TUMA DIZ QUE TRABALHARÁ COM 
ENGENHEIROS PARA REABILITAR CAPITAL

Candidato à Prefeitura do Município de São Paulo, o senador Romeu Tuma (PFL) participou em 3 de agosto do Fórum de Debates "A Engenharia e a Cidade", promovido pelo SEESP. O evento já contou com a presença dos também prefeituráveis Marta Suplicy (PT), Luiza Erundina (PSB) e Geraldo Alckmin (PSDB) e, no próximo dia 30, recebe o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB).

Tuma deu início à sua palestra ressaltando a importância dos engenheiros em todas as áreas de atuação da Prefeitura e assegurou que, se eleito, trabalhará com esses profissionais na busca de soluções para os diversos problemas da cidade, como áreas de risco, enchentes, poluição ambiental, recolhimento e destino do lixo e trânsito. Para esse último, uma idéia é colaborar com o Governo do Estado para dar prosseguimento ao Rodoanel. "Se conseguirmos tirar o trânsito pesado da cidade, vamos melhorar o fluxo." Para reduzir a poluição, o senador pretende se inspirar na experiência da cidade de Curitiba, onde adiciona-se álcool ao óleo diesel, o que torna o ônibus menos agressivo ao meio ambiente, além de ter menor custo operacional.

Nessa linha, outra proposta é a criação de um Programa de Engenharia para reaproveitar os prédios que estão praticamente abandonados no centro velho da Capital. A idéia é transformá-los em edifícios residenciais, comerciais ou mistos. "Isso fará com que as pessoas possam ir a pé ao trabalho, economizando e reduzindo a demanda por transporte coletivo. E não precisamos de dez ou 20 anos para implantar, porque os prédios são de primeira qualidade."


Abacaxis
Ele lembrou as dificuldades financeiras da Capital, que tem uma dívida de R$ 10,5 bilhões, e afirmou que pretende apenas dar continuidade às obras em andamento, recalculando, contudo, o valor contratado. "Se não conseguirmos renegociar com as empresas, vamos discutir na Justiça", garantiu.

O senador também apontou problemas com perda de receita, devido à transferência de empresas para municípios próximos que oferecem alíquotas menores de ISS (Imposto Sobre Serviços). "Para mudar isso, vamos rever a política tributária do Município."

Além do problema financeiro, Tuma afirmou que, ainda no início do mandato, tratará de dois temas candentes na Cidade: perueiros e camelôs. Para os primeiros, a idéia é a interligação com o transporte coletivo oficial, nas regiões que não oferecem o serviço a contento. Para os comerciantes informais, o plano é "cadastrar os honestos, dando-lhes infra-estrutura para trabalhar e excluir o explorador, o bandido que se infiltra".

Outro nó a desatar e grande tema da atual campanha eleitoral é a violência urbana. "Vamos ter que dar segurança e devolver as praças ao cidadão. Isso auxiliará inclusive no trabalho de revitalização do centro da Cidade, importante até para o turismo." Segundo Tuma, o Município pode colaborar efetivamente com o Sistema Estadual de Segurança e uma das formas possíveis é fiscalizando os desmanches que são alimentadores do roubo de veículos, assim como os receptadores de outras mercadorias, como remédios. "Descobriu que comercializa produto roubado, cassa o alvará e fecha o estabelecimento. Esse é o poder de polícia do Município, pois é ele que impede o funcionamento de empresas ilegais." Alternativa ainda é investir na guarda municipal, que terá uma academia própria para preparar esse policial e habilitá-lo a dar atendimento às escolas e a lutar contra o tráfico de drogas.

Volta