JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 151 – 16 a 31 de agosto de 2000 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Encontro de Ibitinga discute
perspectivas para autônomos

OPINIÃO
Transgênicos: biossegurança e cidadania

CARTAS
Empreendedor

REPORTAGENS

Cietec abrigará mais 119 empresas
Quem tem um projeto inovador, mas precisa de suporte técnico e empresarial, pode participar do processo de seleção do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas.

Competência rio abaixo
Para engenheiros, redução de pessoal e saída de técnicos experientes da Petrobrás são causa de desastres ecológicos. Acidente da CPTM também pode indicar sistema de segurança precário e não mero erro de maquinista.

Eleições municipais
No dia 3 último, participou do Fórum de Debates "A Engenharia e a Cidade", promovido pelo SEESP, o candidato a prefeito de São Paulo, senador Romeu Tuma (PFL). Na oportunidade, ele assegurou que trabalhará com engenheiros na gestão da cidade.

Engenheiro XXI

Cursos e eventos –
Conheça alguns dos cursos de atualização e especialização oferecidos por esse programa e acompanhe datas e locais de eventos de interesse da categoria.

Entrevista – O deputado federal e candidato a vice-prefeito da Capital pelo PSB, Emerson Kapaz, falou ao JE On Line sobre a importância da atualização profissional.
CANTEIRO

Adicional no Metrô e na Paranapanema
Em reunião realizada no SEESP no dia 7 último, os engenheiros do Metrô decidiram solicitar a suspensão do corte do adicional de periculosidade elétrica, conforme anunciado em comunicado da empresa. Pelo documento, diversos cargos perderiam o benefício relativo a riscos elétricos a partir de 1º de agosto. Reiteraram ainda a reivindicação do Sindicato de que fossem encaminhados à entidade até 14 de agosto o laudo técnico sobre o assunto, assim como cópias da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos peritos que o elaboram e a lista dos empregados abrangidos pela medida. Novas reuniões determinariam que outras providências seriam tomadas, inclusive avaliando-se a necessidade de intervenção da DRT (Delegacia Regional do Trabalho). O objetivo do SEESP é tentar regularizar a aplicação do adicional aos engenheiros enquadrados na Lei nº 7.369, de 20/9/85, e no Decreto nº 93.412, de 14/10/86.

No dia 10 último, o SEESP participou de reunião com diretores da Duke Energy International — Geração Paranapanema, na cidade de Xavantes, visando a revisão do processo de corte do pagamento do adicional de periculosidade dos engenheiros. O Sindicato solicitou que os laudos sejam feitos individualmente, com a sua participação e a garantia de que os membros da categoria envolvidos sejam ouvidos.

Convênio com Sebrae

O SEESP firmou convênio com o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) com o objetivo de informar e treinar profissionais liberais e pequenos empresários a administrarem e gerenciar seus empreendimentos, de maneira a lhes garantir maiores possibilidades de sucesso. Com isso, a partir de 21 de agosto terão início no Sindicato novas turmas do curso "Formação de Empreendedores", oferecido gratuitamente, com carga horária de 16 horas. Coordenado pelo Sebrae, o curso é pré-requisito básico para o acesso às linhas de crédito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que fazem parte do Programa Brasil Empreendedor. Inscrições pelo telefone (11) 3113-2640 ou nesta página. Maiores informações podem ser obtidas junto ao gestor do convênio, eng. Esdras Magalhães dos Santos Filho, pelo telefone (11) 3113-2610.

A vida acima da dívida
Com esse mote, diversas organizações não-governamentais preparam um plebiscito, a se realizar de 2 a 7 de setembro, para que a população possa se manifestar contrária ou favorável ao pagamento da dívida externa. A campanha faz parte do Jubileu 2000, lançado pelo papa João Paulo II, há dois anos, pregando o perdão das dívidas dos países pobres. Organizada em 14 estados, espera-se a participação de milhões de brasileiros, que terão a oportunidade de afirmar que tipo de país desejam: soberano ou submisso ao capital financeiro.
Informações: www.jubileu2000.org.br.

Diretores do SEESP nas CAFs

Por indicação do SEESP, dois diretores da entidade, Maurício Michel Maluf (2º tesoureiro da Delegacia Sindical em Sorocaba) e Dalton Edson Messa (2º vice-presidente da Delegacia Sindical no Grande ABC), estão participando das CAFs (Comissões de Acompanhamento e Fiscalização de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo), como representantes da sociedade civil. Foram designados pelo secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Michael Paul Zeitlin, para ocupar respectivamente as vagas de titular na CAF Rodovia das Colinas e de suplente na CAF Ecovias.

Concorra a uma viagem à Bolonha

Uma viagem à Bolonha, na Itália, será o prêmio do concurso promovido pela Asseag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos). Serão selecionados dois temas: "Projetos da Nova Sede da Asseag" e "Projeto Livre de Arquitetura". Inscrições até o dia 4 de setembro. Informações (11) 9984-0959.

Direitos assegurados na CPFL

Na CPFL, 1.192 funcionários aderiram ao PDV (Plano de Demissão Voluntária), entre esses 72 engenheiros. As homologações que haviam sido suspensas foram retomadas no dia 1º último e estão em curso na Delegacia Sindical do SEESP em Campinas. A companhia aceitou a colocação de ressalvas no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, exigência que garantiu os direitos trabalhistas dos engenheiros que já haviam assinado o "Termo de Transação para Rescisão de Contrato", distribuído pela CPFL quando da assinatura do PDV. Tal documento retirava a possibilidade de os profissionais entrarem na Justiça com qualquer tipo de reclamação contra a empresa, como cálculos do aviso prévio, 13º salário e férias.

União Pan-Americana de Engenheiros

Nos próximos quatro anos, estará sediada no Brasil a Upadi (União Pan-Americana de Engenheiros), entidade que reúne 2 milhões de engenheiros das Américas. A decisão foi tomada em abril último em reunião da entidade em Cochabamba, na Bolívia. Essa conquista aconteceu após trabalho desenvolvido pela Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros), defendendo a promoção do desenvolvimento da Engenharia pan-americana. Cláudio Amaury Dall’Acqua, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, foi indicado pela Febrae para estar à frente da Upadi no quadriênio 2000-2004. A eleição acontecerá no final deste mês.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais,  Fernando Bueno. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Edição: 16 a 30 de agosto 2000. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901