SEESP lança Murilo ao Crea-SP e apóia Lang ao Confea

Em reunião realizada em 8 de maio, na sede do SEESP, em São Paulo, a Diretoria da entidade definiu sua participação no processo eleitoral do Sistema Confea/Creas e indicou os nomes que disputarão o pleito, marcado para 3 de julho. Apoiado por aclamação em unanimidade, concorrerá à Presidência do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) o presidente do Sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro. Sustentada por diversas entidades profissionais, a candidatura nasce com a proposta de ampliar a democracia no Conselho e adequá-lo à atual realidade das profissões tecnológicas e seu mercado de trabalho, além de fortalecer a sua função de fiscalização do exercício profissional. Compareceram ao evento João Bosco Nunes Romero, da Abenc (Associação Brasileira de Engenheiros Civis); André Monteiro de Fázio, ex-presidente do Crea-SP; Oswaldo Passadore, da Aecesp (Associação dos Engenheiros da Cesp); Jorge Reis, da Apaest (Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho); e José Eduardo Anzaloni, da Confederação dos Engenheiros Agrônomos.

Para a Presidência do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o SEESP apoiará o nome de Wilson Lang, atualmente no cargo e disputando a reeleição. Presente à reunião na sede do Sindicato, ele falou sobre os planos para a continuidade do trabalho e afirmou seu apoio irrestrito à candidatura de Murilo. “Conseguimos apoio em 23 estados e vamos gastar essa energia em São Paulo para elegê-lo. Juntos,  construiremos um sistema que dignifique as nossas profissões e nosso compromisso com um Brasil justo e soberano.”

Completam a chapa os engenheiros Fernando Gomes e Balmes Garcia, candidatos a conselheiros federais pelo Estado de São Paulo, respectivamente como titular e suplente. Ambos vêm participando historicamente da luta do SEESP pela democratização do Sistema e já representaram o Sindicato como conselheiros do Crea-SP.

Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente do Crea-SP

Engenheiro eletricista formado em 1978, com cursos de especialização em sistemas de aterramento, trabalha na CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia de São Paulo) há mais de 20 anos, sendo assessor da Presidência. Na Cesp, atuou na assessoria da Diretoria de Distribuição e na assessoria executiva da Presidência na coordenação de Relações Comunitárias, na área de liberação de máquinas em usinas hidroelétricas, no intercâmbio de energia do sistema interligado nacional; desenvolveu e coordenou trabalhos no escritório técnico de Campos do Jordão e Atibaia, na implantação e manutenção de linhas de distribuição e subestações. Nas atividades sindicais, foi representante, diretor, vice-presidente e presidente da Associação dos Engenheiros da Cesp, bem como presidente do Fórum Estadual das Associações das Empresas Energéticas no Estado de São Paulo. Foi conselheiro e diretor-tesoureiro do Crea-SP, diretor, vice-presidente e atualmente é presidente do SEESP.  


Propostas

Defesa da sociedade;

valorização e respeito profissional;

desenvolvimento dos valores de responsabilidade social;

choque de modernidade;

implantação inteligente da fiscalização adequada aos  novos desafios;

renovação da relação com as entidades, associações, sindicatos e instituições de ensino;

defesa e desenvolvimento da engenharia, arquitetura e agronomia.

Visite o site www.murilocrealimpo.com.br e contribua  com 
críticas e sugestões pelo nosso endereço eletrônico
vote@murilocrealimpo.com.br ou votemurilocrealimpo@bol.com.br.

Wilson Lang
Presidente do Confea

Atual presidente do Confea, o engenheiro civil Wilson Lang é candidato à reeleição com apoio do SEESP e da frente paulista que propõe mudanças radicais na condução do Crea-SP. Tendo cumprido os compromissos assumidos na primeira campanha, ele propõe agora dar continuidade ao trabalho que norteou-se por ações ligadas aos seguintes pontos programáticos, entre outros:

Fiscalização profissional;

defesa da ART; 

educação continuada; 

modernização do Sistema;

cooperação operacional entre os Creas e instituições de ensino;

representatividade  das entidades;

defesa do meio ambiente;

promoção da engenharia, arquitetura e agronomia públicas.

Fernando Gomes

Conselheiro federal titular

 

Engenheiro mecânico graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1974, iniciou sua vida profissional em 1975 trabalhando na Rhodia – Indústrias Químicas e Têxteis. Nesse mesmo ano foi para a Promon Engenharia, onde ficou até 1983. Na Sabesp foi chefe de Departamento de Cadastro e Controle do Faturamento (1983-1984) e superintendente de Manutenção (1985-1989). Afastou-se da companhia para assumir o cargo de secretário adjunto de Habitação do Estado de São Paulo (1993-1994). Foi membro do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) em 1993, do Conselho de Administração da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) em 1994, do Graprohab (Grupo de Análise de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), como representante da Sabesp a partir de 1996. Entre as atividades associativas, foi membro do Conselho Fiscal do SEESP (1996-1998) e no Crea-SP das comissões Fiscal (1995), de Planejamento e Orçamento (1996), de Legislação e Normas (1997) e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (1999). Também foi delegado estadual representando São Paulo no Processo Constituinte do Sistema Confea/Creas (1991-1999). É conselheiro no Crea-SP, representando o SEESP (2002-2004).

 

 

Balmes Garcia

Conselheiro federal suplente 


Engenheiro químico graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1977, com especializações em Estudos Internacionais da Propriedade Industrial, pela Faculdade de Direito da Universidade de Estrasburgo, França, em Engenharia de Segurança, pela FEI, e mestrado em Inovação, Pesquisa, Tecnologia e Patentes, pela Faculdade de Direito da USP. Atuou como consultor em Patentes, Transferência de Tecnologia na área ambiental, incluindo Meio Ambiente do Trabalho, foi subdelegado do Trabalho, do Ministério do Trabalho/DRT-SP (Delegacia Regional do Trabalho). Também nesse Ministério foi diretor da Divisão de Segurança e Saúde da DRT-SP. Entre as atividades associativas, foi conselheiro no Crea-SP, membro do Conselho Diretor da Fundacentro (1994-1997), coordenador da Comissão de Ética do Crea-SP (1991-2001) e da Câmara de Engenharia Química em 1992. Também foi membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente, das Associações Paulista e Brasileira da Propriedade Industrial e do Conselho Tecnológico do SEESP. Foi professor de pós-graduação dos cursos de especialização em Engenharia de Segurança das universidades de Taubaté, Paulista, Santa Cecília (Santos) e da FEI, entre outras.

 

Programa de Trabalho

Representar os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Creas do Estado de São Paulo, sempre na defesa da sociedade brasileira e no estrito cumprimento do código de ética profissional;

zelar pelo estrito cumprimento no âmbito do Confea/Creas das disposições legais e constitucionais específicas;

defender a sociedade do mau exercício profissional e do exercício ilegal das profissões;

posicionar-se sempre exigindo o aprimoramento do comportamento ético dos profissionais do Sistema;

propugnar pela criação da tabela oficial de honorários pelo Sistema, visando garantir a justa remuneração dos profissionais autônomos;

propugnar pela  efetiva fiscalização do cumprimento do salário mínimo profissional e da ocupação dos cargos e funções técnicas nas empresas por profissionais habilitados;

propor e dinamizar medidas legais que possibilitem a defesa da soberania nacional no que se refere à concorrência predatória internacional a que é submetida a área tecnológica nacional;

trabalhar pela efetivação de ações que atendam ao conceito da “engenharia, arquitetura e agronomia públicas”;

propugnar pela criação das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho;

lutar pela garantia aos técnicos industriais e agrícolas à sua representatividade e atribuições profissionais;

propor e apoiar a disseminação das atividades voltadas à requalificação do profissional como resposta à necessária atualização dos conhecimentos técnicos e científicos;

propugnar pela justa representatividade dos profissionais do Estado de São Paulo no âmbito federal do Sistema;

trabalhar para aprofundar a inserção do Sistema Confea/Creas na definição das políticas públicas, nas diversas esferas de governo, em especial aquelas voltadas às atividades profissionais vinculadas ao Sistema.

Sugestões e contribuições pelo e-mail fernando-balmes@bol.com.br

Próximo texto

JE 189