Editorial

Apesar de tudo, perspectivas positivas

Impossível não reconhecer que a economia brasileira continua a inspirar seríssimos cuidados. Permanecem o absurdo desemprego, que já atinge cerca de 12% da população economicamente ativa, a deficiência na infra-estrutura nacional, o sistema tributário que consome 37% do PIB (Produto Interno Bruto), a taxa de juros que, embora reduzida para 16,35% nos últimos meses, continua a dificultar o acesso ao crédito. Da mesma forma, nossa sociedade segue sendo gritantemente desigual e a massa de pobres e miseráveis é enorme, assim como a violência que campeia sobretudo nos grandes centros.

Ou seja, nossas mazelas não desapa­receram como que por encanto com a passagem do ano. No entanto, e apesar de todos os males, as perspectivas para 2004 são positivas. Anuncia o Governo e apostam os economistas que finalmente virá a esperada retomada do crescimento. Na situação em que estamos de estagna­ção assustadora, ainda que não resolva todos os problemas, isso seguramente terá um impacto salutar sobre empregos e salários.

Assim, podemos esperar que as nego­ciações coletivas para as campanhas salariais deste ano se dêem num cenário mais favorável às nossas reivindicações. Para prepará-las, como fazemos já tradi­cionalmente, realiza­remos o seminário de abertura das conversas com vistas aos acordos e convenções, trazendo ao SEESP os representantes dos empregadores dos engenheiros. A idéia, como sempre, é assegurar o diálogo e defender nossos direitos.

Ano de eleições locais, 2004 será também propício ao aprofundamento do debate de questões fundamentais, como saneamento, transporte, habitação, meio ambiente e energia, às quais o SEESP vem há anos se dedicando. Nos diversos municípios do Estado, promoveremos encontros com candidatos ao Executivo e ao Legislativo, ouvindo suas propostas e oferecendo a contribuição da engenharia à cidade. Tal iniciativa poderá ainda estender-se pelo País, sob coordenação da Federação Nacional dos Engenheiros, cujos esforços devem se voltar mais claramente à promoção da discussão nacional dos temas de interesse da categoria.

Cumprindo tal agenda e fazendo face aos desafios outros que se apresentarem, garantiremos, a um só tempo, nosso fortalecimento e nossa colaboração para que o País encontre os rumos do desenvol­vimento e do bem-estar do seu povo. Enfim, temos uma boa agenda para o ano em que o SEESP chega ao seu 70º aniversário, a ser comemorado em setembro próximo.

Riscos – Se a expectativa geral em relação ao novo ano é positiva, persiste ainda a zona de sombra referente às reformas sindical e trabalhista. Isso porque continuam sendo defendidas de forma entusiasmada propostas que tendem a causar verdadeiro desmonte do movimento sindical, prejudicando inclusive as enti­da­des verdadeiramente representativas, mas que não atendem a um certo modelo desejado por alguns. Verdadeira tragédia para os trabalhadores como um todo, é preciso impedir que tal situação ocorra de fato.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Texto anterior
Próximo texto

JE 226