JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 167 – 16 a 31 de maio  de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na foto para ampliá-la 


CAPA

Projeto prevê novas regras para a 
concessão de serviços de saneamento

A proposição que regulamenta o setor recebeu diversas emendas e tem gerado polêmica, visto que muitos vêem nela o risco de privatização de empresas como a Sabesp, hoje responsáveis pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto.

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Carta ao Presidente da República


OPINIÃO
Mobilização para evitar o pior


CARTAS
Juros extorsivos


REPORTAGENS

Tabela congelada do IR gerou confisco 
de até 261,27% em 2001

Sem correção das alíquotas do Imposto de Renda desde 1996, o contribuinte vem pagando mais do que deveria, o que reforça a injustiça que caracteriza o sistema tributário brasileiro. SEESP recorre ao TRF em defesa de seus associados.


Engenharia aeronáutica, uma profissão apaixonante
Graduado pelo ITA, em 1985, Alexandre Vilaça Garcia de Figueiredo atua na Embraer desde 1986. O interesse por aviões, que o faz um entusiasta da profissão e da empresa, surgiu ainda na adolescência.


ENGENHEIRO XXI

Líderes têm espaço no mercado

Cursos

CANTEIRO

Eleição SEESP para a gestão 2001-2004
No dia 7 último, esgotou o prazo de inscrição de chapa para concorrer à eleição à diretoria do SEESP, para a gestão 2001-2004. Foi inscrita apenas a chapa "Trabalho, Integração e Compromisso", encabeçada pelo engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro. Uma inovação marcará o processo eleitoral: para renovação de sua direção, o SEESP terá pleito totalmente eletrônico. Assim, dos dias 19 a 28 de junho, os associados quites com suas mensalidades poderão votar via internet, inclusive nas Delegacias Sindicais que terão equipamentos à disposição. Se preferirem, poderão fazê-lo no dia 28, em urna eletrônica, na sede da entidade (Rua Genebra, 25, Bela Vista, Capital/SP). Os engenheiros receberão em casa, em tempo hábil, instruções para votação, bem como a senha que lhes permitirá participarem do processo eleitoral.


Cancelamento de leilão garante interesse público
Após diversos protestos e ações na Justiça, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cancelou, no dia 14 de maio, a venda da Cesp prevista para o dia 16. O Governo anunciou que se tratou de medida de "cautela", diante da crise energética já instalada no País. Contudo, declarou também que pretende realizar o leilão até o final de maio, caso haja compradores interessados. Assim, apesar da decisão acertada, se forem mantidas as regras do edital de privatização publicado em abril último, permanece o atentado contra o interesse público.

O SEESP havia aberto três frentes de batalha para evitar o estrago anunciado com a eventual venda da terceira maior geradora do País. Na Fazenda Pública de São Paulo, ingressou com Ação Cautelar Incidental, questionando a metodologia de avaliação do preço mínimo, fixado em R$ 1,739 bilhão, quando não poderia ser inferior a R$ 7 bilhões. Em parceria com o Ministério Público, protocolou Ação Civil Pública na Justiça Federal, referente à não-obrigatoriedade de investimentos para a expansão da capacidade instalada pelo futuro controlador. Para acompanhar os atuais níveis de crescimento, o incremento deve ser de 5,2% ao ano — o edital exige apenas 16,5% nos próximos oito anos, o que corresponde a um décimo do necessário. O mesmo ponto foi alvo de Ação Civil Pública, de autoria da Federação Nacional dos Engenheiros, que utilizou informações fornecidas pelo Sindicato.


Programa Engenheiro Empreendedor
Os engenheiros associados poderão adquirir qualquer livro publicado pela Editora Pini pagando 20% a menos. Além disso, terão 10% de desconto nos cursos realizados pela Pini Desenvolvimento Profissional. Os interessados deverão preencher uma ficha e comprovar sua filiação ao SEESP. A editora entregará a um profissional de destaque do ano, a título de prêmio por desempenho, a ser escolhido ou sorteado entre os associados, sob responsabilidade do SEESP, uma coleção atualizada com cinco livros dirigidos à área de sua formação, exceto os que estiverem esgotados, e uma assinatura anual da revista Téchne ou, como alternativa, da Construção São Paulo ou da AU-Arquitetura e Urbanismo, a critério do profissional.

Cursos e palestras
Os cursos e palestras que integram o Programa Engenheiro Empreendedor continuam acontecendo na sede do SEESP. Anote: "Desenvolvendo o Empreendedor para o Sucesso", de 21 a 24 de maio, das 18h30 às 22h30; "Atendimento ao Cliente", dia 29, das 19h às 21h; "Plano de Negócios", dias 30 e 31, das 8h às 17h30; e "Desafios e Oportunidades para Engenheiros no ramo de Serviços", dia 31, das 18h30 às 21h. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3113-2641 ou www.seesp.org.br.


Engenheiros da Cesp têm acordo assinado
Reunidos em assembléias no dia 9 último, em Jupiá, Ilha Solteira, Porto Primavera e na Capital, os engenheiros aprovaram a proposta da Cesp. Assim, em 11 de maio, foi assinado o Termo Aditivo 2001/2004 ao Acordo Coletivo de Trabalho. Com isso, eles têm garantido: data-base em 1º de junho; prorrogação do acordo vigente até 31 de maio de 2004 e do gerenciamento de pessoal até 31 de dezembro de 2004. Ainda, 3% de reajuste salarial e abono de 45% sobre o salário nominal, a ser pago em três parcelas de 15%, nos meses de junho, setembro e novembro de 2001. Quanto à PRR (Política de Remuneração por Resultados), a Cesp manterá a cláusula vigente advinda do Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 1997/99 e de re-ratificação do Termo Aditivo 1998/2000. Os indicadores que compõem essa cláusula, para aferição da PRR, serão discutidos no mês de outubro de 2001. Em relação ao Planejamento de Pessoal, o acordo é de 2% da folha de pagamento dos empregados, a ser implantado em abril de 2002. O reajuste dos benefícios será discutido em novembro.


Campanhas salariais em andamento
CDHU
— Em 27 de abril, o SEESP ingressou com protesto junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para assegurar a data-base em 1º de maio. Foram realizadas duas rodadas de negociação e a terceira estava marcada para o dia 16, às 9h30. Visando avanço nesse processo, no dia 17, aconteceria mesa-redonda na DRT (Delegacia Regional do Trabalho). Estão em negociação as cláusulas sociais preexistentes. Os benefícios e os itens econômicos serão discutidos entre os dias 16 e 30. Enquanto isso, os funcionários aguardam julgamento do dissídio de 2000.

CPFL — A pauta de reivindicações foi aprovada em assembléia geral extraordinária em 9 de maio e entregue à direção da companhia no dia 14, visando dar início às negociações para a data-base em 1º de junho.

METRÔ — Já aconteceram quatro rodadas de negociação, marcadas pela intransigência da companhia. O processo deve se acirrar a partir de agora, com o início da discussão sobre os benefícios e as cláusulas econômicas. Os engenheiros reivindicam 7,1% de reajuste, conforme variação do ICV do Dieese e também percentual referente ao acordo anterior, já que não houve reajuste salarial no ano passado.

SABESP
— A primeira reunião de negociação estava agendada para 16 de maio, às 14 horas, na Ponte Pequena. A data-base em 1º de maio está garantida.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br