JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 194 – 1º a 15 de agosto de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE



CAPA

Quanto custa não investir em transporte
O prejuízo social é grande e uma forma de reverter a situação é aprovar projeto de lei que destina recursos da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico ao segmento.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

Editorial
Mercados infectados

 

Opinião
O Promore é a engenharia social

 

CARTAS
Efeito estufa

 

Reportagem
Décadas dedicadas ao estudo das plantas medicinais
O agrônomo e professor emérito da Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, Walter Acorsi, passou os últimos 20 anos pesquisando o assunto. Para ele, os fitoterápicos garantem a saúde humana.


Demitido pode ter direito à correção da multa rescisória sobre o FGTS
Com o início do pagamento das perdas do Fundo de Garantia, surge essa polêmica. O problema existe para quem tinha direito à correção e foi dispensado até 29 de junho de 2001.

CANTEIRO

Justiça impede homologação de Alonso
Declarado vencedor pela Comissão Eleitoral Regional na disputa pela Presidência do Crea-SP, o Eng. José Eduardo de Paula Alonso não pôde ter sua eleição homologada no plenário do Confea. Conforme determinação da 4ª Vara do TRF (Tribunal Regional Federal) no dia 18 de julho, está suspensa a publicação do resultado do pleito até que haja decisão judicial. Alonso somente foi autorizado a concorrer mediante liminar.


Campanhas salariais
Telefônica
– Os engenheiros da empresa aprovaram em assembléia no dia 31 de julho a pauta de reivindicações da categoria. Neste ano, serão discutidos apenas itens econômicos. A data-base é 1º de setembro.
CTEEP – Em assembléia no dia 16 de julho, os engenheiros aprovaram a contraproposta da companhia, com vistas à assinatura do acordo coletivo de trabalho.


Petroleiros fazem movimento por manutenção da anistia
Aprovado na Câmara e no Senado Federal por consenso, o Projeto de Lei nº 112/2001, que anistiava os petroleiros demitidos ou punidos por ocasião da greve nacional da categoria em 1995, foi vetado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 14 de junho último. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) comanda campanha, que conta com a adesão do SEESP, para que os parlamentares derrubem o veto. O projeto de lei corrigiria grave injustiça. Os atos praticados contra os trabalhadores, violando os direitos sindicais e a democracia, foram inclusive condenados na OIT (Organização Internacional do Trabalho).


Sindicato participa de encontro em Piracicaba
A Delegacia Sindical do SEESP em Piracicaba participou do 7º Encontro Estadual de Política Habitacional “União dos Movimentos para Moradia Popular”. Realizado no dia 12 de julho na cidade, o evento reuniu lideranças e profissionais e teve por objetivo debater as questões relativas à política habitacional do Estado, tais como moradia popular e acesso ao espaço urbano.


Plataforma Política Feminista será lançada neste mês
No dia 6 de agosto, às 19h, acontece na OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) o debate “Mulheres e Eleições 2002”, quando será lançada a Plataforma Política Feminista. Com a iniciativa, o movimento feminista assume posicionamento sobre questões referentes aos sistemas econômico, político e social. A luta das mulheres pela igualdade no mercado de trabalho e contra a flexibilização, que amplia as disparidades, está  entre os temas abordados.


Engenheiros e arquitetos realizam seminário
Nos dias 11 e 12 de setembro será realizado no auditório do SEESP o Seminário Regional “Estatuto da Cidade – Universalização da Assistência Técnica”. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo, o evento tem o apoio do SEESP e do Instituto Pólis.

JE 194

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br