SINDICATO FORTE, DELEGACIAS FORTES

Desde a Carta de São Pedro até as festas de fim de ano, realizaram-se as posses das novas diretorias das Delegacias Sindicais do SEESP. Foram eventos marcantes, guardando cada um deles as características particulares das novas equipes e das regiões. Contudo, em geral, tiveram como constantes a presença dos engenheiros e de suas famílias, o comparecimento de autoridades locais, a concretização das boas relações da entidade em todo o Estado e o apoio e participação efetivos da direção estadual do Sindicato. Foram festas e foram mais que festas.

Uma das peculiaridades da trajetória renovadora e unitária no SEESP, desde os fins dos anos 70, tem sido o seu enraizamento como entidade verdadeiramente estadual, cumprindo o estatuto, garantindo o caráter diferenciado da categoria e defendendo a unicidade sindical. Hoje, o êxito dessa estratégia pode ser avaliado pelo dinamismo adquirido pelas delegacias, pelo número de dirigentes envolvidos e pelo rol de experiências locais que se projetaram na vida do Sindicato e dos engenheiros.

A força das delegacias conjuga o relacionamento mais íntimo do Sindicato com os associados, com as outras entidades locais, com os poderes públicos municipais, com empresas de peso e garante ao SEESP uma efetiva presença em todas as regiões de São Paulo, de acordo com suas características básicas.

A experiência das delegacias encontra poucos paralelos em outras categorias e entidades; em São Paulo, somente a Apeoesp (dos professores públicos do Estado), o Sinafresp (dos fiscais de renda) e o Sintetel (dos telefônicos) apresentam um balanço tão positivo de presença estadual efetiva, com delegacias.

Seu fortalecimento – e as festas de posse foram momentos significativos – deve ser caudatário do fortalecimento da entidade estadual como um todo, de suas instâncias formais e da Presidência. Nesse caso, para dizer as coisas claramente, a autonomia e o fortalecimento não podem querer dizer “separatismo” ou “hegemonismo” (embora não existam, longe disso, esses desvios).

Para preservar, com êxito, na estratégia criativa de renovação, o grande desafio consiste em fortalecer as delegacias fortalecendo a entidade estadual, para melhor enfrentar e resolver os problemas, representar a categoria e garantir a unidade – que é, provadamente, a menina dos olhos da experiência de mais de 20 anos dos engenheiros de São Paulo.
 

João Guilherme Vargas Neto
Assessor sindical do SEESP

Volta