JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 205 – 16 a 28 de fevereiro de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

Crea-SP deverá ter novo presidente

Eleito em julho de 2002, o atual mandatário ocupava o cargo sub judice. Uma decisão judicial considerou nula sua participação no pleito, assim como seus atos à frente do Conselho. Agora, deve assumir o cargo o segundo colocado, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
A luta dos pobres contra os ricos


Opinião
Os engenheiros e o FSM 2003


Reportagem
Engenharia e desenvolvimento social
Esse foi o tema de seminário promovido pelo SEESP e a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) durante o Fórum Social Mundial 2003. As palestras demonstraram a importância da tecnologia bem-dirigida, determinada pelas necessidades dos cidadãos e não pelos valores do mercado.


CANTEIRO

Contribuição sindical garante atuação do SEESP
Além de participar ativamente das campanhas salariais e defender os direitos da categoria, o SEESP oferece assistência jurídica e previdenciária e uma série de outros benefícios, como convênios médicos e odontológicos a preços acessíveis. A contribuição sindical é um recurso que assegura a continuidade da atuação do Sindicato em prol dos profissionais, bem como garante o fortalecimento do SEESP.

Seu pagamento deve ser efetuado por todos os engenheiros do Estado de São Paulo, por intermédio da GRCS (Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical) devidamente preenchida, até o dia 28 de fevereiro, de preferência nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas. Caso contrário, será descontado em folha um dia de seu salário. Para que isso não ocorra, é preciso apresentar cópia da GRCS paga no Departamento de Recursos Humanos da sua empresa. O recolhimento da contribuição sindical não pode ser feito por Internet.


Sindicato participa de evento religioso em Fartura
Diversos diretores do SEESP e autoridades prestigiaram a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada  no dia 2 de fevereiro pelo terceiro ano consecutivo em Fartura, Interior de São Paulo. Promovido pela Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Rio Itararé) em parceria com a Prefeitura do município, com o apoio do SEESP, Corpo de Bombeiros, polícias ambiental, civil, militar e rodoviária, o evento reuniu cerca de 3 mil pessoas. Vários atletas acompanharam em barcos a procissão.

No ensejo, foi inaugurada a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, no Rancho Arco Íris, onde ficará a imagem da santa a partir de então. Além das atrações culturais, merece destaque no acontecimento a realização de campanha de educação ambiental.


Caderneta de Obras à venda em Rio Preto
Em parceria com a Prefeitura daquele município, a Delegacia Sindical do SEESP em São José do Rio Preto está vendendo a profissionais da região Caderneta de Obras para obtenção de alvará de construção. O valor é de R$ 15,00. A Delegacia funciona das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, na Rua Cândido Carneiro, 239, Bom Jesus, São José do Rio Preto/SP.


Engenheiro pode indicar SEESP para representá-lo no Crea-SP
O Sistema Confea/Creas está realizando o recadastramento nacional dos seus congregados. O objetivo é implantar nova carteira de identidade profissional, em especial para se coibir falsificações. Ao preencher o formulário, o engenheiro pode indicar o SEESP como entidade de classe a representá-lo no plenário do Crea-SP. Tal escolha fortalece a participação do Sindicato junto ao Conselho, em favor da categoria.


Campanha salarial na RFFSA
A companhia garantiu a data-base da categoria, em 1º de janeiro. E assegurou a manutenção do acordo coletivo enquanto não se firma nova norma. Os engenheiros aguardam agora o início das negociações com a RFFSA.


Vitória na CPFL
Os engenheiros que trabalham na empresa terão reajuste de 6%, retroativo a maio de 2001, sobre o salário, piso e benefícios, conforme decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Esse deferiu efeito suspensivo parcial sobre a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região de conceder reposição de 7,73%, relativa a dissídio co­letivo ingressado pelo SEESP. Apesar de definir menor percentual, o TST reconheceu o direito dos engenheiros ao reajuste, assegurado pela mobilização da categoria. Vitória do Sindicato!


Mudança facilita acesso à 23 de Maio
A CET atendeu, no dia 11 de fevereiro, a antiga reivindicação do SEESP: a mudança da mão de direção de trecho da Rua Genebra, na Bela Vista, entre a Praça da Bandeira e a Rua Maria Paula. De acordo com o diretor do Sindicato, Edilson Reis, a intenção foi beneficiar o usuário de veículos, ao dar-lhe opção de retorno e facilitar o acesso à Av. 23 de Maio, por exemplo, para quem vem da região da Praça da República e pega a pista esquerda da Av. São Luís e, na seqüência, da Maria Paula. Antes, o motorista era obrigado a fazer manobras longe do destino almejado. Essas justificativas constam no relatório elaborado por ele e enviado à CET em 30 de julho último, que ser­viu de base ao estudo de viabilidade  da mudança feito pelos técnicos da empresa.

Para Rutênio Gurgel Bastos, expresidente do SEESP, a entidade deu sua contribuição à melhoria do trânsito no centro da cidade. Na opinião de Reis, contudo, é preciso ampliar o tempo do farol verde na Rua Santo Ama­ro, no cruzamento com a Maria Paula, como alternativa à vazão rápida de veículos. “A CET deve estar analisando sua viabilidade técnica, já que a mudança está em fase de implantação.”


Eleição na CPTM
Entre 24 e 28 de fevereiro, os engenheiros da companhia poderão eleger os delegados sindicais do SEESP na CPTM.  Detalhes pelo telefone (11) 3113-2640.

JE 205

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br