JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 196 – 1º a 15 de setembro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Engenharia alia modernidade e segurança na construção de túneis
Em obra na Imigrantes, sofisticada metodologia executiva é empregada na perfuração de rochas. A tecnologia garante impactos ambientais 40 vezes menores que os causados na pista ascendente.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

Discurso e desconhecimento

A importância do plebiscito sobre a Alca

Reportagens
Tecnologia revoluciona comunicações no País
Desde que chegou ao Brasil em 1877, a telefonia vem encurtando distâncias e se sofisticando. O setor, que teve avanço extraordinário, hoje vive estagnação. Na área, contrasta a modernidade com o desemprego e as dificuldades das empresas.

Maluf promete fim das privatizações em São Paulo
Durante o “Ciclo de Debates – Eleições 2002”, o candidato ao Governo do Estado comprometeu-se a manter o patrimônio que ainda pertence ao Estado. E assegurou que não faltarão verbas a investimentos em empresas como Sabesp e Cesp Paraná.

CANTEIRO

Acordos firmados
CTEEP – No dia 22 de agosto, a empresa e os sindicatos, incluindo o SEESP, firmaram acordo relativo à Política de Remuneração por Resultados da CTEEP. A distribuição, de acordo com o cumprimento das metas, será da seguinte forma: 50% fixos e 50% proporcionais aos salários (referentes à folha de pagamento de maio/2002) e 100% fixos (relativos ao reajuste de 7%).

CPFL – O SEESP e a CPFL assinaram no dia 9 de agosto o acordo coletivo de trabalho 2002-2004. Esse abrange reajuste salarial e de benefícios de 6,6% e dois abonos de 12% do salário-base dos empregados, pagos em agosto e em outubro.

AES-Tietê – Os engenheiros da AES-Tietê aprovaram em assembléia, no dia 12 de agosto, a contraproposta da empresa. Entre os itens estão: vigência de dois anos para as cláusulas sociais e um ano para as econômicas, reajuste de 7% e piso salarial de R$ 2.172,00 (11% de aumento).

SP Trans – Pela primeira vez, o SEESP participou da negociação com a empresa. Assim, foram incluídas no acordo coletivo cláusulas técnicas, tais como fixação de piso salarial para os profissionais da categoria (Lei nº 4.950-A/66), registro em carteira de engenheiro como tal, fornecimento anual pela empresa de certidão de acervo técnico, bem como emissão e recolhimento das ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica).

Engenheiros do Metrô recorrerão ao TST
Os engenheiros da companhia decidiram em assembléia no dia 21 de agosto ingressar com recurso no TST (Tribunal Superior do Trabalho) contra a decisão do TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho), relativa à PLR (Participação nos Lucros e Resultados). No dia 20, esse órgão determinou que a segunda parcela seja paga de forma linear a todos os empregados do Metrô. Ou seja, todos receberão valor igual, independentemente do salário. A proposta defendida pelo SEESP era de pagamento proporcional.

SEESP participa de seminário sobre transporte
Ocorreu em Brasília, no dia 22 de agosto, o “Seminário Internacional Prioridade para o Transporte Coletivo Urbano”. Realizado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, em conjunto com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, o evento contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades do setor, incluindo o SEESP. No ensejo, o Sindicato, por meio de suas lideranças, reforçou a necessidade da participação de todos os partidos políticos na luta pela destinação de 25% dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) ao transporte público urbano.

Feira em Piracicaba
Acontece entre 16 e 20 de outubro a Feira da Construção Civil de Piracicaba, no Engenho Central de Piracicaba. Promovido pela JR&M e realizado pela Delegacia Sindical do SEESP em Piracicaba, o evento tem o apoio de entidades, imprensa e Prefeitura locais. Detalhes pelos telefones (19) 3422-0634 ou 3402-6327 ou no site www.fecopi.hpg.com.br.

“Era FHC”, a regressão do trabalho
Esse é o título do livro de autoria do economista e secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo, Marcio Pochmann, e do jornalista Altamiro Borges. Publicada pelo CES (Centro de Estudos Sindicais) e pela Editora Anita Garibaldi e lançada no SEESP no dia 30 de agosto, a obra denuncia a desastrosa política implementada nos últimos oito anos, que representou atraso nas relações do trabalho. O livro pode ser adquirido no CES, na Rua Monsenhor Passalacqua, nº 158, Bela Vista, Capital/SP, telefone (11) 289-1496, a um custo de R$ 15,00.

Fórum realiza diversas ações contra venda de energia
As entidades integrantes do Fórum em Defesa do Consumidor de Energia estão atuando em diversas frentes. O conjunto de iniciativas pretende barrar a venda de energia em leilões que visam a liberação de preços no setor. Entre elas estão o ingresso de ações na justiça e medidas de esclarecimento junto à população sobre o risco de explosão tarifária caso tal projeto se concretize. Além disso, o Fórum contatou os candidatos à Presidência da República, solicitando que assumam o compromisso de prorrogar a liberação de mercado por pelo menos seis meses, para que tenham tempo de mudar as regras do atual modelo do setor elétrico.

As tentativas de se vender energia pelas geradoras Copel e Cemig não foram bem-sucedidas. O próximo leilão é das empresas federais Chesf, Eletronorte e Furnas e está marcado para dia 16 de setembro.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901