SEESP OFERECE VAGAS A ENGENHEIROS PELA INTERNET

O primeiro passo em busca de uma nova colocação no mercado pode ser dado sem que o engenheiro saia de casa. Basta acessar, pela Internet, a Bolsa e Balcão de Empregos do SEESP. O serviço seleciona os profissionais, associados ou não, para vagas oferecidas por empresas credenciadas ou para prestação de serviços a pessoas jurídicas ou físicas.

Esse é um benefício à categoria resultante de convênio firmado com o Sine (Sistema Nacional de Emprego), a custo zero para candidatos e empresas. Funcionando desde junho de 1998, hoje a Bolsa de Empregos trabalha com um incremento: recebe pela Internet currículos de engenheiros de todas as modalidades e especializações da engenharia. Isso dinamizou a rotina, pois aumentou a produtividade devido à rapidez com que as empresas são atendidas.  Disponíveis no site do SEESP, as vagas são atualizadas constantemente, sendo mais procuradas as modalidades de engenharia civil, elétrica, eletrônica e mecânica. Diferentemente do que se apregoa, no caso da categoria, a idade média dos admitidos é de 40 anos.

Muitas das companhias cadastradas ocupam destaque no cenário brasileiro, chegando a estar entre as dez melhores empregadoras do País. A maioria está localizada na Capital, mas surgem oportunidades também no Interior e em outros estados. A busca por profissionais no SEESP tem aumentado continuamente e a tendência é que cresça a demanda, pois muitas das companhias que utilizam o serviço indicam-no a outras.

Segundo Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP, a perspectiva é que a Bolsa de Empregos adquira cada vez maior relevância, tendo em vista a recessão que o País atravessa e a dificuldade de se encontrar vagas para engenheiros concentradas em um único lugar. “Pretendemos dar força a esse processo, acompanhar de perto o trabalho e aumentar sua divulgação junto às empresas e aos profissionais”, afirma. Um dos meios para tanto, de acordo com ele,  será o Portenge, o Portal do Conhecimento e da Tecnologia (www.portenge.com.br), ao qual o SEESP está ligado e que deve congregar a comunidade da engenharia na Internet.

Uma equipe de profissionais recebe as vagas disponíveis e os requisitos para o seu preenchimento. É feita uma pré-seleção pelo sistema e depois uma pesquisa manual que analisa um a um os currículos. Os que se enquadram na solicitação são encaminhados à empresa. 
 

Passo a passo
Para integrar esse sistema, o engenheiro deve preencher formulário disponível neste site, no link “Apoio à Carreira”, em que há também dicas para se elaborar um bom currículo e as vagas disponíveis. Depois, é preciso mandar o anexado em arquivo texto para o correio eletrônico emprego@seesp.org.br. Quem não tem acesso à Internet pode encaminhar pelo correio (Rua Genebra, 25, CEP 01316-901 – São Paulo – SP) ou entregar pessoalmente no SEESP, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Daí, basta aguardar contato telefônico para receber o número do cadastro. Os empregadores precisam solicitar formulário de cadastro de empresa e vaga, preenchê-lo e enviá-lo pelo e-mail acima. Informações pelo telefone (11) 3113-2670.

Volta