JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 166 – 1º a 15 de maio  de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na foto para ampliá-la 


CAPA

Itamar quer Cemig em leilão da Cesp
Em ato contra a privatização da geradora, o governador mineiro criticou o processo em andamento e disse que entrará com ações na Justiça para revertê-lo. O edital de venda tem diversas falhas, como proibir a participação de estatais brasileiras no leilão e não garantir a expansão da oferta de energia.
 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Primeiro de Maio com 
luz no túnel sindical


OPINIÃO
Acidentes e negligência continuam sem respostas


CARTAS

Venda da Cesp

Engenharia Clínica



REPORTAGENS
Engenheiro apaixonado por 
teatro torna-se ator

Roberto Aureliano Rocha definiu mudança de vida após aderir a PDV (Plano de Demissão Incentivada) lançado pelo Metrô, onde trabalhava havia oito anos. Embora em área distinta, ele garante que sua formação em Engenharia o ajuda especialmente a ter disciplina e método.

Bolsa de Empregos aumenta 
chance de recolocação

Funcionando nas instalações do SEESP, o serviço gratuito oferece endereço certo e eficaz para quem é da área encurtar sua trajetória nessa busca.


DATA VENIA
FGTS

CANTEIRO

Aesabesp discute PL sobre saneamento
Em reunião no dia 25 de abril último, o Conselho Deliberativo da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) discutiu o projeto de lei nº 4.147/01 da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República. Enviado ao Congresso Nacional em 20 de março último, institui diretrizes nacionais para o saneamento básico, entre as quais retira a titularidade sobre esse serviço da maioria dos municípios. A entidade entende que tal mudança facilita a privatização no setor e manifesta sua oposição a qualquer ação nesse sentido. Portanto, deliberou enviar suas considerações a parlamentares, de modo que promovam alterações no projeto de lei em questão. Entre elas, a garantia de gestão associada, com a participação dos estados, municípios e sociedade civil, nas regiões onde os serviços de saneamento forem de interesse comum; e a regulação e fiscalização pelos estados e municípios em caráter obrigatório, uma vez que pelo PL muitas das atribuições desses passariam a ser da ANA (Agência Nacional de Águas), extrapolando suas responsabilidades.


Eleição SEESP será totalmente informatizada
Acompanhando os avanços tecnológicos, especialmente por representar categoria cujo papel é fundamental nesse processo, o SEESP terá pleito completamente eletrônico para renovação da sua Diretoria neste ano. Os associados quites com suas mensalidades podem votar, via Internet, de 19 a 28 de junho, ou exclusivamente no último dia da eleição em urna eletrônica, na sede do Sindicato (Rua Genebra, 25, Bela Vista, Capital/SP). Quem optar pelo sistema por correspondência receberá instruções em seu domicílio sobre como proceder, em tempo hábil. A próxima gestão se inicia neste ano e vai até 2004.


Imposto de Renda
O SEESP aguarda o despacho de juiz sobre a concessão ou não de liminar determinando a imediata correção da tabela do Imposto de Renda. Tal pedido integra a ação civil pública impetrada pelo Sindicato no ano passado, visando defender os interesses de seus associados, em que é requisitada a atualização dos índices utilizados. Como isso não acontece desde 1996, gera injustiça fiscal, pois muitas pessoas que estariam isentas passaram a contribuir e outras foram para a faixa superior a 15%. O processo está em trâmite na 5ª Vara da Justiça Federal.


Plenário de Conselheiros no Crea
O SEESP enviou cartas-respostas aos seus associados solicitando que escolham o Sindicato para representá-los junto ao Crea-SP. O objetivo com isso é estabelecer a proporcionalidade no Plenário dos Conselheiros de maneira justa e adequada, de acordo com o número de filiados de cada entidade. Sua participação é fundamental para se alcançar esse resultado. Portanto, não deixe de remeter pelo correio a consulta para o SEESP e dar seu voto de confiança.


Campanha salarial

ENERGÉTICAS
Os engenheiros da Cesp, CTEEP/EPTE, Duke Energy, Elektro e Tietê aprovaram, em assembléias no dia 16 de abril, as pautas de reivindicações relativas à Campanha Salarial 2001, que já foram protocoladas nas empresas.

SINAENCO

No dia 18 de abril, ocorreu a primeira reunião de negociação entre o SEESP e o Sinaenco com base na pauta de reivindicações dos engenheiros que atuam em empresas de consultoria no Estado de São Paulo. Nessa primeira rodada, o destaque foi para os itens econômicos, como reajuste salarial com base na inflação, aumento real e a implantação da Participação nos Lucros e Resultados no setor. Estava marcada assembléia geral das companhias no dia 3 de maio para definição de contraproposta patronal, a ser apresentada ao SEESP na segunda reunião de negociação, programada para dia 8.

FIESP

Aconteceu a primeira reunião de negociação no dia 26 de abril último. A próxima estava agendada para 3 de maio.

FERROBAN

Em reunião de negociação no dia 23 de abril último a empresa reafirmou compromisso de assinar acordo coletivo parcial incluindo os itens consensuados e aprovados em assembléia pelos engenheiros. Além disso, apresentou proposta de alteração da cláusula 4.49, relativa à estabilidade dos profissionais provenientes da antiga Fepasa, o que foi rejeitado pela categoria. Na visão do SEESP, essa não pode ser modificada, uma vez que as indenizações previstas em caso de demissão dos trabalhadores abrangidos pela 4.49 foram incorporadas às negociações na venda daquela companhia. Ou seja, ao adquiri-la, a Ferroban obteve descontos em função da sua existência. Proposta final da empresa seria apresentada na próxima reunião, em 2 de maio.

CPTM

O SEESP aguarda agendamento de reunião com a empresa para acerto de detalhes à assinatura do acordo coletivo 2001.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br