Editorial

Coesão garante fortalecimento

O SEESP completou, em 21 de setembro último, 69 anos de existência, nos quais experimentou impressionante crescimento (veja matéria na página 5). De uma entidade assistencialista e nascida com propósitos eminentemente corporativistas, tornou-se o legítimo representante da categoria no Estado e assumiu efetivamente seu papel de sindicato-cidadão, participando ativamente da vida do País.

Diversos fatores contribuíram para essa evolução, que, temos confiança, continuará se dando no decorrer das próximas décadas. Contudo, um ponto é fundamental: a coesão dos engenheiros do Estado de São Paulo. O fortalecimento do SEESP deve-se, sem sombra de dúvida, à disposição da categoria de ter uma entidade que fosse digna da sua expressão na sociedade. A estrutura sobre a qual o Sindicato se sustenta são as suas bases, que se articulam por intermédio dos dirigentes e delegados sindicais. São os muitos milhares de profissionais espalhados pelo Estado de São Paulo, atuando nas mais diversas modalidades e setores da economia, que determinam os rumos da entidade. Essa massa crítica deve ser, e tem sido, a bússola a guiar nossa jornada ao longo da história. É ela que nos dá certeza de seguir pela vereda correta, ainda que mudanças de rota sejam necessárias.

Assim, o esforço contínuo da direção da entidade deve ser captar as expectativas dos engenheiros para transformá-las, na medida do possível, em ação. Para tanto, é preciso que se mantenham abertos canais eficientes de comunicação, que são diversos. E, sem dúvida, são extremamente  importantes os encontros pessoais, em que todos temos a oportunidade de expor nossos pontos de vista e debatê-los.

Recentemente, vários diretores do SEESP estiveram em Cabreúva e Bom Jardim para conversar, numa reunião aberta, com a categoria. Tal contato se mostrou extremamente produtivo e demonstrou a importância de iniciativas como essa como estímulo à discussão democrática. Assim, atividades do tipo devem ser multiplicadas, tanto quanto possível.

É preciso que estejamos cada vez mais próximos e unidos para garantir que teremos sempre a mesma capacidade de luta e ação que nos propiciou o sucesso desses 69 anos. Isso é ainda mais verdade em tempos de crise e dificuldades como os de hoje. Assim, sigamos coesos e fortes.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Texto anterior
Próximo texto

JE 220