Opinião

Prêmio ao conhecimento, defesa da tecnologia

Henrique Monteiro Alves

 

Designados pelo presidente do SEESP, o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, o Conselho Tecnológico do sindicato e a comissão julgadora formada em 2006 estabeleceram critérios técnicos e procedimentos para a seleção dos indicados ao prêmio Personalidade da Tecnologia 2006. Para buscar uma maior participação da sociedade no processo de indicação, enviamos correspondências a autoridades técnicas, políticas, acadêmicas e a profissionais de engenharia, instando-os a fazer suas sugestões.

Como requisito principal, a pessoa a ser agraciada deveria ter como marca indelével de sua carreira atuações importantes no campo da defesa e avanço da tecnologia e da pesquisa científica, voltados ao bem-estar da comunidade e ao interesse público. Além disso, nesta vigésima edição do prêmio, tais esforços deveriam estar em sintonia com a lógica de retomada do crescimento econômico com inclusão social, expressa no projeto “Cresce Brasil +Engenharia +Desenvolvimento” (www.crescebrasil.com.br).

Das indicações feitas por diretores de faculdades de engenharia, reitores de universidades públicas e privadas, deputados federais e estaduais, vereadores da Capital, secretários estaduais e municipais, sindicatos de trabalhadores e patronais, institutos de pesquisas, associações de engenheiros e pela comunidade técnica em geral, 82 atendiam plenamente aos critérios definidos pelo Conselho Tecnológico. Entre todas essas, foram homenageados Silvio Crestana (Agricultura), Gilberto Câmara Neto (Gestão ambiental), Paulo Antonio Skaf (Indústria), Marcelo Knörich Zuffo (Inovação tecnológica), Adriano Murgel Branco (Transportes) e Horácio Ortiz (Valorização profissional).

Os prêmios, entregues no dia 14 de dezembro, simbolizam mais uma vez a constante luta do SEESP em defesa da tecnologia e engenharia nacionais e seu empenho em valorizar o conhecimento e o profissional. Demonstram ainda nossa profunda convicção de que o Brasil só se tornará uma nação de verdade, que ofereça condições dignas de vida a toda a sua população e oportunidade à sua juventude, quando a educação – do ensino básico à pesquisa de ponta nas universidades – for levada a sério e receber os investimentos que precisa e merece.

 

Henrique Monteiro Alves
É vice-presidente do SEESP e coordenador do Conselho Tecnológico da entidade em 2006

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 291