JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP
enviada aos seus associados

Edição JE 207 – 16 a 31 de março de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Brasileiro apresenta tecnologia que considera contexto e ser humano
A novidade, que é resultado de 28 anos de pesquisas em diversas áreas, permite soluções personalizadas, baseadas na modelagem do problema, conforme a realidade de cada um.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
Os senhores da guerra

Financiamento habitacional

ReportageNS
Ensino de engenharia nasce voltado ao progresso
Tal história está ligada à criação da Escola Politécnica da USP. Seu fundador, o engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, visava formar profissionais não para cuidar de rotinas, mas para projetar coisas novas.

Os pequenos, auxiliados pela técnica, contra a fome
Assessoria especializada propicia maior produtividade e escolhas acertadas. Juntamente com recursos, essa assistência é fundamental para garantir produção de alimentos no Brasil.

CANTEIRO

Sindicato participa de discussão da revisão tarifária de energia da CPFL em Campinas
Em audiência pública sobre o tema, realizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no dia 7 de março, nas dependências do Sesc Campinas, o órgão regulador defendeu um aumento de 18,7% na tarifa de energia elétrica da CPFL a partir de abril. De acordo com seus cálculos, a companhia terá que reduzir seus gastos de R$ 470 milhões para R$ 320 milhões. A Aneel não reconhece em suas estimativas alguns custos apresentados pela empresa, como PLR e gratificação de férias. A CPFL pediu aumento de 31%, alegando que, caso esse índice não seja aplicado, poderá alterar a qualidade de seus serviços ou benefícios.

Presente ao evento, o Sindicato constatou a ínfima presença dos maiores interessados no assunto – os consumidores –, a quem qualquer decisão pesará no bolso. “O que se viu nessa audiência foi um grande lobby por parte das concessionárias de energia elétrica e também por um grande número de empresas de consultoria, que prestam serviços tanto para a Aneel como para essas companhias”, relatou Luiz Carlos de Souza, diretor adjunto da Delegacia do SEESP em Campinas.

O Sindicato propõe que a agência reveja a metodologia de audiências públicas, para garantir maior participação da sociedade e dos sindicatos, bem como promova amplo debate sobre o modelo adotado pela Aneel para a CPFL, o qual está equivocado, pois não contempla vários postos ocupados pela engenharia na empresa.

CPFL descumpre decisão da Justiça
Conforme determinação do TST (Tribunal Superior do Trabalho), a companhia deveria ter aplicado, em fevereiro último, o reajuste sobre os salários de 6%, bem como efetuado o pagamento das diferenças retroativas a 1º de maio de 2001. Como a CPFL não fez o repasse, não restou outra alternativa ao SEESP senão ajuizar ação para que a empresa cumpra a decisão da Justiça.

Engenheiros e arquitetos vão aos bairros em Sorocaba
No dia 8 de março, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba realizou visita técnica em seu ônibus-escritório aos bairros Brigadeiro Tobias e Jardim Conceição. A iniciativa faz parte do programa “Engenheiros e Arquitetos vão aos bairros”, que conta com a participação de diretores e associados voluntários da entidade, bem como de estagiários. O serviço é gratuito e visa orientar os moradores sobre como solucionar problemas técnicos relativos à sua habitação e dar dicas que melhorem sua qualidade de vida.

Delegados sindicais do SEESP na CPTM
Eleitos em 28 de fevereiro, foram empossados no mesmo dia os delegados sindicais do SEESP na CPTM, titulares e suplentes, com mandato até agosto de 2004. São eles: Augusto Cesar Learth Cunha, Dimar Bérgamo, Luiz Roberto de Oliveira, Marcos Oliveira Bacellar do Carmo, Wilians Ferraz de Araújo, Francisco de Assis Heimbeck, Veltan E. Martinelli Jr. e Edson Caris Lacerda.

Ganhador do prêmio Personalidade da Tecnologia em 2002 assume cargo na Camex
Agraciado pelo SEESP na categoria Competitividade e Comércio Exterior, Mário Mugnaini Junior assumiu no início deste mês a Secretaria Executiva da Camex (Câmara de Comércio Exterior). Engenheiro industrial químico, ele ocupou o cargo de diretor executivo na Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias de São Paulo). Mugnaini foi ainda delegado da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) junto ao Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul e vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), onde é o diretor de relações internacionais.

O engenheiro liderou diversas missões internacionais de promoção e negociação. Participou ainda de vários seminários sobre comércio exterior. Mugnaini não é o único agraciado pelo SEESP a ocupar cargo junto ao Governo. Entre os que também receberam o prêmio Personalidade da Tecnologia, em suas respectivas áreas de atuação, estão o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o diretor de gás e energia da Petrobrás, Ildo Sauer.

Data-base em 1º de maio
Nesta segunda quinzena de março estavam marcadas assembléias gerais extraordinárias para definição da pauta de reivindicações da categoria em diversas empresas e setores cuja data-base é 1º de maio. Entre os dias 17 e 21, ocorreriam em todo o Estado de São Paulo as assembléias dos engenheiros da indústria, agricultura, comércio, consultoria e construção civil.

No dia 18, seria a vez dos profissionais da SPTrans definirem suas reivindicações nessa campanha salarial. Na Cetesb, isso aconteceria no dia 18 em Taubaté e 20 em São Paulo. Já na Sabesp, a data prevista é 25 de março, com vistas às negociações que resultarão no acordo coletivo de trabalho.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901