JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 165 – 16 a 30 de abril de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na foto para ampliá-la 





CAPA

PAIRAM DÚVIDAS SOBRE 
SEGURANÇA DA PETROBRÁS


Após uma sucessão de graves acidentes, sobram indagações sobre o tipo de gerenciamento que a companhia vem recebendo e a que riscos pode ainda estar exposta. Os mais incisivos vêem até hipótese de sabotagem.
 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Há diversas alternativas à Alca


OPINIÃO
Venda da Cesp – escuridão à vista


CARTAS
Saneamento em risco


REPORTAGENS

Engenharia na previsão meteorológica
A tecnologia garante análise mais segura sobre como ficará o tempo ao longo do dia, trabalho feito no Estado de São Paulo principalmente pelo Ipmet. O resultado é assegurado pela utilização de equações matemáticas que procuram reproduzir o comportamento da atmosfera.


Trabalhadores ao menos 
participam dos resultados

PLR surgiu na esteira da abertura de mercado em 1992 e sofisticou-se desde então. Todavia, embora represente ganhos aos empregados, são raras as companhias que distribuem lucros.


ENGENHEIRO XXI
SEESP e Sebrae: parceria de sucesso

Cursos

CANTEIRO

ITAMAR VISITA SEESP E FALA SOBRE SETOR ENERGÉTICO
Está programada para o dia 26, às 19 horas, a conferência "Privatização do Setor Energético", que será proferida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Itamar Franco. O evento, promovido pelo SEESP, acontece na Assembléia Legislativa de São Paulo, no auditório Franco Montoro. No mesmo dia, às 17h30, Itamar, em visita ao Sindicato, participará de reunião sobre o mesmo assunto com a diretoria da entidade.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade civil e promover a mobilização contra a entrega do controle total do setor à iniciativa privada. Serviço público essencial e fator fundamental de desenvolvimento, o fornecimento de energia deve ser assegurado e estar acima dos interesses comerciais.


PLENÁRIO DE CONSELHEIROS NO CREA
O Crea-SP está consultando, por carta, os profissionais ligados a mais de uma entidade para saber qual delas deverá representá-los junto ao Conselho. A consulta visa a composição do Plenário de Conselheiros, cujas vagas são proporcionais ao número de filiados a cada uma. O SEESP, frente à necessidade de tornar sua representação mais justa e adequada ao número de seus associados, solicita aos engenheiros que optem pelo Sindicato em tal escolha. Em breve, será encaminhada carta-resposta à categoria com esse objetivo. Não deixe de colocá-la no correio, dê seu voto de confiança ao SEESP.


SECRETÁRIO DEBATERÁ PRIVATIZAÇÃO DA CESP
Em 17 de abril, às 18 horas, o secretário de Energia do Estado, Mauro Arce, participará do debate "Privatização da Cesp-Paraná", promovido pelo SEESP. O evento acontecerá na sede da entidade.


SABESP DISCUTE REIVINDICAÇÕE DOS ENGENHEIROS
Reunião no dia 6 último na Sabesp com o diretor de Gestão de Assuntos Corporativos, Sérgio Pinto Parreira, marcou o início das discussões das reivindicações dos engenheiros da companhia, oficializando assim o processo de negociação da Campanha Salarial 2001.


DEFININDO PAUTA DAS ENERGÉTICAS

Com data-base em 1º de junho, os engenheiros da Comgás aprovaram a pauta de reivindicações, visando o início das negociações coletivas de trabalho. Com o mesmo objetivo, no dia 16, estarão ocorrendo assembléias dos engenheiros da Cesp, CTEEP/EPTE, CGEEP, CGEET e da Elektro.


ELEIÇÕES NO SEESP

Em assembléia geral extraordinária realizada em 27 de março último, foi eleita a comissão que será responsável por todo o processo eleitoral do SEESP, cuja diretoria renova-se neste ano. Os componentes são Fernando Gomes da Silva (presidente), Alfredo Nocera, Cazuo Matsuda, Leo Kawabe e Luiz Fernando Beraldo Guimarães.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br