Em defesa da democracia e da tecnologia

Nos últimos 15 anos, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo vem chamando a atenção de todos os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Creas para a necessidade de um grande banho de democracia e modernização na instituição. No caso particular do Confea, conselho que representa os engenheiros, arquitetos, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas, já houve sinais de maturidade na gestão do engenheiro civil Wilson Lang.

Como nós, ele está imbuído da idéia e da necessidade de articular nacionalmente um movimento de modernização e recuperação da credibilidade do Sistema, abalada na maioria dos estados brasileiros.

São Paulo, maior centro econômico e tecnológico do País, mobiliza-se hoje para a formação de uma grande aliança de forças representativas de engenheiros, arquitetos, agrônomos e todas as demais modalidades profissionais ligadas ao Sistema, com a meta de tirar o Crea-SP do atraso em que se encontra, não do ponto de vista material, mas no que tange a sua concepção absolutista e cartorial, que representa o passado e não acompanha as necessidades de prestações de serviços. O Conselho deveria ajudar e não atrapalhar  as empresas e os profissionais da tecnologia que abrange.

A decepção e a desmotivação com o desserviço que o Crea-SP presta aos profissionais gerou seu desinteresse pela instituição, que, assim, está se transformando em uma espécie de associação privada que não cumpre sua função estatutária com eficiência.

O movimento que ora nasce em São Paulo, rumo à Presidência do Crea-SP, com apoio do Confea, por intermédio de seu presidente Wilson Lang, e de outras entidades importantes, tem como bandeira principal a democratização do Sistema Confea/Creas. Um dos objetivos é ampliar sua base de sustentação política, que necessita ser permanentemente renovada, permitindo que o maior número possível de profissionais participe intensamente de decisões futuras que visem uma ampla reformulação no atual modelo de gestão e prestação de serviços.

Neste ano eleitoral, a sociedade brasileira decidirá o futuro do Brasil. Da mesma forma, em 3 de julho, os profissionais da área tecnológica podem definir os rumos do Sistema Confea/Creas em eleições democráticas. Assim, gostaríamos de convidar todos os colegas do Estado de São Paulo, que dependem do Crea-SP para exercer a sua profissão, que prestigiem a nossa candidatura à Presidência do Crea-SP e apóiem  os nomes de Wilson Lang à Presidência do Confea e de Fernando Gomes e Balmes Garcia aos cargos de conselheiros federais titular e suplente respectivamente.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Texto anterior