Dia do Engenheiro

Ciência e tecnologia pelo desenvolvimento

Lourdes Silva

 

O Brasil precisa colocar em prática um projeto nacional de desenvolvimento que garanta as condições dignas de vida à sua população, emprego aos seus trabalhadores e um futuro à sua juventude. Essencial para atingir essa meta será o investimento público e privado em educação, ciência e tecnologia. Unanimidade nas manifestações das autoridades presentes, essa foi a tônica da comemoração do Dia do Engenheiro, realizada em 14 de dezembro (o dia oficial é 11) na sede do SEESP, na Capital.

Relatora da Lei de Incentivo à Inovação Tecnológica, aprovada na Câmara Federal no mês de dezembro, a deputada federal Mariângela Duarte (PT/SP) avalia como o maior desafio para o crescimento do Brasil o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. “Para isso, os diversos ramos da engenharia são decisivos”, afirmou. O deputado estadual Simão Pedro (PT) destacou “a preocupação do SEESP com a busca do desenvolvimento com distribuição de renda, criando oportunidades para todos”. Também ressaltaram a importância da engenharia para o avanço econômico e social do País os deputados estaduais José Caldini Crespo (PFL) e Havanir Nimtz (PSDB), além de Marcelo Cardinali Branco, secretário Municipal de Infra-estrutura Urbana e Obras.

 

Homenagem
Como tradicionalmente ocorre, a data foi celebrada com a entrega do prêmio Personalidade da Tecnologia, que em 2006 chegou à 20ª edição. A homenagem é prestada todos os anos aos profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. “O Conselho Tecnológico do SEESP e a comissão julgadora formada em 2006 estabeleceram critérios técnicos e procedimentos para a seleção dos indicados ao prêmio neste ano”, informou o vice-presidente do sindicato, Henrique Monteiro Alves, que coordenou o processo de escolha dos agraciados neste ano. Segundo ele, as inúmeras sugestões foram feitas por autoridades técnicas, políticas, acadêmicas e profissionais de engenharia.

Os escolhidos, destacou o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, têm em comum “a competência, a coragem de empreender e superar desafios e a consciência da importância de se colocar o saber e o conhecimento a serviço da sociedade”. Neste ano, lembra, também serviu de parâmetro para escolha dos premiados seu comprometimento com o desenvolvimento nacional sustentável, conforme as propostas do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. “Assim, os agraciados representam o esforço pelo crescimento econômico do País com justiça social e oportunidade para todos”, complementou.

 

Desafios
Premiado na categoria “Valorização profissional”, o presidente do SEESP na gestão 1980-1983, Horácio Ortiz, lembrou que nos últimos 50 anos “os engenheiros brasileiros mudaram o País”. O presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvio Crestana (“Agricultura”), saudou o fato de a categoria hoje ter um projeto para a nação, explicitada no manifesto “Cresce Brasil”. Na sua opinião, “conhecimento rima com investimento, crescimento e desenvolvimento, componentes de um projeto que deve reunir esforços públicos e privados, rural e urbano, indústria e comércio, educação e cultura, artes e agricultura”. E concluiu: “Essa é a engenharia do desenvolvimento sustentável, da soberania, da democracia e da paz.”

Na visão do diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais), Gilberto Câmara Neto, premiado em “Gestão ambiental”, o desafio do século XXI é a microengenharia. “É ser mais eficiente no uso da água da casa de cada um, por exemplo.” O mundo dos bits é um novo desafio na fronteira do conhecimento e da inovação, lembrou o professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Knörich Zuffo (homenageado em “Inovação tecnológica”). “A primeira questão do paradoxo dos bits é fazer coisas em grande escala e ao mesmo tempo servir à população”, ressaltou. Para tanto, afirmou, a indústria nacional precisa se preparar para essa nova era. O consultor Adriano Murgel Branco (premiado em “Transportes”) cumprimentou o SEESP por enxergar a tecnologia como a grande alavanca do desenvolvimento nacional. “Sem ela, continuaremos sendo improdutivos e não teremos o progresso”, alertou.

A solenidade contou com a presença de cerca de 250 convidados, entre profissionais, autoridades, acadêmicos, dirigentes sindicais, e teve o apoio da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e da Petrobras.

 

Personalidades da Tecnologia 2006

 

Silvio Crestana
Agricultura

Físico graduado pela USP (Universidade de São Paulo) – São Carlos, Silvio Crestana é mestre na área e doutor, com parte experimental da tese feita nas universidades de Trieste e de Roma, na Itália. Concluiu pós-doutorado em Ciências ambientais e do solo na Universidade da Califórnia, nos EUA. É diretor-presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), assessor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Destacou-se internacionalmente por introduzir a tomografia computadorizada nas ciências do solo. Propôs e coordenou mais de 20 projetos de pesquisa no Brasil e exterior.

 

Marcelo Knörich Zuffo
Inovação tecnológica
Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), Marcelo Knörich Zuffo é mestre, doutor na modalidade elétrica e professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos dessa instituição. Atualmente coordena o Grupo de Computação Visual e Meios Eletrônicos Interativos do Laboratório de Sistemas Integráveis. É membro de organizações científicas e profissionais, nacionais e internacionais. É responsável pela implantação da primeira Caverna Digital (Cave Automatic Virtual Environment) da América Latina. Nos últimos três anos, atuou intensamente em prol do estabelecimento do Sistema Brasileiro de TV Digital.

 

Gilberto Câmara Neto
Gestão ambiental
Engenheiro eletrônico graduado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Gilberto Câmara Neto é mestre e doutor em Computação pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Trabalha nessa entidade desde 1980 e atualmente a dirige. Ainda, lidera sua equipe de P&D em geoprocessamento e leciona em cursos de pós-graduação. É coordenador adjunto da Rede Cooperativa em Pesquisa de Modelagem Ambiental da Amazônia. Implantou os sistemas de detecção do desmatamento na região em tempo real e de monitoramento com uso de processamento digital de imagens. Produziu quatro livros e mais de 120 artigos. Foi pesquisador visitante no Centro Europeu de Previsão do Tempo nos anos 90.

 

Adriano Murgel Branco
Transportes
Engenheiro e administrador, Adriano Murgel Branco é consultor na área de políticas públicas, em especial voltadas para transportes. Foi diretor e conselheiro de várias empresas, secretário de Estado dos Transportes e também da Habitação em São Paulo. Lecionou na Universidade Mackenzie e na Escola de Engenharia Mauá. Além de conferencista sobre transportes em quase todos os países da América Latina, atuou também como consultor do Governo de Moçambique para transportes e habitação. Tem mais de 200 artigos publicados, além de nove monografias técnicas, duas delas sobre acidentes rodoviários (1972 e 1999).

 

Paulo Antonio Skaf
Indústria
Empresário, Paulo Antonio Skaf preside atualmente a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em São Paulo, bem como o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Está à frente ainda do Instituto Roberto Simonsen. É membro dos conselhos administrativo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior e de Desenvolvimento Econômico e Social, da Presidência da República. Além de presidente do Conselho Temático Permanente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria e vice-presidente do Conselho de Administração da Paramount Lansul S/A.

 

Horácio Ortiz
Valorização profissional
Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) em 1947, bacharel em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, entre os cargos que ocupa, Horácio Ortiz é diretor do Departamento de Engenharia Ambiental do Instituto de Engenharia de São Paulo. Um dos fundadores do MDB e PMDB, foi vereador por São Paulo, deputado estadual e federal, além de secretário dos Transportes do Estado no Governo Franco Montoro. Autor de vários projetos de lei, entre os quais o que garantiu o vale-transporte aos cidadãos. Presidente do SEESP na gestão 1980-1983, iniciou o movimento de renovação do sindicato, em defesa da categoria.

 

Texto anterior

JE 291