelos valores de mercado, enquanto o inverso ocorrerá, por exemplo, com a de Porto Primavera, parcialmente concluída e ainda em construção (pertencente à estatal Cesp Paraná). Nesse caso, o preço de venda de energia será fixado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), possivelmente em menos da metade dos cobrados pelas privatizadas.

De todas as medidas anunciadas, a mais extravagante é a que cria o chamado “seguro de energia”. O Governo gastará pelo menos R$ 4 bilhões para manter geradores térmicos em espera para entrar em operação somente em situações de emergência, de modo a evitar racionamentos. Em lugar de aumentar a oferta, o que provocaria a redução do preço de energia, e atendendo à pressão dos grupos empresariais investidores, cria mais um pesado ônus ao consumidor de energia.

Para o Sindicato dos Engenheiros, suspender o processo de privatização das geradoras, reestruturar o Ministério de Minas e Energia e impedir a explosão tarifária a partir de 2003 foram as principais decisões acertadas do Governo, que evitarão o caos no setor elétrico em futuro próximo. Contudo, se por um lado, ele está reconhecendo e procurando corrigir diversas falhas do atual modelo, por outro, insiste em continuar a implantá-lo, mesmo com a concepção totalmente equivocada de energia não como “serviço público essencial”, mas como “mercadoria”.

Programa Engenheiro Empreendedor
Continuam a ser realizadas no SEESP palestras e cursos em convênio com o Sebrae-SP, como parte do Programa Engenheiro Empreendedor. E a partir de março, terão início as aulas de inglês e espanhol no Sindicato para a primeira turma, de 90 minutos, duas vezes por semana após o expediente, ou de três horas aos sábados. Para associados, a mensalidade é de R$ 45,00, e a não-filiados, R$ 65,00. Inscrições e agendamento de entrevistas de avaliação, bem como informações sobre outros cursos e palestras pelo telefone (11) 3113-2640.

Negociação com a Ferroban
A empresa ainda não entregou sua contraproposta integral às reivindicações dos trabalhadores. A quarta rodada de negociações aconteceu em 14 de janeiro, quando a Ferroban pediu aos sindicatos o adiamento da próxima reunião para dia 21 (estava marcada para 16). Há indícios de mudanças no quadro de acionistas da companhia.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901