JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 178 – 1º a 15 de novembro de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na imagem para ampliá-la 


CAPA

Alca: ótimo negócio para os Estados Unidos, 
desastre para a América Latina


O governo brasileiro e mais 32 países americanos assinaram o tratado que propõe a instituição de uma área de livre comércio. O acordo não dá garantias aos países em desenvolvimento e pode deixá-los à mercê das grandes corporações norte-americanas.
 


Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL

Encontros regionais dão primeiros frutos



OPINIÃO

Seu amigo, o peão de obra



CARTAS

Ruídos nas estradas



REPORTAGENS

A perfeita engenharia da natureza
As formas encontradas nos reinos animal, vegetal e mineral dão lições de engenhosidade e serviram de inspiração para muitas descobertas. Essa é a conclusão a que chegou o engenheiro civil Augusto Carlos de Vasconcelos, autor do livro “Estruturas da Natureza”, lançado no ano passado, após anos de pesquisa.


Novas posses regionais
Quatro Delegacias Sindicais realizaram solenidade de posse para a gestão 2001-2004, na segunda quinzena de outubro. As festividades aconteceram em Jacareí (16), Franca (17), Campinas (19) e Ribeirão Preto (20).  

CANTEIRO

Campinas e Barretos têm encontros regionais
Seguindo a programação de encontros regionais das Delegacias Sindicais do SEESP, foram pautadas as ações futuras para mais dois pontos estratégicos do Estado. Em 20 de outubro, em Campinas, reuniram-se representantes dessa cidade e de Jundiaí, Piracicaba, Rio Claro e Sorocaba. Coordenado pelo vice-presidente da entidade, João Paulo Dutra, o grupo levantou os problemas de cada região e as propostas de ação. A exemplo dos resultados do trabalho no Vale do Paraíba (Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté), foram consideradas ações prioritárias visitas às grandes empresas de cada município e às universidades, visando a aproximação aos engenheiros e aos estudantes. Essas também foram as propostas aprovadas na reunião do dia 27, entre os dirigentes de Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto e Barretos, que sediou a atividade realizada no tradicional Parque do Peão. Dessa vez, a coordenação foi do vice-presidente Celso Atienza. Na ocasião, diretores do SEESP e o seu presidente, Murilo Celso de Campos Pinheiro, que participa de todos os encontros, visitaram o IBT (Instituto Barretos de Tecnologia) e a Faculdade de Engenharia da FEB (Fundação Educacional de Barretos).


FSM e Conjuntura Internacional
Em palestra promovida pelo Comitê Paulista em Apoio ao Fórum Social Mundial, em 25 de outubro, na sede do SEESP, o jornalista e escritor José Arbex Jr. apontou as razões geopolíticas para atacar o Afeganistão, ocultas sob o discurso oficial norte-americano. "O país está localizado numa área estratégica na Ásia Central. Qualquer via de transporte de mercadoria, oleoduto ou o que seja entre a Europa e a Ásia tem que passar por lá", lembrou. Daí, avalia ele, o interesse dos Estados Unidos em garantir controle sobre a região. "O terrorismo é um pretexto, assim como era proteger os kosovares albaneses da tirania de Slobodan Milosevic, no caso dos ataques à Sérvia."

Numa análise da atual conjuntura internacional, Arbex alertou ainda para as ações dos Estados Unidos na América Latina, onde a desculpa para a intervenção é o combate ao narcotráfico. "A ocupação militar da Amazônia por eles tem objetivos claros: a biodiversidade, o petróleo e a água."

Segundo o jornalista, o país já promove hoje ataques às Amazônias Equatoriana e Colombiana, onde despeja o chamado "gás verde", substância tóxica que contamina o ambiente e os povos indígenas. "Não há como reverter os danos causados por ele, isso faz o antraz parecer brincadeira", afirmou.


Lei beneficia maiores de 65 anos
Em vigor desde março último, a Lei nº 10.173, de 9 de janeiro de 2001, determina prioridade na tramitação dos procedimentos judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 65 anos. Os engenheiros nessas condições e com ações trabalhistas patrocinadas pelos advogados do SEESP devem entrar em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato, que tomará as providências necessárias, pelo telefone (11) 3113-2660.


Empossados delegados sindicais na CTEEP e Cesp
Eleitos em pleito efetuado no período de 3 a 17 de outubro em todo o Estado, tomaram posse no dia 31 último os delegados sindicais do SEESP nas duas companhias, para o mandato de 2001 a 2004.


“Sistema de Transportes Rodoviário Estadual – Programas e Ações”
Esse foi o tema da palestra realizada no SEESP por Ulysses Carraro, diretor de Transportes do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) em 18 de outubro, por iniciativa do Grupo de Transportes e Trânsito da entidade, coordenado pelo diretor Laerte Conceição Mathias de Oliveira. O evento contou com a presença de Robson Rodrigues, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Segundo Carraro, pesquisa do DER aponta que 80% dos usuários do sistema de transportes no Estado estão satisfeitos.

Contudo, ele admite a perda de 40% dos passageiros desde 1995. Reverter esse processo exige, de acordo com o palestrante, a implantação de planos de fiscalização, de segurança, ambiental e a criação de agências reguladoras de transportes. A votação do projeto que as instituirá em São Paulo está prevista para novembro.

O presidente do SEESP, Murilo Campos, colocou o Sindicato à disposição do DER para auxiliar na proposição de alternativas.


Encontro estadual
Acontece na sede do SEESP, neste mês, o Encontro Estadual para a Instalação do Fórum “Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo”, nos dia 28 (das 14 às 18h) e 29 (das 8 às 18h). O evento é promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) e tem o apoio do SEESP. Informações pelo telefone (11) 3113-2640.


Encerrada campanha na CPTM
No dia 24 último, os engenheiros dessa companhia, em assembléia, aprovaram proposta de 8% de reajuste salarial, retroativo à data-base em 1º de setembro último. Esse foi o resultado de quatro reuniões de negociações realizadas para a definição da cláusula econômica. Os profissionais aguardam a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2001/2002.


Ferroban em negociação no TST
Com referência ao dissídio das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho 2001, está marcada para 6 de novembro a terceira reunião de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) entre os representantes dos trabalhadores e os da Ferroban.


Pelo direito dos aposentados e pensionistas
O SEESP vem fazendo gestões junto ao Governo do Estado para que seja cumprido o direito de repasse do abono de R$ 2.400,00 referente ao dissídio 1999 aos aposentados e pensionistas da ex-Fepasa (hoje RFFSA) integrantes da sua base.


Nova parceria com a SAC Medicamentos
O SEESP firmou convênio com a SAC Medicamentos, visando manter o padrão de qualidade, procedência, preço e segurança na entrega dos remédios aos associados. Todos os medicamentos terão descontos de 20%. A redução no percentual de desconto, que era de 25%, deve-se à regulamentação do preço dos medicamentos, ocorrida em setembro último, que modificou a cobrança do PIS e do Confins. O ganho garantido pelo SEESP aos engenheiros é manter os 20% mesmo sobre o valor dos genéricos.  Aproveite mais esse benefício. Faça seu pedido pelo telefone (11) 3115-6937, em horário comercial. Será cobrada uma taxa de entrega de R$ 1,50, independentemente do valor da compra, o que desobriga o associado de qualquer gratificação ao entregador.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br