JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP 
enviada aos seus associados

Edição JE 209 – 16 a 30 de abril de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

Seminário abre campanhas salariais 2003
Durante evento no SEESP, especialistas apresentaram a conjuntura econômica atual. Apesar da tendência de queda da inflação, a situação não é, necessariamente, tranqüila ao sindicato que vai negociar.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
Crime organizado, vergonha nacional


Opinião
Venezuela acelerada


ReportageNS
Do azeite de baleia à mágica da luz elétrica
A iluminação pública da Capital teve início em 1825, com cinco lampiões a óleo. O crescimento do serviço no início do século foi marcado por uma disputa que tinha sotaque inglês.

CANTEIRO

Encontro na Cetesb
No dia 11 de abril, os diretores do SEESP e da Cetesb estiveram reunidos para apreciação da pauta de reivindicações da categoria. Protocolada na companhia no dia 24 de março, essa inclui somente cláusulas econômicas – as sociais têm vigência de dois anos (até 2004). Entre os itens que a integram estão reajuste salarial de acordo com o ICV-Dieese, bem como aumento real de 5%, extensivos aos benefícios. Aguarda-se o início das negociações.


SEESP reúne-se com diretores da Cesp/Emae
Vários temas de interesse dos engenheiros dessas empresas, cuja gestão passou a ser compartilhada, foram discutidos no dia 29 de janeiro entre os diretores do SEESP e o presidente da Cesp/Emae, Guilherme Augusto Cirne Toledo, com a participação de seu diretor administrativo Carlos Eduardo França e assessores. O Sindicato apontou, em especial, a necessidade de atualizar e uniformizar o valor de reembolso de despesas com o uso de veículo particular a serviço. Em atendimento à sugestão do SEESP, as empresas fixaram em 1º de abril a taxa única em R$ 0,55/km (custo utilizado pela CTEEP).


Vitória dos engenheiros na CPFL
A Justiça deu ganho de causa em ação movida pelo SEESP que pleiteava o pagamento do adicional de periculosidade sobre o total da remuneração dos profissionais da categoria, e não apenas sobre o salário base. A empresa entrou com recurso, negado no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, cuja decisão foi mantida pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) no dia 18 de março. Assim, a CPFL foi intimada a cumprir a determinação aos engenheiros que ainda trabalham na companhia.

Têm direito às diferenças entre os valores pagos pela empresa e os devidos, conforme decisão judicial, os profissionais que passaram a receber o adicional de periculosidade a partir de agosto de 1989 e eram sindicalizados em agosto de 1994 – data em que o SEESP ingressou com a ação. Nesse caso, o cálculo dos retroativos será apurado por meio de perícia no processo em andamento na Justiça do Trabalho. Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas na Delegacia Sindical do SEESP em Campinas, pelo telefone (19) 3251-8455.


Eleição na Apreservita
Em Assembléia Geral Ordinária da Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Itararé), realizada no dia 5 de abril em Fartura, interior do Estado de São Paulo, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do SEESP e então presidente daquela entidade, foi reeleito para o biênio 2003/2005, por unanimidade. Além do pleito, na oportunidade foi doada a renda da procissão fluvial ocorrida em fevereiro para a Casa dos Menores de Fartura e Vicentinos.


Comunicação sindical na Baixada Santista
Aos interessados em obter informações da atuação do movimento sindical na região, bem como conhecer a opinião de dirigentes das entidades representantes dos trabalhadores acerca de temas atuais, a opção é acessar o portal intitulado “Centro Santista de Comunicação Sindical” (www.cscs.jor.br). A iniciativa é do jornalista Joaquim Diniz e tem a colaboração de diversas entidades, entre elas o SEESP, por intermédio de sua Delegacia Sindical na Baixada Santista.


IE tem novo presidente
O engenheiro civil Eduardo Ferreira Lafraia assumiu o cargo no dia 31 de março e estará à frente do Instituto de Engenharia até 2004. Sócio-gerente da Construtora Elecon desde 1981, ele foi eleito com 57% dos votos em pleito realizado no dia 27 daquele mês e é o trigésimo nono presidente da entidade, na qual já exerceu diversas funções. Além dele, foram empossados os cinco vice-presidentes e outros membros da diretoria, bem como dos conselhos fiscal e deliberativo.


Jacareí homenageia engenheiro Mega
No dia 25 de abril, às 20 horas, será realizada pelos profissionais da categoria homenagem póstuma ao engenheiro Edson Mega de Miranda. Na data, haverá solenidade de descerramento de placa do salão nobre da Aeaj (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jacareí), que receberá o seu nome. O evento acontece na Av. Pensilvânia, 531, Jardim Flórida, Jacareí/SP.

Mega faleceu aos 51 anos, em 2 de janeiro último, três dias após ter levado um tiro na cabeça. As circunstâncias de sua morte ainda não foram esclarecidas. Ele presidia a Delegacia Sindical do SEESP na cidade e estava à frente também da Fundação Pró-Lar do município – órgão equivalente à Secretaria da Habitação. Ele marcou sua atuação em defesa da categoria, que, segundo sua própria definição, “consegue transformar sonhos e projetos em realidade”. Proclamava seu orgulho por pertencer a esse grupo e sua satisfação em “deixar para Jacareí um significativo volume de obras, desempenhando o papel do engenheiro, que é o de produzir o bem-estar da comunidade”.


Conferência das Cidades é lançada em Brasília
Com o objetivo de estimular a formação dos conselhos das cidades nos municípios, estados e em nível nacional, que nortearão o Governo quanto à política a ser adotada para os setores de transporte e trânsito, habitação e saneamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou no dia 9 de abril, no Palácio do Planalto, em Brasília, o lançamento da Conferência Nacional das Cidades. No ensejo, ficou definido que as decisões municipais devem ser apresentadas em agosto, as estaduais em setembro e as de âmbito federal em outubro.

Presente ao acontecimento, o GAT (Grupo de Ação Pró-Transporte) aproveitou para distribuir material convocando a sociedade civil organizada a aderir ao movimento em defesa do transporte público. Além disso, no mesmo dia, o grupo participou de reunião no Ministério das Cidades com três diretores da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana e o titular da pasta, José Carlos Xavier, conhecido como Grafite. Esse convidou todos os integrantes do GAT a fazerem parte do Conselho Setorial de Transporte e Mobilidade Urbana, de âmbito nacional, que discutirá a política para o segmento. Diversas entidades compõem tal grupo, entre elas o SEESP, que esteve representado, na ocasião, pelo diretor Laerte Conceição Mathias de Oliveira.

Durante a reunião, o GAT reivindicou que a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) seja retomada nos moldes que tinha sido aprovada pela Câmara Federal e Senado, de maneira a garantir a destinação pelo FNIT (Fundo Nacional de Infra-estrutura de Transporte) de, no mínimo, 25% do recurso para a área de transporte e trânsito.

JE 209

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br